rede/configuraçao das placas

Iniciado por delziomarcos, 19 de Setembro de 2009, 12:10

tópico anterior - próximo tópico

delziomarcos

oi a todos, a minha placa de rede só funciona em dhcp.
quando digito ifconfig eth2 192.168.0.30 netmask 255.255.255.0 up  enter
depois verifico no ifconfig que a placa foi configurada normalmente, porem não consigo entrar mais na internet e, em DHCP entra normalmente, será que falta alguma configuração , será que preciso configurar o nome do grupo de trabalho (no meu caso é workgroup), nesse caso em que arquivo devo escrever isso.

muito grato por mais essa ajuda

Delzio

supershow

Você precisa ser mais preciso em relação a sua infra-estrutura. Como é a rede? Quantas placas de rede tens nessa máquina que perde o acesso a internet? Qual o provedor de acesso? Qual a versão do Ubuntu? Quem está gerando os endereços DHCP? Um modem dsl? Um computador? Seu provedor de acesso? Qual é o problema em funcionar por DHCP?

Se fosse para tentar adivinhar (o que pode se mostrar um grande equívoco) eu diria que esse endereço 192.168.0.30 está comprometido: alguma outra máquina na rede com esse endereço, o roteador não aceita esse endereço, etc.

Mas eu basicamente não entendi qual é o cenário e o problema.
Ubuntu 10.04

delziomarcos

meu caro supershow, boa noite.Vou tentar ser mais explicito se bem que eu acho que esta muito bem explicado qual é o problema mas de toda forma a minha versão é a 8.04  (abril de 2008).O meu problema é ter um ip estatico na maquina porque eu roteio as conexoes de fora através do dyndns ou entao o no-ip e, a configuração do meu roteador está para rotear para a maquina cujo endereço é 192.168.0.30. Entao alguem de fora que quer acessar o meu sistema digita o meu endereço, o dyndns muda para o meu ip do momento (para isso o proprio roteador da a informaçao para o servidor do dyndns o meu ip do momento). Como eu mantenho um sistema de acesso GRATUITO aos radioamadores num sistema de bbs para troca de mensagens e acessos diversos de interesse dos radioamadores preciso entao de um ip interno fixo.
Então o problema se resume em que ao colocar um ip fixo na maquina eu perco o acesso da internet e é lógico que eu estou  errando em alguma coisa na configuraçao da placa, ai é que eu preciso de ajuda.
Mais uma coisa eu tenho duas placas de rede instaladas a outra para funcionar preciso instalar o drive dela para linux que eu ainda não sei como instalar mas estou estudando e chego lá, demoro um pouco pela idade que ja está em 74 .
No windows eu tiro de letra para resolver todas essas questoes mas no linux a coisa é diferente.
Entao a simples pergunta que quero fazer é como configurar um ip estatico numa placa de rede
eu usei o comando ifconfig 192.168.0.30 netmask 255.255.255.0 up é só isso ou devo fazer mais?alem de restartar o network.
muito grato e se precisar de mais alguma informação de meu sistema esteja a vontade.
Delzio

delziomarcos

muito grato por toda a ajuda mas já resolví por mim mewsmo lendo umtutorial a respeito.A rede agora está funcionando muito bem e da forma que eu queria.
fico agradecido por toda a ajuda que tive.
Delzio