HD Real em Máquina Virtual

Iniciado por Master_, 24 de Agosto de 2009, 11:17

tópico anterior - próximo tópico

Master_

Pessoal pode ser algo meio estranho, mas já não vejo saída melhor.

Vou explicar tudo do zero.

Eu trabalho com webdesign. Isso me faz um apaixonado por linux, pois não há experência melhor para quem tem de manter um servidor do que se sentir dentro de um ao trabalhar. Mas consequências também surgem com isso.

Quando o assunto é software, sempre surgem comentários do tipo "procure encontrar um software compatível", ams pra quem trabalha com webdesign e tem rendimento como prioridade, sabe que trocar Fireworks, Illustrator, Photoshop por Gimp Inkscape, etc; ou Dreamweaver por Kompozer não é só traumático, mas também um grande impacto de rendimento. Amo Linux, exalto o Ubuntu, mas dependo da Adobe :(

Aonde quero chegar com isso:
1º Quero usar Linux, custe (quase) o que custar;
2º Preciso dos programas citados para trabalhar (não, não quero usar Gimp);
3º Hardware não me falta (Core 2 Quad, 4 Gb de Ram, 1,5 também de HD);
4º Tenho 1 HD com Windows, 1 com Linux e 1 com meus arquivos.

E por fim:
5º Preciso que os programas da adobe CS4 rodem dentro do Linux!

Minha idéia era usar uma máquina virtual; talvez por algum milagre descobrir um meio de fazer o HD do Windows rodar como em máquina virtual dentro do Linux (seria explêndido), para não ter de ficar alternando e reiniciando o PC para tanto.

É possível?
Existem outras saídas (Wine, sem chance, não rodou o pacote Master Collection CS4)?

Peço muito a ajuda da comunidade, pois preciso trabalhar!


PS.: Moderadores, se esse não é o melhor lugar, ou o título não convém, por favor, avisem.

RamonB

Master_,

Não sei se entendi corretamente tua dúvida. Vamos, então, por partes.

O que você quer dizer exatamente com "um meio de fazer o HD do Windows rodar como em máquina virtual"? Se o que você quer é criar uma máquina virtual dentro do Linux e, nesta máquina, rodar o mesmo Windows que você tem em outra partição, a resposta é não. Posso estar enganado (não sou da área técnica de Informática) mas, até onde sei, uma máquina virtual simula um computador rodando dentro do Linux. Portanto, ele cria um HD virtual onde o sistema operacional da máquina virtual é instalado (pode ser um Windows, um outro Linux ou qualquer outro SO). Ou seja: é uma instalação nova, não dando para aproveitar nada (ou quase nada) daquele Windows "real" que você já tem.

O que você pode fazer, em uma máquina virtual, é instalar o Windows (vai precisar do CD de instalação porque vai ser igualzinho ao que você faz quando instala o Windows "do zero") e, nesta máquina virtual, instalar os programas Windows que você quer. Não dá para usar as mesmas instalações dos programas (Adobe, etc.) que você já fez no HD do Windows -- de novo: as instalações têm que ser feitas na máquina virtual. Em outras palavras, você vai usar os mesmos programas de instalação do "outro" Windows e eles funcionarão exatamente da mesma forma que eles funcionam no teu Windows atual mas eles serão instalados na máquina virtual que você vai criar. (E aí já vai um alerta: se você for instalar uma bateria muito grande de programas, é bom que, ao criar o HD virtual da tua nova máquina, você deixe bastante espaço para ele poder receber esses programas todos.)

Mas você pode, por outro lado, acessar os discos do Windows ou do próprio Linux de dentro de tua máquina virtual, como se eles fossem discos rodando no teu "desktop Windows virtual". Ou seja, você poderá gravar e ler dados deles e, acho, poderá também instalar programas neles -- basta que, ao ser perguntado onde você quer instalar o programa, informe a pasta daquele HD real. Mas, de qualquer forma, continuará sendo uma instalação nova e não a antiga que você já tem lá no Windows.

Isto tudo é porque você, como eu disse acima, cria "um computador" dentro da tua máquina virtual. Então, o Windows desta máquina virtual tem parâmetros e arquivos diferentes daquele do teu Windows "real" -- e, portanto, tem, entre outras coisas, arquivos de registry diferentes.

Para você acessar teus discos "reais" na tua máquina virtual, é necessário a realização de algumas atividades simples (eu sou usuário "quase leigo" e consegui resolver com facilidade) que dependem do programa de virtualização que você vai usar. Eu uso o VirtualBox mas tem muita gente que prefere o VMWare e outros. Se for usar o VirtualBox, posso te passar o "caminho das pedras" para acessar discos reais na máquina virtual.

Ah, e mais uma coisa: não espere ter, no teu Windows virtual, a mesma performance do Windows real. Esta será menor -- e, em alguns casos, bem menor. Mas tem a enorme vantagem de você poder ir do Linux para o Windows e vice-versa só mudando de janela dentro do Linux -- sem precisar dar um novo boot.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

claudiocqr

Muito simples!!

virtualize o xp dentro do linux. Eu uso o Virtualbox pq acho bem mais leve que o Vmware. E outra: com o Virtualbox vc pode trocar arquivos entre as duas máquinas apenas dando um share (sem ter que instalar o Samba exigido pelo vmware).

Espero ter ajudado!!

Linux User #268754

Master_

Gente, sou técnico em informática a anos, e professor do curso de Hardawre Avançado também.

Por sinal utilizo nos cursos, o virtualbox, para que os alunos possam treinar fomatações com windows e linux.

Fique claro que, quanto ao VirtualBox, uso-o quase que diariamente. Porém sei de suas limitações.

A dúvida era se há algum outro programa similar, capaz de rodar dentro do linux o sistema windows que ja tenho em outro hd, em um "modo janela". Existe?

Caso contrário, vejo que seria mais fácil ter 2 computadores ou continuar o chato dilema de restar a máquina e alternar o S.O...

eduardolara

Uhh.. Você quer usar o seu HD Real em seu Virtual Box.

Verifique sua versão. Eu estou usando o VirtualBox 3.0.4
Fonte: http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads

- Abra o seu Virtual Box no Ubuntu, e clique em Ajuda, Conteúdo (F1).

Pesquise por essa frase: 9.10. Using a raw host hard disk from a guest

Agora vou repetir a mesma coisa que está escrito na ajuda do VirtualBox:
"Raw hard disk access is for expert users only. Incorrect use or use of an outdated configuration can lead to total loss of data on the physical disk."  :o

Se eu não me engano ??? o VmWare também faz isso.
Ao invés de criar um arquivo, você pode selecionar um HD que deseja carregar.
Mas fica a mesma orientação falada logo acima a respeito disto.

Master_

Perda de dados não é ainda a maior preocupação.
Todos os meus documentos vão para outro HD, em separado de todos os sistemas operacionais.

Bem, não custa tentar, tenho 1 HD de sobra para isso ^^

Alguém ja fez isso?

daika

vc gostaria de rodar a instalação do windows windows instalada nativamente ou apenas usar um disco fisico porem sem a possibilidade de bot nativo e virtualizado
no caso de apenas rodar no disco fisico, não vejo nenhuma vantagem e no outro caso vc teria q criar uma maquina virtual exatamente com o mesmo hardware ou de outro modo com acesso direto ao hardware?

PRSC

Acho que não tem tanta vantagem rodar um windows já instalado se vc tem HD ou espaço sobrando, mais facil é instalar um xp novo dentro do virtual box no linux e criar um compartilhamento para pegar os arquivos.
Pelo menos o backup do sistema é bem mais facil de fazer caso algo de errado.

Agora o problema do virtual box, no caso de programas que precisem de placa de video, isso sim poderia funcionar, dele conseguir aceitar a placa off board.
Boa sorte nos testes.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

mickeyknox

Achei isso aqui a respeito de rodar CS4 via wine, e meu dilema (e profissão) é exatamente o mesmo do amigo. Sorry, mas Gimp é de lascar...rs
http://www.sucka.net/2009/08/installing-adobe-cs4-in-wine/
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..