Formatar de VFAT p/ Ntsf

Iniciado por BrunoGom3s, 05 de Setembro de 2009, 15:27

tópico anterior - próximo tópico

BrunoGom3s

Olá pessoal, eu fiz uma besteira, eu dei, esse comando.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=40481.msg240838#msg240838

CitarPara Formatar em EXT3:

mke2fs - j /dev/sda1

Para fat32 faz :

mkfs.vfat -v /dev/sda1

Você pode usar também  o cfdisk e escolher a opção fat32 :

cfdisk /dev/sda1

Ai acabei fazendo besteira, formatei o ntfs para vfat. Só que parece que não perdi os arquivos, porque ainda existe 12gb ocupados. Gostaria de saber como eu volto pro formato ntfs. Pessoal é uma coisa urgente. Tenho que fazer um trabalho de faculdade e está tudo la. Por favor me ajudem.

Um abraço.
Vivendo e aprendendo.

jomafras

Primeiro vc salva os arquivos (se estiverem nesses 12 GB), depois formata para NTFS usando o gParted.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

BrunoGom3s

Citação de: pintinho online 05 de Setembro de 2009, 16:42
Primeiro vc salva os arquivos (se estiverem nesses 12 GB), depois formata para NTFS usando o gParted.

Não aparece nada, como se estivesse vázio, mas quando vou ver quantos gb tem ocupado, aparece 12gb, exatamente os gigas que eu tinha. Será que existe uma forma pra reverter o que fiz?
Vivendo e aprendendo.

jomafras

Vc precisará usar programas de recuperação de dados para tentar salvar seus arquivos.
É bom lembrar que isso só será possível, se vc não estiver instado nada nesse espaço, depois que formatou.
Canal do YouTube - Blog

BrunoGom3s

Não instalei, nada nem mexi, me indica alguns programas pra tentar fazer isso?

abraços e obrigado pela atenção amigo.
Vivendo e aprendendo.

jomafras

Se vc tiver o Windows instalado tem vários que vc pode baixar na Internet.
Porém, se são dados muito importantes é melhor procurar um técnico ou empresa especializada.
Canal do YouTube - Blog

BrunoGom3s

Pintinho, são dados importantes para mim, pro windows eu sei vários programas, pois atuo nessa área de informática, mas queria resolver pelo próprio linux. Já que meus HD's estão lotados, e não quero arriscar particionando o HD com formatação VFAT.

Alguém tem alguma ideia de algum programa que faça isso no Linux?

Um forte abraço, obrigado pela atenção.
Vivendo e aprendendo.

marcospinho

celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

BrunoGom3s

Citação de: marcospinho online 06 de Setembro de 2009, 10:54
leia esse topico
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,47417.msg278952/topicseen.html#msg278952

Olá, marcospinho, ótima resposta, acho que ela irá solucionar meu problema, gostaria de saber agora só como que se usa esse programa.  Download: http://www.cgsecurity.org/testdisk-6.11.3.linux26.tar.bz2

Alguém pode me da uma luz, de como faço essa instalação. (Sou péssimo com linha de comando.)

Abraços, obrigado pela atenção.
Vivendo e aprendendo.

marcospinho

é Sem saber linha de comando mesmo, só que o testdisk e uma interface no mode abrir o programa e deixar o google disponível para tirar dúvidas sobre os termos que voce não entender. Eu usei, sei que funciona mas eu penei um bocado com os termos técnicos em inglês, ai só o oráculo poderá nos ajudar. Te tiver com vontade de aprender essa e a hora.
Boas Googadas!

celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448