ubuntu 9.04 no pendrive [Resolvido]

Iniciado por RPGero, 02 de Setembro de 2009, 18:05

tópico anterior - próximo tópico

RPGero

boa tarde.
fiz um pendrive bootavel com o ubuntu 9.04, parece que esta funcionando normal.
minha duvida é:
como aumentar o espaço destinado às personalizações dele depois de instalado?
deixei só 256mb mas queria uns 1024 (pendrive de 8GB).

valeu
LINUX SIM!!!
Porque meu mundo não cabem em uma janela!!!

andrems

Não sei como alterar o tamanho de uma partição, talvez seja possível com o gparted. Mas talvez isso não seja necessário, tu pode criar outra partição no HD e montar o diretório /home nela (ou qualquer diretório já existente).

RPGero

o ubuntu não esta realente instalado no pendrive
da pra fazer pelo proprio cd do ubuntu-live
é uma copia do live cd que roda pelo pen e que da pra atualizar
so que não consigo atualizar ele porque falta espaço no disco pq dei esse vacilo de deixar só 256mb de espaço para alteraçãões e documentos.
preciso aumentar por isso.
to usando ele pra dar manutenção em PCs Rwindow$ e passo o ClamAv e não consigo atualizar ele por falta de espaço.

não tem partições no pendrive. ele esta em FAT32 e tem arquivos win e o ubuntu nele, na mesma partição.

fico no aguardo.
LINUX SIM!!!

andrems

O que define a área gravável é o arquivo casper-rw (fica na raiz do pendrive, quando visto por outro sistema, ou no diretório /cdrom, quando inicializado pelo próprio live-pen-drive).

O teu deve ter 256MB.

A maneira fácil de resolver isso:
Vá em http://www.pendrivelinux.com/usb-ubuntu-904-persistent-install-windows/
e baixe uma das 3 opções (2GB casper-rw loop file; 3GB casper-rw loop file ou 4GB casper-rw loop file). Estes arquivos estão compactados e têm alguns poucos megas. Descompacte-os e substitua no lugar do original. Quando descompactados eles ficarão com o tamanho final (2, 3 ou 4GB).

Contras: perderá todas atualizações até o momento.

A maneira comlicada seria criar um arquivo do tamanho desejado, converter para ext2, montá-lo virtualmente (-o loop) e copiar os arquivos do antigo para ele, para depois substituílo por completo.

Este arquivo casper-rw nada mais é do que uma imagem de uma partição pré-formatada.

RPGero

nossa...
é melhor eu instalar de novo.
podia existir uma ferramenta que desse para aumenta-lo na medida da ecessidade.
mesmo que fosse necessário reiniciar.
mas fazer o que?!?
vou reinstalar certo dessa vez.
valeu
LINUX SIM!!!