instalat windows xp com ubuntu instalado

Iniciado por barb0za, 11 de Março de 2009, 21:50

tópico anterior - próximo tópico

barb0za

Mudei por completo há pouco tempo do windows para o ubuntu e estou a gostar bastante, infelizmente vejo-me obrigado a voltar a instala-lo devido a algumas cadeiras para as quais preciso de software da M$.

As minhas dúvidas são as seguintes:

Como devo voltar a instalar o windows XP já possindo o ubuntu 8.10?

Devo instalar primeiro o XP? ou posso manter o meu ubuntu como está?

Como devo proceder para particionar o disco, uma vez que actualmente está apenas com o ubuntu?

O software de que necessito não funciona devidamente no wine, existe alguma ferramenta que me consiga colocar o software a funcionar correctamente?

O meu HD tem 120 GB.
Estou a utilizar o ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.

Peço desculpa, tentei pesquisar mas não encontrei nada que se adapta-se ao meu problema, como não sabia onde criar este tópico decidi cria-lo aqui.

Obrigado.

polidori

Tenho Ubuntu 9.04 instalado e por não conseguir jogar Age of Empires III quero instalar o XP.
É possível fazer isso sem formatar nem desinstalar nada?
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

VB5

O correto é instalar primeiro o W$ e depois o Ubuntu, já que o primeiro reescreve o MBR do HD e portanto detona o boot do Ubuntu. Mas é posível fazer assim:

- Dê boot com o LiveCD do Ubuntu, abra o terminal e lance o 'gparted';
- Reduza a partição  do ubuntu, abrindo espaço para o W$ ( pelo menos uns 15 GB);
- Instale o W$ nesse espaço ( ele nem verá o Ubuntu);
- Terminado isso, reinicie com o LiveCD do Ubuntu;
- No terminal, rode o 'fdisk -l' para identificar as partições;
- Depois  digite :
sudo mount -t ext3 /dev/sda* /mnt

onde sda* é  a partição que você identificou (no fdisk) como sendo  a partição do Linux;
- Agora digite:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Pronto, no próximo boot o Grub deve subir e dar opção de SO. Atenção ao digitar os comandos para não errar nada!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

fchevitarese

Conforme nosso amigo falou, você vai ter que dar o boot via LiveCD, pois não tem como refazer as partições do sistema, pois o mesmo encontra-se montado.
Portanto, após o boot com livecd, você redimensiona sua partição para o tamanho que desejar...
Reinicie, inicie com o cd do Windows XP (ecá!), instale o sistema... Á principio, o grub se foi, mas no meu blog, postei uma solução simples para restauração do Grub que encontrei em um outro fórum!

Pode ver neste link http://chevitarese.wordpress.com/2009/08/06/linux-recuperando-grub-apos-formatacao-dual-boot/

Abraços!!!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

polidori

Vou imprimir isso daí pra não ter erro...
Tranquilo então? vou mandar bala
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

polidori

uma dúvida VB5...
O segundo comando... na parte /dev/sda
Citação de: VB5 online 11 de Agosto de 2009, 00:17

sudo mount -t ext3 /dev/sda* /mnt

onde sda* é  a partição que você identificou (no fdisk) como sendo  a partição do Linux;
- Agora digite:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Pronto, no próximo boot o Grub deve subir e dar opção de SO. Atenção ao digitar os comandos para não errar nada!...

VB5

Esse sda também é a partição que eu tinha identificado no fdisk ou o comando é exatamente esse?
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

VB5

Esse sda também é a partição que eu tinha identificado no fdisk ou o comando é exatamente esse?

'sda' identifica um disco todo, não uma partição ( estas são identificadas como 'sda1', 'sda2', etc.) Este último comando diz para montar o GRUB no MBR de seu HD ( note que tudo supõe que tenha apenas UM hd! ). Se esse é o caso, o comando é esse mesmo; cas contrário, poste avisando e vamos mudar isso.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

fchevitarese

Olha, a dica que postei no meu blog não tem erro... é batata como se diz...
Fácil e rápido ;)

polidori

Eu tava quase conseguindo ao usar o gparted, mas fiquei com medo de perder dados por ignorancia e acabei fazendo um backup, formatei uns 15 Gb e deixei como NTFS
Daí, tentei colocar o XP, porque é mais leve, mas ele não reconheceu o HD, muito engraçado, será que o meu HD não dá "suporte" pra XP? Não existe isso né?
Aparece assim: "o programa de instalação não encontrou uma unidade de disco rígido instalada no computador"
Então eu estou neste momento colocando o Vista, que é o que veio no pc originalmente, e vou tentar dar um "downgrade" depois.
O resto de HD eu "deletei/exclui", pra posteriormente colocar de volta o Ubuntu 9.04 do live cd.
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

fchevitarese

Não dá pra sabermos ao certo, mas podemos tentar levantar alguns pontos...

Pelo que me lembro, algumas controladoras serial ata (SATA) não são reconhecidas pelo instalador do windows xp, o que nos obrigava a observar bem o que se passava no instalador, para que, na hora adequada apertássemos a tecla "F6" para que pudéssemos carregar do "driver" da controladora.

Se este for o ponto, você terá que ver no cd da placa mãe, que provavelmente veio junto com o computador, como gerar este disquete com o driver a ser carregado.

Esta é apenas uma possibilidade, portanto, precisamos saber se seu hd é IDE ou SATA ...

Abraços!!!

polidori

meu Hd é SATA, pelo que pesquizei, tem dois jeitos de resolver, é o que dizem...
Primeiro ponto, é que meu note não tem drive pra disquete.
Sendo assim, já vi por aí que o certo seria colocar o drive controlador do HD no cd de instalação do XP. Confere? Na pasta raiz seria?
Outro jeito seria mexer no Setup, "enganando" o computador dizendo que é um IDE, ou algo assim.

De qualquer forma, será que perco muito deixando o Vista? Até que minha máquina tá rodando bem o SO...

O fato é que pessoal, eu consegui fazer o Dual boot, sem problemas com os dois SO funcionando bem, e pelos passos que eu dei, acho que é bem tranquilo de instalar o windows com o ubuntu instalado. O único empecilho (ou pelo menos a coisa mais difícil) acho que é quando acontece do Windows roubar o GRUB (é isso?). Daí teria de pesquizar como recuperar esta artimanha.
Taaaaalvez, com o Live Cd de instalação, dê pra fazer isso, já que tem uma opção, se não me engano, que é "reparar instalação" ou "reparar ubuntu".
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

fchevitarese

Citação de: polidori online 19 de Agosto de 2009, 20:50
meu Hd é SATA, pelo que pesquizei, tem dois jeitos de resolver, é o que dizem...
Primeiro ponto, é que meu note não tem drive pra disquete.
Sendo assim, já vi por aí que o certo seria colocar o drive controlador do HD no cd de instalação do XP. Confere? Na pasta raiz seria?
Outro jeito seria mexer no Setup, "enganando" o computador dizendo que é um IDE, ou algo assim.

De qualquer forma, será que perco muito deixando o Vista? Até que minha máquina tá rodando bem o SO...

O fato é que pessoal, eu consegui fazer o Dual boot, sem problemas com os dois SO funcionando bem, e pelos passos que eu dei, acho que é bem tranquilo de instalar o windows com o ubuntu instalado. O único empecilho (ou pelo menos a coisa mais difícil) acho que é quando acontece do Windows roubar o GRUB (é isso?). Daí teria de pesquizar como recuperar esta artimanha.
Taaaaalvez, com o Live Cd de instalação, dê pra fazer isso, já que tem uma opção, se não me engano, que é "reparar instalação" ou "reparar ubuntu".

Olha só ...
Com relação a colocar o driver da controladora no cd do windows xp, exigiria uma "remasterização" do cd, o que é um saquinho de se fazer...

Perder muito deixando o Vista, é uma coisa relativa que tende a ser uma resposta bem pessoal... Eu posso te dizer que, aqui em casa, eu tenho o Ubuntu e o Vista.

Deixo o Vista pois minha esposa não sabe mexer no Ubuntu e também não quer aprender. Também porque os jogos que gosto de jogar, não rodam e não existem para Linux, portanto estes são os pontos...
Com relação a perda, na minha opinião, eu não tenho nenhuma, salvo os termos citados acima, pois, o Ubuntu funciona muuuuuuuuuuuito mais rápido em minha máquina.

Com relação ao LiveCD, acho que não há necessidade de você reparar a instalação...
Você vai dar a carga no sistema e vai seguir os passos que deixei lá no blog... Não tem erro ... É super simples e rápido... 5 minnutos você reinicia e já tá com o GRUB recuperado...

Na realidade, o Windows não "rouba" o GRUB. Acontece que ele grava os dados de inicialização do Windows na MBR sobrescrevendo os dados do GRUB.

Bom, acho que já escrevi d+...

Abraços !!!

polidori

Informação nunca é demais companheiro!
Estou com os dois SO funcionando perfeitamente até então.
Exatamente pra poder jogar e também abrir com rapidez quaisquer dos tipos de arquivos mais usados que são pra windows, dos meus amigos, quando não tenho acesso à internet.

Valeu, abraços!
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

loiro

Olá, se vc quer ter os dois sistemas operacionais então o melhor é formata o pc com o cd do w xp, na formatação divida o hd em três partições, 1 para xp, 1 para ubuntu e outra para vc guardar todos seus arquivos(facilita o acesso aos seus arquivos e fica mais fácil formatar futuramente)após efetuar toda instalação do xp entre em painel de controle-ferramentas-gerenciador de disco e formate as duas partições, aí é só instalar o ubuntu com a opção de inicializar com os dois sistemas.