compartilhar internet no ubuntu 9.04 ou 8.10

Iniciado por henrique290, 14 de Agosto de 2009, 13:39

tópico anterior - próximo tópico

henrique290

Gostaria de compartilhar a internet  com outros micros apartir do ubuntu 8.10 ou 9.04 .
Configuração do micro:
pentiuum ht com 2 giga de ram
1 placa wireless chipset realtek 8185
1 placa de rede chipet realtek 8139 ligada a um hub 8 portas .

Como faço para compartilhar a internet recebida pela placa wireless para os micros que estao ligada ao hub sem usar o squid???

att
Henrique

Ivan Mendes

Boa tarde amigo, tenho o Ubuntu 9.04 e quase a mesma situação que voce.Só não uso o Hub.

Depois de muito sofrer, descobri como faz.

É o seguinte, na sua Placa Lan(do pc que recebe o sinal), voce simplesmente vai em "Sistema" -->"Preferencias"-->"Conexões de Rede" e na Placa Lan(eth0 ou eth1) voce clica em "Editar" e na Aba "Configurações de IPV4" na opção "Método" escolha "Compartilhando com outros Computadores". Pronto, nesse PC acabou.

Bom, ja deve funcionar assim, Maaaassss, se não funcionar, faça o seguinte nas máquinas conectadas ao Hub:

Mesmos passos, só que escolha o Método "Somente endereços DHCP Automáticos" e ai em DNS, voce coloca o Ip da sua máquina que recebe o sinal + o DNS do Wireless, separados por virgula. EX: 192.168.1.1,201.20.14.2

Bom, deve funcionar.

Abraços

henrique290

obrigado pela resposta, vou tentar e posto o resultado.

cristhianbini

Olá pessoal eu também estou me batendo para fazer o meu UBUNTU 9.04 vira servidor aqui!

No meu caso a Internet chega por uma conexão wireless Wlan0 e eu quero distribuir para um HUB a partir da segunda placa de rede cabeada (eth0) que esta diretamente conectada no HUB.

Por linha de comando eu já vi em alguns tutoriais que é possível, inclusive consegui algumas vezes, mas o que não consegui é evitar de fazer sempre o mesmo procedimento ao iniciar o pc novamente porque ao desligar o pc perde o compartilhamento!

Quero ver se consigo compartilhar mas sem precisar atribuir IP nas maquinas da rede que irão se conectar ao HUB. Somente por DHCP como no caso do WIINDOWS XP que usa o ICS da Microsoft para atribuir sozinho o 192.168.0.1 para a segunda placa, alguém pode criar uma vide aula ou um tutorial para ajudar nisso?

bini

OBS: esse é o segundo problema que esbarro no Ubuntu, o primeiro foi o SKYPE o de mais esta tudo ok! ::)
>>> Cristhian Bini <<<
www.prefirolinux.com.br