Como rodar o Ubuntu numa placa PcChips

Iniciado por Rhaell, 27 de Agosto de 2009, 02:01

tópico anterior - próximo tópico

Rhaell

Olá, tenho uma placa-mãe e-max 945GC-M2/1333 ou seja uma PCChips P17G/1333 e desde que tentei testar o Ubuntu, até agora não consegui que o Sistema conseguisse localizar meu dispositivo de rede além de o desktop não aparecer (ou seja, aparecem as barras superior e inferior e a área de trabalho preta).

Gostaria de saber como resolver esse problema...

Desde já obrigado!

residentbrain

O cd do ubuntu que você está utilizando foi baixado ou enviado pela canonical?

caso tenha baixado, verifique a MDSUM. Derepente a ISO possa estar corrompida.
Porque se preocupar com o amanhã se ele termina depois de amanhã?

Rhaell

É uma cópia de um CD enviado pela Canonical, então acredito que ele esteja 'normal', além do que, eu já fiz o teste em outra máquina e consegui até instalar sem nenhum problema...

residentbrain

A placa está com alguma opção do setup modificada?
Todos os hardwares da placa estão ok?
Já tentou retirar algum  hardware (placas off-board)?
Tentou dar um clear (resetar a BIOS) nela e depois rodar o Live CD?

Digo estas coisas pois tive alguns problemas parecido outros piores como de dar erro antes de escolher o idioma, Em algumas tive que tirar um Fax modem, outras retirei uma das HD's. Entre vários, mas obtive sucesso em todas.

Rhaell

Acredito que o setup esteja 'intacto' (não lembro de alguma alteração), os hardwares devem estar certos (até pq o xp não acusa nada) e nunca tentei resetar a Bios (até pq não sou uma criatura muito confiavel pra isso :P).

Mas falando sério, ouvi dizer que o ubuntu 9.04 tem incompatibilidade com as PcChips... não sei se procede...

residentbrain

A minha é uma PC Chips A15G, funciona perfeitamente, mas no seu modelo não tenho aqui para testar.

Realmente algumas cópias do CD ficam ruins, para eu não ter dor de cabeça, sempre peço para o pessoal da canonical me enviar.

Já tentou instalar o Ubuntu diretamente sem rodar o Live CD?

Em algumas vezes o ubuntu roda mal como live CD mas quando está instalado roda perfeitamente.

Rhaell

Na verdade a minha dúvida é porque quando eu rodo o ubuntu (já instalado) não posso colocar nenhum CD no drive que o sistema deixa de abrir as pastas e o driver (de CD) deixa de responder e ainda por cima ele não reconhece o ethernet (pelo menos meu modem indica que o ethernet não tá conectado) por isso que eu estou acreditando em uma incompatibilidade da placa ou algo assim...

GuidjeLeGamba

Rhaell,

Bom dia. Abra o terminal e execute:
Citarlspci

Esse comando lhe mostrará quais os dispositivos identificados pelo sistema. Poste o resultado aqui.

Um abraço!! Até mais!!

Rhaell

Este é o resultado:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 01)
01:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Abçs

GuidjeLeGamba

Rhaell,

Boa noite. A última linha do resultado do comando indica que o sistema reconhece a tua controladora de rede:
Citar01:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Aliás, esse chip 8139 da Realtek é bastante comum, o kernel possui suporte para esse adaptador. Qual o modem tu utilizas?

Quanto ao drive de CD e comportamento estranho do sistema, sugiro que tu baixes uma imagem do site, faça o teste MD5, grave num CD e tente novamente. Ainda, se não funcionar, sugeriria que tu utilizasses o Ubuntu Hardy Heron (versão 8.04), que pode não ser a mais atual, mas é a última versão "LTS", que propõe atualizações durante um bom tempo. Se realmente for um problema dessa última versão com placas PC-Chips (sinceramente, não ouvi nada a respeito), isso deve resolver.

Abraço!

Rhaell

Depois de baixar outro cd e gravar a imagem do 9.04 cheguei a conclusão de que ele não vai rodar na minha máquina... (:'()
Vou tentar o 8.04, quanto ao modem é um D-link 500G...

Abç

GuidjeLeGamba

Rhaell,

Boa noite. Imaginava que teu modem fosse daqueles "SpeedTouch" ou algo do gênero. Neste caso, tente revisar as configurações do modem, sabes como fazê-lo? Uma outra hipótese seria a de que o cabo de rede não está legal, mas consegues acessar a internet no Windows, correto?

Sobre o problema do CD, pode ser incompatibilidade do drive óptico (nós estamos apontando a motherboard como culpada, mas a coitada talvez não tenha nada a ver!) É possível fazer atualização de firmware de drive óptico, mas infelizmente nunca o fiz através pelo Ubuntu...  :-\

Mas vamos lá: o primeiro passo seria descobrir o modelo do drive óptico (e não basta apenas "LG" ou "Samsung", temos que descobrir número de série, revisão...) Para isso, sugiro que instales o HardInfo:

Citarsudo apt-get install hardinfo

Após instalado, acesse-o através do comando: hardinfo.

Verifique em "Devices/Storage" o modelo do drive óptico, exemplo:

Feito isso, vamos tentar descobrir um firmware pro teu drive e como fazer o update no GNU/Linux.

Outra alternativa seria instalar um kernel mais novo, o que é uma alteração significativa ao sistema mas não é tão difícil quanto se sugere por aí...

Abraço!! Até mais!!

Rhaell

GuidjeLeGamba,

De uma maneira tão estranha como quando não funcionava, quando eu botei o CD no drive a internet estava ativa e como pra mim o fundamental era que o Ubuntu funcionasse e a internet também, reinstalei e Ubuntu e por incrível que pareça ele está funcionando na máquina...

Obrigado  ;D (obrigado também, residentbrain)

GuidjeLeGamba

Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia... HEHEHE

Que bom que funcionou, então!!

Um abraço!!