configuração no menu.lst

Iniciado por tonitito, 23 de Agosto de 2009, 23:10

tópico anterior - próximo tópico

tonitito

Amigos do forum:

Tenho dois hds, de 80Gb cada, em meu computador, assim particionados:
    hda1        Inicializar Primária NTFS - WINDOWS XP    []          20974,47
    hda2                    Primária W95 FAT32 (LBA)                            29997,60
    hda3                    Primária W95 FAT32 (LBA)                            24848,58
    hda4                    Primária Linux swap / Solaris                          4203,12

hdb1        Inicializar Primária NTFS - WINDOWS XP    []          40007,77
    hdb2                    Primária Linux ext3       [Ubuntu-7.04]            5996,23
    hdb3                    Primária Linux ext3       [Kurumin-7.0]            5000,98
    hdb5                    Lógica   W95 FAT32 (LBA)                                5000,98
    hdb6                    Lógica   W95 FAT32 (LBA)                                5000,98
    hdb7                    Lógica   Linux ext3       [LinuxMint-7]              5000,98
    hdb8                    Lógica   Linux ext3  [/1] [Fedora-8]                5000,98
    hdb9                    Lógica   Linux ext3       [Ubuntu-9.04]             5000,98
    hdb10                  Lógica   Linux swap / Solaris                            4013,94

Pretendo instalar mais duas distribuições Linux, em hdb5 e hdb6, mas antes devo resolver um problema.

Queria que os amigos me ajudassem no seguinte:
Instalei na MBR, em hd0, o menu.lst do Grub conseguido na instalação do Ubuntu-7.04 em hdb2.
Tenho acesso a todas as partições, com exceção do LinuxMint(hdb7) e Ubuntu(hdb9). Ao tentar acessar essas duas recebo a mensasgem "Error 2: Bad file or directory type      Press any key to continue..."
A parte relativa a essas duas partições no menu.lst é a seguinte

title      Linux Mint 7 Gloria x64, kernel 2.6.28-11-generic (on /dev/hdb7)
root      (hd1,6)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.28-11-generic root=/dev/sdb7 ro splash vga=791
initrd      /boot/initrd.img-2.6.28-11-generic
quiet

title      Ubuntu 9.04,  kernel 2.6.28-11-generic    (on /dev/hdb9)
root            (hd1,8)
# uuid      e7a6402b-8849-4b91-b5b4-21b400c60fa0
kernel           /boot/vmlinuz-2.6.28-11-generic root=UUID=e7a6402b-8849-4b91-b5b4-21b400c60fa0 ro locale=pt_BR splash vga=791
initrd      /boot/initrd.img-2.6.28-11-generic

Que modificações deveria fazer para conseguir carregar essas duas distros?
Grato por uma resposta
Abraço
tonitito

VB5

tonitito,

não sou muito favorável a fazer uma "salada" de SOs na máquina... veja que só no primeiro disco você tem uma partição Ntfs (boot), duas partições Fat32, e uma Swap Linux. No segundo, tem outra Ntfs ( também boot) , mais duas Fat32, outra swap Linux e mais cinco distribuições Linux diferentes!... as chances de problemas são grandes. Outra coisa é que parece que há arquiteturas diferentes misturadas - o Mint parece ser 64 bits enquanto o restante é 32. Não impede de funcionar se o sistema é 64, mas...

De todo modo, nessas duas que cita, verifique se as linhas

root      (hd1,6)
e
root      (hd1,8)

estão corretas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

tonitito

Alô, VB5:

As duas partições citadas estão corretas, sim.    (hd1,6) é como o Grub interpreta  a hdb7, onde está o LinuxMint, e (hd1,8) corresponde à partição hdb9, onde está o Ubuntu-9.04.  Parece que você está com razão: justamente às duas distros que fiz o download para 64bits é que não consigo acesso. Não haveria um meio de obrigar o Grub a reconhecer e acessar essas duas partições?
Eu havia pesquisado sobre o assunto e cheguei a ler algo sobre incompatibilidades pelo motivo dessas distros mais recentes serem direcionadas também para o sistema ext4. Mas como o idioma era inglês não cheguei a entender bem.
Embora pareça estranho, gosto de me divertir aprendendo o Linux. Porisso, deixo meu hda com o XP, para que minha filha use e abuse dele: só utilizo as partições FAT32 para guardar meus arquivos. Mas no hdb é que eu faço minhas experiências e procuro me utilizar sòmente do Linux; o XP em hdb1 é apenas uma reserva!
E agora, VB5 ? Será que vamos encontrar uma solução para o meu problema?
Em todo caso, fico-lhe muito grato por ter me atendido.
Um abraço
tonitito

VB5

justamente às duas distros que fiz o download para 64bits é que não consigo acesso.

Seu processador é 64 bits?... se não é, não vai funcionar. O contrário é possível - tenho um Semprom 2600+ 64 bits e rodo o ubuntu em 32 - mas SO de 64 em processador 32 não vai. É possível que seja isso.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

eduardolara

Será que posso dar uma sugestão?  :)

Eu lhe recomendaria deixar um HD com o Ubuntu e o outro HD com o concorrente.  ;)

Dentro do Ubuntu, instale o Virtual Box, e você poderá instalar e testar quaisquer sistema Linux para estudar.

Assim, você não vai ter a dor de cabeça de sem querer destruir o menu.lst e sua máquina não iniciar mais.  :'(

tonitito

VB5:
Meu processador é, sim, 64 bits:  AMD Athlon(tm) 64 Processor 3200+.

eduardolara:
Agradeço sua sugestão, mas prefiro usar cada distro em uma partição. Já apanhei tanto que já superei esse problema de perda do boot; sempre existe um jeito de resolvê-lo.
Ainda acredito que exista no Grub um meio de resolver a questão que apresentei.
Obrigado pela atenção.
tonitito

VB5

Citação de: tonitito online 26 de Agosto de 2009, 09:26
VB5:
Meu processador é, sim, 64 bits:  AMD Athlon(tm) 64 Processor 3200+.

Então não é isso. Dada a situação, só posso sugerir que reinstale ambas, uma de cada vez, e veja  que ocorre.

VB5

Rsrocha

Caro amigo tonitito, assim como você eu também gosto de instalar várias distros no meu computador(Big Linux 4.2, Ubuntu 9.04, Slitaz 2.0, AntiX 8.0 e Big Linux 5A2, além do XP), também não gosto muito de usar LiveCD e máquinas virtuais. Apanhei bastante com erros de grub(5,15,22 e tudo mais), mas como quem "gerencia" o boot na minha máquina é o Ubuntu e este usa UUID para reconhecer as partições(Use o comando blkid para saber quem é quem), nunca mais tive problemas com grub e edição de menu.lst. Neste seu caso sugiro ao amigo excluir as "root" e substituí-las somente por UUID. Notei que nesta sua segunda entrada(Ubuntu 9.04) até aparece a UUID, mas esta marcada com a tralha(#) que indica apenas a linha como comentário, tente apagar a linha root e retire a # na linha UUID, quanto ao Mint tente usar UUID e retire a linha quiet(Não tem porque este comando estar aí). Outro fator importante é como armar(setup) corretamente as partições no grub, o reconhecimento das root através do comando find /boot/grub/menu.lst que vai lhe "mostrar" as partições inicializáveis. Obs: Uma partição Swap basta para todos sistemas, exclua uma delas.

tonitito

Alô amigo Rsrocha:

Ontem à noite li sua intervenção neste post e resolvi que hoje de manhã iria pôr em prática a sua sugestão.
Acontece que eu mexo tanto, mas eu fuço tanto, que acabo me perdendo. Sempre procurei colocar o menu.lst do Grub originado quando da instalação do Ubuntu-7.04(meu preferido). Hoje de manhã verifiquei que o menu.lst era o originado pelo Ubuntu-9.04 e que eu conseguia acesso a todas as distros com exceção do Mandriva-2009 (eu havia substituido o LinusMint da partição hdb7 pelo Mandriva). Verifiquei que o Mandriva não estava relacionado no menu.lst e fiz a correção. Agora está tudo normal.
A sugestão do VB5 de reinstalar uma de cada vez eu já havia tentado sem resultado.
Também não foi preciso trocar "root" por UUID.
Moral da história: o problema foi resolvido, mas eu não sei o que foi que eu fiz e que deu certo! Porisso, não posso ajudar outros que se deparem com o mesmo problema.
Aproveito para agradecer a você, ao VB5 e ao eduardolara, por terem tentado me ajudar.
Um abraço a todos.
tonitito

VB5

Hoje de manhã verifiquei que o menu.lst era o originado pelo Ubuntu-9.04 e que eu conseguia acesso a todas as distros com exceção do Mandriva-2009 (eu havia substituido o LinusMint da partição hdb7 pelo Mandriva). Verifiquei que o Mandriva não estava relacionado no menu.lst e fiz a correção. Agora está tudo normal.

Bom saber disso!...  :D  de fato, um 'menu.lst' não atualizado pode criar problemas, especialmente no seu caso.

Qualquer coisa, estamos aí!...

VB5