[Driver] Nvidia Geforce 8200M - ASUS X50GL

Iniciado por tico, 25 de Janeiro de 2009, 19:37

tópico anterior - próximo tópico

tico

Olá amigos, estou desesperado, e a minha ultima hipotse foi passar aqui!

Eu já andava farto de usar o Xp, e como adquiri recentemente um portátil ASUS X50GL, pensei que conseguisse correr o ubuntu sem problemas.
No entanto hoje migrei para o ubuntu, e instalei a driver que o ubuntu, me disse para instalar... Aquele que aparece logo no inicio...

Mas mesmo depois de a instalar, sinto que isto não ficou lá grande coisa, pois o sistema está se a "arrastar", um pouco enquanto estou a trabalhar no firefox, e afins, que persisam um bocado da grafica. Já tentei o Envy, mas acho que não resultou tambem.
O meu sistema, é o Ubuntu 8.10, e a grafica é uma NVIDIA GEFORCE 8200M, que vinha no laptop Asus X50GL...

Ajudem-me por favor, queria mesmo ficar no ubuntu, e não ter que voltar para o XP, pois pelo que sei a asus não faz drivers para linux.

.:KZS:.

Pois é, Tico. Tenho problema parecido.

O meu notebook novo tem a GeForce 8200 (Compaq CQ60-215DX, Athlon X2 64 2Gb 250Gb de HD) e não consiguia nem instalar nem esse driver 180, de tão lento que ficava...

No live CD nenhum rodou, somente o 8.04 32bits e muito lentamente. Os demais ( 8.04, 8.10, 9.04 64 bits e os dois últimos 32 também) praticamente não rodam. Devia ser o driver da Nvidia 180 que não habilitava no CD Live e que, mesmo depois de instalado o SO na HD, tive dificuldade para instalá-lo, em razão da lentidão do note.

Depois de conseguir instalar o driver para Nvidia (180). Fiz todas as atualizações e tal... contudo, continuo com o seguinte problema: às vezes, as janelas embaralham quando arrasto algo, como, por exemplo, os favoritos de uma pasta para outra, arquivos de uma pasta para outra etc.
Se fosse só isso, seria tranqüilo, tentaria uma das alternativas triviais como minimizar, alterar o desktop, fechar o aplicativo etc. O problema é que quando isso acontece na maioria das vezes trava o micro e só desligando (clicando no botão ligar/deligar do note e mantendo-o pressionado por alguns segundos) e reiniciando.

Acredito que seja o driver disponível para Nvidia (180).
Não estou usando Compiz. Aliás, deixei o SO bem trivial para trabalho mesmo. Não instalei nada além das atualizações indicadas pelo Gerenciador de Atualizações e o GRSync.

Existe alguma solução para isso?
Abraço.

Amigos, procurei bastante uma solução, mas até agora não obtive sucesso.
Infelizmente vou ter que voltar a usar mais o Windows... e deixar o Ubuntu de lado... porque nesse meu novo note a placa GeForce 8200M está rodando muitíssimo mal no Ubuntu 9.04 64bits... janelas embaralhadas... aí o trava tudo e tenho que resetar à força...
O jeito é pesquisar bastante antes de comprar o aparelho ou hardware... pensei que, como a placa é antiga, não teria esse problema com driver e tal... doce ilusão...
Mas ainda não desisti não... Assim que encontrar algo posto aqui.
Grande abraço.

vinicius_aleao

Você tentou o driver baixado do site da nVidia? Talvez resolva.

Hqxriven

Já tentou instalar um driver da série 185 e fazer alterações no xorg???

Esse é o último driver até o momento

http://www.nvidia.com/object/linux_display_amd64_185.18.36.html

E quanto a problemas de desempenho veja aqui (espero que melhore):

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=118088

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Olá, Hqxriven.
Obrigado pelos links.

Não manjo nada de alterações no xorg... e preciso de uma dica de como proceder para instalar esse driver da NVidia que você recomendou. Já baixei ele, mas não consigo instalar... acho que tem que ser pelo terminal e sem gráfico... mas não sei como fazer isso. Ele está no Desktop, e no terminal eu tentei o comando sh /. mas não consegui instalar... não sei se tenho que movê-lo para outra pasta... sei lá... ou habilitar o root (que não fiz até hoje)... tentei com o sudo e com o su...

Se tiver como me passar umas dicas de comandos, ficarei muito grato.

Esse foi o driver que eu baixei:

NVIDIA-Linux-x86_64-185.18.36-pkg2.run

Valeu gente!

Hqxriven

CitarOlá, Hqxriven.
Obrigado pelos links.

Não manjo nada de alterações no xorg... e preciso de uma dica de como proceder para instalar esse driver da NVidia que você recomendou. Já baixei ele, mas não consigo instalar..

Primeiro faça isso para instalação da nvidia:

Nesse tutorial abaixo explica... (a diferença é que vc já baixou o driver - mais recente - então faça o processo com o driver que vc baixou OK!!)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38446.0.html

E se quiser olhe aqui também...

http://victor-ruas.blogspot.com/2008/05/instalar-o-driver-da-nvidia-manualmente.html

Depois de instalada faça o seguinte para o xorg:

E para o xorg eu faço assim (é parecido com o último link):

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_bkp

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

Aí terá uma seção mais ou menos assim:

Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
    VendorName     "NVIDIA Corporation"
Option "PixmapCacheSize" "1000000"
Option "AllowSHMPixmaps" "0"
EndSection

Notou que o meu tem alguns Option depois de VendorName?? são os recomendados pela nvidia no link anterior que te passei...

Aí depois de vc modificar o xorg vc segura a tecla control e aperta a tecla O (letra O Não é zero) para gravar e depois é só dar um boot...

Espero que eu tenha explicado de modo fácil...

Obrigado

Hqx
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Poxa, Hqxriven, sem palavras para agradecer sua ajuda. Fico devendo essa, irmão.

Já instalei o driver da NVidia Versão 185.18.36. Continuou com problema de performance.

Seguindo suas dicas e colocando no terminal:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_bkp

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

Foi isso que apareceu:

GNU nano 2.0.9         Arquivo: /etc/X11/xorg.conf                            

# nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig:  version 1.0  (buildmeister@builder58)  Fri Aug 14 18:33:37 P$

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"
   # generated from default
   Identifier     "Mouse0"
   Driver         "mouse"
   Option         "Protocol" "auto"
   Option         "Device" "/dev/psaux"
             [ lin 1/55 (1%), col 1/67 (1%), carac 0/1305 (0%) ]
^G Obter Ajud^O Gravar    ^R Ler o Arqu^Y Página Ant^K Recortar T^C Pos Atual
^X Sair      ^J Justificar^W Onde está?^V Página Seg^U Colar Txt ^T Para Spel

Agora não sei o que fazer... (hehehehe)... Saí do terminal, ele disse que mataria o processo.

Hqxriven

CitarFoi isso que apareceu:

GNU nano 2.0.9         Arquivo: /etc/X11/xorg.conf                           

# nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig:  version 1.0  (buildmeister@builder58)  Fri Aug 14 18:33:37 P$

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"
    # generated from default
    Identifier     "Mouse0"
    Driver         "mouse"
    Option         "Protocol" "auto"
    Option         "Device" "/dev/psaux"
              [ lin 1/55 (1%), col 1/67 (1%), carac 0/1305 (0%) ]
^G Obter Ajud^O Gravar    ^R Ler o Arqu^Y Página Ant^K Recortar T^C Pos Atual
^X Sair      ^J Justificar^W Onde está?^V Página Seg^U Colar Txt ^T Para Spel

Ops... não é Section "InputDevice" é Section "Device" (procure pela palavra nvidia que vc vai achar - aperte para baixo para aparecer mais coisas) aí é só dar um ctrl + C na parte Option do post anterior e ctrl + V no seu arquivo...

Coloquei até umas imagens para vc ver que o arquivo xorg.conf é maior que isso...

O seu possivelmente está parecido com isso:

Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
EndSection

E ficará assim:

Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
Option "PixmapCacheSize" "1000000"
Option "AllowSHMPixmaps" "0"
Option "OnDemandVBlankInterrupts" "true"
EndSection

Aí depois de modificar vc salva segurando Ctrl + O e sai do programa segurando Ctrl + X...