Consegui inicializar Windows XP, Windows 7 e Ubuntu direto pelo GRUB !!!

Iniciado por lukcharme, 26 de Agosto de 2009, 23:51

tópico anterior - próximo tópico

lukcharme

E aí pessoal, eu sou novo no fórum e gostaria de compartilhar uma dica que descobri "fuçando" no meu PC.
Já vi muitas dicas sobre este assunto, mas nenhuma me ajudou...
Não sei se servirá para todos......mas vou postar....quem sabe.....
Eu uso Ubuntu 9.04 e Windows 7 no primeiro HD (primeira e segunda partição) e Windows XP no segundo HD.
Colocar o Ubuntu e Windows XP ou 7 no GRUB com duas entradas ao selecionar Windows, eu já havia conseguido, mas não era o que eu queria, então:
1 - Logado pelo Windows 7 instalei o VistaBootPro ou EasyBCD e,  na opção bootloader, restaurei o boot do XP na MBR do segundo HD (XP).
2 - Logado pelo Ubuntu, copiei os arquivos NTLDR, NTDETECT.com e Bootmgr (arquivo de boot do Win 7) e a pasta boot ( com os arquivos BCD do Win 7) para a partição do Windows 7 (Se houver uma pasta boot com BCD na partição do Win 7, remova e cole a pasta copiada).
3 - Exclui o arquivo Bootmgr ( o mesmo transferido anteriormente) da partição do XP (se houver boot.bak e bootsect.bak na partição do XP, excluí-los também).
4 - Adicionei as entradas de cada sistema no GRUB individualmente (Ubuntu em sdb1, Windows XP em sda1 e Windows 7 em sdb2; Windows XP com map pois está no segundo HD, Windows 7 sem map pois já está no primeiro HD e sem rootnoverify em nenhum deles).
5 - Se tudo foi feito corretamente e eu não estiver errado, reinicie o computador e teste cada entrada do GRUB.
Abaixo, as entradas dos três sistemas meu menu.lst:

title Linux Ubuntu 9.04, Jaunty Jackalope - 14
kernel /boot/vmlinuz-2.6.28-14-generic root=UUID=7c5a0362-49c0-4677-9ccf-7bdda64e38e4 ro locale=pt_BR quiet splash vga=794
initrd /boot/initrd.img-2.6.28-14-generic

title Linux Ubuntu 9.04, Jaunty Jackalope - 14 (Recovery Mode)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.28-14-generic root=UUID=7c5a0362-49c0-4677-9ccf-7bdda64e38e4 ro locale=pt_BR  single vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.28-14-generic

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

title Microsoft Windows XP Home Service Pack 3
root (hd1,0)
map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
chainloader +1
savedefault
makeactive

title Microsoft Windows 7 Release Candidate
root (hd0,1)
chainloader +1
savedefault
makeactive

Obs: Neste método, o bootloader do Windows 7 não é utilizado na MBR de nenhum dos HDs, o próprio GRUB que vai carregar o Win 7.
(Eu li que O GRUB não "arranca" sistemas em NTFS, mas comigo funcionou sem problemas...)