Permissão negada - Criação de pasta

Iniciado por dyler, 01 de Setembro de 2009, 20:49

tópico anterior - próximo tópico

dyler

Boa noite pessoal, sou noob no linux e estou apanhando para criar um arquivo dentro do /var/www/ o arquivo é index.php e aparece a msg "bash: index.php: Permissão negada", estou usando o seguinte comando "cat > index.php" alguém pode me ajudar... estou logado com meu usuário que coloquei na instalação do linux, creio que deve ser o usuário forte do sistema.... abraços e aguardo resposta!

vinicius_aleao

Se você digitar "sudo nautilus" (sem as aspas) no terminal (e digitar sua senha, que será pedida), você abrirá o Nautilus (navegador de arquivos) como superusuário, e poderá criar a pasta que quiser, no diretório que quiser.

dyler

vinicius_aleao

Fiz o que falow... só que deu erro denovo, tirei um print screen eh coloquei no ar... desculpa a ignorância, mas vou bizonhão em linux, mas pra tudo tem um começo... vlw irmão.... segue abaixo a imagem para análise:
http://www.ralis.com.br/Captura_de_tela.png

vlw galera...

clcampos

Citação de: vinicius_aleao online 01 de Setembro de 2009, 21:11
Se você digitar "sudo nautilus" (sem as aspas) no terminal (e digitar sua senha, que será pedida), você abrirá o Nautilus (navegador de arquivos) como superusuário, e poderá criar a pasta que quiser, no diretório que quiser.

Você pode fazer o que ele disse pelo ambiente gráfico:

- Clique Alt + F2
- Na caixa que se abre digite: gksudo  nautilus

Se quiser editar direto:

- Clique Alt + F2
- Na caixa: gksudo   gedit    /var/www/index.php
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

dyler

Foi feito isso... cara deve ser o usuário que não tem permissão, na instalação do linux ubuntu eu coloquei um usuário e senha, não deve ser o superusuário... vou ver se consigo mudar minhas permissões...

clcampos

Citação de: dyler online 01 de Setembro de 2009, 21:31
Foi feito isso... cara deve ser o usuário que não tem permissão, na instalação do linux ubuntu eu coloquei um usuário e senha, não deve ser o superusuário... vou ver se consigo mudar minhas permissões...

Para o gksudo (ou mesmo o sudo pelo terminal) funcionar o seu usuário deve fazer parte do grupo admin.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

dyler

Tem como transformar meu usuário 'alisson' em superusuario não? ao invés de ficar sempre fazendo isso... pq tento instalar algo, ele não deixa pq não tenho permissão pra nada huahuahua :P vlw e aguardo resposta!

clcampos

Isso é questão de segurança, e você pode sim transformar seu usuário no "todo poderoso", porém fica bem mais inseguro.

Para isso já existem explicações no fórum e assim prefiro me isentar.

Para saber mais sobre o sudo:

O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!