Enxergar a raiz do Windows xp pelo Linux(Resolvido)

Iniciado por luead, 19 de Agosto de 2009, 21:30

tópico anterior - próximo tópico

luead

Boa noite amigos,

Sou iniciante no mundo Linux e recentemente instalei o Linux Ubuntu 9.04 pelo Wubi a título de experiência e adorei, só que quando estou no Linux não consigo enxergar a raiz do Windows, pois muitas vezes preciso de arquivos que estão lá. Será que tem alguma forma de poder enxergar essa raiz?

Obrigado desde já.

Adriano R.N.

luead, boa noite!
Camarada, nunca instalei usando o wubi, porém, já que você está gostando do Ubuntu, pense na possibilidade de instalá-lo direto no HD, com isso você terá um sistema mais rápido e sem probleminhas inconvenientes.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

new26pb

E aí cara sou novo no linux também, sempre que preciso de arquivos que estão no Windows vou em Locais(Na barra superior) e em Meu computador escolho o HD a que se refere ao Windows, Documents and Settings escolho meu usuario e Desktop, para arquivos na area de trabalho ou Meus Documentos, depende muito de onde estão teus arquivos, assim não preciso desisntalar o windows.
Mas estou usando mesmo o Linux.

musinet

ATENÇÃO: Pra instalar o Ubuntu no HD não precisa desinstalar o Windows. Tem um aplicativo (GRUB) que gerencia isso... Instala o Ubuntu no HD e, cada vez que você ligar a máquina, ele vai deixar você escolher qual sistema quer usar.

Detalhe: se você fizer isso, quando entrar no Ubuntu vai conseguir enxergar a partição do Windows, mas quando entrar no Windows não vai conseguir enxergar a partição do Linux. NÃO ESQUENTA... É assim mesmo! Se quiser aprender mais, procure o motivo fazendo uma pesquisa por "sistemas de arquivos", "ext3" e "ntfs".  ::) :D ;)

Nota: eu dei a dica da pesquisa, em vez de dar TODA a explicação, porque (1) você só precisará aprender sobre sistemas de arquivo se quiser e eu não "poluo" o tópico e (2) pesquisando você aprenderá mais e provavelmente ficará ainda mais interessado pelo Linux. Seja bem-vindo. Eu estou gostando e espero que você também goste. A propósito, também sou novato no Linux!

VB5

luead,

concordo com o Adriano e o musinet... Wubi dá problemas. Faça assim:
- No W$, remova a instalação via Wubi;
- defragmente o W$ ( ele adora deixar pedacinhos de arquivos lá no fim do disco...  ;D);
- Dê boot com o LiveCD, clique no ícone "Instalar";
- No particionador, escolha a opção "lado a lado";
- Reserve de 5 a 20 GB para o Ubuntu, dependendo do tamanho de seu disco, e instale;
- No próximo boot verá a tela do GRUB para escolher qual SO quer iniciar. É só... então verá toda sua partição W$, e poderá ler e escrever nela.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

vinicius_aleao

Eu instalei o Ubuntu no note da minha irmã via wubi, e nunca consegui achar os arquivos do windows não. É certo que também não procurei saber como acessá-los... Acabei criando uma partição no Vista da minha irmã pra servir de "home" dos documentos dela...

É por essa e por outras que eu prefiro uma formatação para bipartir o disco, o que lhe garante acesso fácil à partição do windows.

VB5

Com certeza, vinicius... Um SO rodando dentro de outro no minimo consome os recursos da máquina, e sempre dá problemas!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

luead

Meus Caros amigos, agradeço a atenção de todos, vou tentar dar uma arrumada e aviso a todos.

Obrigado,

Luead