Instalar Windows no segundo HD

Iniciado por antoniodosantosor, 18 de Agosto de 2009, 11:25

tópico anterior - próximo tópico

antoniodosantosor

Tenho dois HD's em meu computador, um de 80 e outro de 40. Ambos estão com o Ubuntu instalado (última versão). Tentei instalar o Windows no HD de 40, surgiu a mensagem que não foram encontrados os arquivos de inicialização para instalação do Windows. Como agir? (pesquise as 19 paginas no Fórum "segundo HD" e não encontrei solução.

fchevitarese

Opa!!

Você conseguiu instalar e não conseguiu dar boot ?!
Você não conseguiu nem instalar ?

Seja mais claro para que fique mais fácil te ajudar ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

antoniodosantosor

Coloquei o CD do WIN, dei Boot, recarrega os arquivos de instalação do Windows, pede onde instalar, faço a opção HD 40 - vem a mensagem - "não foram encontrados arquivos de inicialização" e intgerrompe a instalação.

GuidjeLeGamba

antoniodosantosor,

Boa noite. O programa de instalação do Windows chega a localizar o HDD de 40GB?

Se não tiveres nada nesse HDD onde queres instalar o Windows, experimente reparticioná-lo com o Gparted ou alguma outra ferramenta. Formate-o para FAT32 ou NTFS (os sistemas de arquivo nativos do Windows).

Não sei se entendi essa história do "não foram encontrados arquivos de inicialização"... Não lembro de já haver visto tal mensagem em qualquer situação.

De qualquer maneira, reparticionei meu HDD semana passada e instalei o Windows. Isso acaba com a MBR, de modo que após a instalação do Windows, tive que reinstalar o Grub e reconfigurar o inicializador. Pode ser algo similar ao teu problema, mas essa mensagem de erro que está aparecendo a ti, me é estranha.

Enfim, outra dica seria desabilitar o HDD de 80GB (onde está instalado o Linux), prosseguir com a instalação do Windows no HDD de 40GB e ver no que dá.

Abraço!!

fchevitarese

Nem precisa utilizar o GParted...
Na instalação do próprio RuWindows, você pode excluir as partições já existentes no hd de 40 e criar outras.

Agora, se você já fez isto, e continua o problema de carga dos arquivos, há uma grande chance de o seu CD do RuWindows estar bixado ou até mesmo seu drive de cd ou gravadora!

Abraços!!!

GuidjeLeGamba

Citação de: fchevitarese online 19 de Agosto de 2009, 06:20
Na instalação do próprio RuWindows, você pode excluir as partições já existentes no hd de 40 e criar outras.

O particionador do Windows não consegue lidar com partições de OS Linux... Pelo menos até onde eu sei, não.

Agora, se você já fez isto, e continua o problema de carga dos arquivos, há uma grande chance de o seu CD do RuWindows estar bixado ou até mesmo seu drive de cd ou gravadora!

Fato! Existe uma grande possibilidade, mesmo...

Abraço!!

fchevitarese

Citação de: GuidjeLeGamba online 19 de Agosto de 2009, 15:59

O particionador do Windows não consegue lidar com partições de OS Linux... Pelo menos até onde eu sei, não.

Fato! Existe uma grande possibilidade, mesmo...

Abraço!!

Mas pelo que entendi, a partição que ele quer instalar já tinha windows...
Vou dar uma lida na pergunta dele de novo ;)

antoniodosantosor

Esclarecendo - Atualmente 2 HD's - ambos instalados com Ubuntu - Quero instalar o WIN no HD de 40 G

fchevitarese

Então há uma grande possibilidade de ser o que nosso amigo falou anteriormente...
Já tive este tipo de problema quando utilizava o CentOS e tive que desinstalá-lo ...

Ou você faz a carga do sistema via LiveCD ou você arruma um disquete de boot.. rrsrsrsr

Osso viu ! ;)

GuidjeLeGamba

antoniodosantosor,

Boa noite. Minha sugestão, então, seria a seguinte: desativa o HDD em que o Linux continuará instalado. Isso para evitar confusão e perda de dados (e quando digo "desativa", minha sugestão seria desabilitá-lo na bios, ou desplugar o cabo de foça, algo nesse sentido).

Feito isso, siga a sugestão do fchevitarese: suba o sistema através de um live "cd". Se possuíres o Ubuntu, basta "bootar" pelo cd e selecionar a primeira opção, "Testar sem instalar nada...", ou algo do gênero...

Quando já estiveres executando o sistema através do "live cd", vá em "Sistema>Administração" e execute o "Editor de Partições" (que é o nosso amigo "Gparted".)

Se não precisares de nada, de nenhum arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre as partições existentes e clique em seguida em "Excluir". Isso apagará o sistema de arquivos do Linux e deixará o HDD não-formatado. Não esqueça de clicar em "Aplicar" para que as alterações sejam realizadas.

Daí, reinicie o computador e siga com a instalação do Windows. Após a instalação do sistema, torne a plugar o HDD com Linux. Será necessário refazer teu sistema de boot, o que não é muito complicado, mas demanda um pouco de trabalho.

Concluindo a instalação do Windows, torne a nos informar para que possamos lhe auxiliar no processo de criação do dual-boot.

Um abraço!!