Desapareceram todos icones

Iniciado por mkalil, 18 de Agosto de 2009, 13:47

tópico anterior - próximo tópico

mkalil

Instalei o Scibuntu conforme a recomendaccao. Entretanto todos os icones desapareceram, ficando apenas
a tela de fundo. O que fazer para recuperar os icones?

vinicius_aleao

De que ícones você está falando? Ícones que você adicionou (pastas e arquivos) ou ícones de lixeira, Pasta Pessoal, etc.?

mkalil

Aparece apenas a tela de fundo. Todos icones e barras de ferramentas desapareceram.

ricloff

Estou com o mesmo problema com o meu Ubuntu Remix 9.04 em um Aspire One. Ontem à noite, instalei o streamtuner + streamripper e gravei algumas músicas com o streamripper. Desliquei o notebook e hoje quando liguei para usar acontece a mesma coisa. Abre a tela de login, entro com usuário e senha mas quando abre a área de trabalho, as barras de tarefas estão ausente. Como sou novo não sei como acessar a configuração da área de trabalho via linha de comando. Acho que pode ser algum problema por lá. Se alguém puder ajudar, agradeço.

vinicius_aleao

Que estranho isso... O que você está chamando de barras de ferramentas são os painéis superior e inferior, né? Se for isso, experimenta dar um Alt+F2 e digitar "gnome-panel" (sem as aspas). Veja se surte efeito.

ricloff

Vinícius, o comando gnome-panel surtiu efeito. Estranho é que o ALT+F2 não está mais funcionando ou não funciona no Remix. Fui pelo "Criar Lançador", aciono o Ícone criado e aparecem os painéis. O problema é que ao desligar/ligar, o problema não está solucionado. Tenho que novamente acionar o Ícone do Laçandor do gnome-panel. Deve existir um script onde esse comando possa estar presente e ser sempre acionado ao sistema entrar no modo gráfico. Tens como me ajudar nisso também?

vinicius_aleao

Tem sim. Claro que o que eu vou lhe ensinar é mais uma "gambiarra" que uma solução, mas deve resolver de qualquer maneira. É mais ou menos como arrancar o dente pra parar a dor em vez de tratá-lo.  ::)

Já que você já consegue recuperar o painel, vá em Sistema > Preferências > Sessões. Lá, clique em "Adicionar", ponha "Painés" (ou qualquer coisa do tipo) no campo "Nome" e ponha "gnome-panel" (nada de aspas, nunca é demais lembrar) em "Comando". Dê Ok, feche a janela de sessões e pronto. Sempre que você der login, o comando "gnome-panel" será executado e seus painéis aparecerão.

Boa sorte.

ricloff

Por hora, no meu caso,ficou bem. Não sei quanto ao dono do tópico. Obrigado! Como disseste, é uma "ganbiarra". Com o tempo espero descobrir exatamente o que houve. O que fiz para que esse problema aparecesse. Grande abraço!

Xterminator

Citação de: vinicius_aleao online 19 de Agosto de 2009, 15:39
Tem sim. Claro que o que eu vou lhe ensinar é mais uma "gambiarra" que uma solução, mas deve resolver de qualquer maneira. É mais ou menos como arrancar o dente pra parar a dor em vez de tratá-lo.  ::)

Já que você já consegue recuperar o painel, vá em Sistema > Preferências > Sessões. Lá, clique em "Adicionar", ponha "Painés" (ou qualquer coisa do tipo) no campo "Nome" e ponha "gnome-panel" (nada de aspas, nunca é demais lembrar) em "Comando". Dê Ok, feche a janela de sessões e pronto. Sempre que você der login, o comando "gnome-panel" será executado e seus painéis aparecerão.

Boa sorte.

Só uma pequena observação, gnome-panel, nautilus e o gerenciador de janelas, deve ter a opção de reiniciar nas preferências de sessão, assim ele sempre retorna quando é derrubado.
fui

vinicius_aleao

Citação de: Xterminator online 19 de Agosto de 2009, 16:41
Citação de: vinicius_aleao online 19 de Agosto de 2009, 15:39

Boa sorte.

Só uma pequena observação, gnome-panel, nautilus e o gerenciador de janelas, deve ter a opção de reiniciar nas preferências de sessão, assim ele sempre retorna quando é derrubado.
fui

Ah, não tinha prestado atenção nisso, muito bom, Xterminator. Realmente, o colega ricloff poderia dar uma olhada na aba "Sessão atual" lá em sessões e verificar se o gnome-panel está marcado para reiniciar. Se não estiver, esta pode ser a origem do problema.

ricloff

Xterminator. Valeu a dica. Como sou novo, infelizmente não soube fazer a configuração, mas fica a lembrança para situações futura.

Sobre o momento que deu o problema, pode ter sido uma atualização automática que tenha provocado o problema pois ontem realizei a atualização. Alguma dica para eu testar possível relação? Existe um log onde eu possa acompanhar as atualizações recentes? Abraço.

ricloff

Pessoal, detectei mais um problema com as janelas. Na montagem da interface gráfica de qualquer aplicação, não está aparecendo mais a janela base. Aquele janela que toda aplicação gráfica tem, com o ícone da aplicação no canto superior esquerdo e com os 3 ícones a direta (minimizar, maximizar/restaurar e fechar). Deve estar faltando algum componente no sistema. Aquela barra que tem sobre a barra de menus, sumiu! Como está faltando essa janela base, não consigo movimentar e nem redimencionar a janela da aplicação. Onde ela foi montada e como foi, fica para sempre. Nem a janelinha da aplicação está aparecendo na barra de tarefas inferior do Gnome. Alguma sugestão de solução?

Xterminator

ricloff, o responsável pelas bordas da janela é o "Gerenciador de janelas"
o padrão do Gnome é o metacity, a não ser que você instalou algum outro destes novos WM cheio de efeitos...
levando em consideração este problema a qual você se refere, sem um gerenciador de janelas "nenhuma" tecla de atalho do Ambiente gráfico vai funcionar, e algumas outras coisas como as áreas de trabalho virtuais, lista de janelas podem ficar com problemas também.

Solução, abra um terminal e digite
metacity &
vá novamente nas preferências de sessão e veja se ele está rodando com a opção reiniciar, caso o comando do metacity não funcione (isto só vai acontecer se ele foi removido por algum motivo), experimente com outro gerenciador que você tenha instalado o GNOME é compatível com a maioria dos Gerenciadores de janelas.

vinicius_aleao

É relativamente comum isso acontecer com o emerald (caso você tenha uma placa gráfica que suporte o compiz). Eu tinha exatamente esse problema. A solução, se você usa o emerald, é instalar o fusion-icon e adicioná-lo em "sessões" para que ele execute automaticamente no login.

mkalil

Tentei:
Alt-F2 : nada ocorre. Continua apenas a tela de fundo.
Ctrl-Alt-F2: entra no modo terminal (jah havia feito antes). Fazendo login e como su o comando gnome-panel dah a mensagem 'Cannot open display'. Adicionando outras opccoes, resulta na mesma mensagem.
Detectei outro problema: nao dah para fazer shutdown. Tenho que fazer com reboot, entrar no MSWindows e entao fazer o shutdown final.
Agradecco pelas sugestoes dadas ateh o momento.
Kalil