Alterar resolução

Iniciado por souzxc, 13 de Agosto de 2009, 22:23

tópico anterior - próximo tópico

souzxc

Boa noite, sou iniciante em linux, mais propriamente em Ubuntu.
Deparei-me com um problema, antes de mais já procurei na internet mas não consegui resolver.
Tenho ubuntu 9.04 e a resolucao definida é muito grande (1680X1050) para um monitor do portátil de 15".
Já instalei todas as actualizações, fui á opção Ecrã em Sistema->Preferências mas antes ele abria o programa da nvidia, no entanto agora abre a janela "ecrã" do ubuntu tendo só esta resolução disponível.
Quando tinha acesso ao painel da nvidia também não tinha a resolução desejada (1280x800), tinha apenas 1280x960 e por aí...Que não ficavam ajustadas correctamente ao ecrã. Já tentei alterar o ficheiro xorg.conf e adicionar a resolução desejada, no entanto o ficheiro é diferente dos que eu tenho visto pela net.

O meu ficheiro xorg.conf é o seguinte

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Option "UseFBDev" "true"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection

VB5

Instale ( pelo Synaptic) o 'nvidia-settings' e execute-o. Provavelmente resolverá tudo...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

souzxc

Eu já instalei nvidia-settings, no entanto não tem a resolução que desejo 1280x800 que é a que uso em windows e fica correctamente ajustada ao ecrã.

cumps

VB5

A resolução que deseja (1280x800) dá uma razão H/V de 1.6; o padrão widescreen é 16x9, ou seja, H/V=1.77. Eu utilizo uma resolução de 1360x768 (H/V =1.77) num monitor LG W2053TQ de 20", e o resultado é ótimo, sem distorções de imagem.
Para monitores comuns,  o padrão é 4x3, ou seja, H/V=1.33 ( 1024x768, por exemplo). Portanto, a resolução que deseja não é a ideal em nenhum dois tipos.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

souzxc

No meu caso, todas as resoluções disponíveis pelo nvidia-settings não ficam bem ajustadas excepto a resolução maior que tem que é 1680X1050 o qual fica tudo muito pequeno e a leitura de páginas web fica dificil pela tao pequeno tamanho das letras.

Se houver maneira de optar por outra resolução sem ser a 1680X1050 e que não fique a imagem destroçida...

VB5

Procure uma resolução 16x10 ao invés de 16x9. Aqui tenho pelo menos uma (1440x900). Meu xorg está assim:

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection

Não tenho a linha:

Option "UseFBDev" "true"

Experimente comentá-la; se não funcionar, já tentou rodar  o comando sugerido?

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Boa sorte!...  :)

VB5