Não consigo logar - teclado em outro idioma

Iniciado por Gutman, 10 de Agosto de 2009, 10:48

tópico anterior - próximo tópico

Gutman

Com linux em geral não me esquento pois sempre há solução, mas desta vez estou Muito preocupado.
Eu estou começando a estudar a lingua russa e, por curiosidade decidi ontem fuçar as opções de configuração do meu teclado e configurar ele para o alfabeto cirílico (usado neste idioma). Achei a opção de configuração e adicionei o Russo como opção de idioma. Quando testei (no pidgin e ferramenta de texto) não havia mudança. Deixei isso pra lá, resolvi outras coisas e desliguei o notebook. Hoje quando fui ligar de novo o teclado ESTAVA CONFIGURADO EM OUTRO ALFABETO! Desta forma não posso escrever meu login name!!

Tenho pouca esperança de solução sem formatar..
Existe alguma forma de iniciar a seção em terminal, logar com sudo + senha e por lá mudar o login name de forma que eu possa inicializar com um nome em russo e mudar a configuração de teclado? (os números são os mesmos tanto em português como em russo, e minha senha é toda numérica)
Enfim, imploro por ajuda.
Quem tiver alguma idéia, agradeço previamente.

toniaum

Caro amigo,

Tive o mesmo problema... Estudo grego e por algum motivo, que eu realmente não sei, reiniciei meu computador e quando fui logar o alfabeto estava em grego... pensei que teria de formatar, no entanto em pesquisa na internet achei a sua pergunta, no entanto não tivemos nenhuma resposta... procurando em um site estrangeiro consegui resolver meu problema. E para não deixar você  (e outros que, porventura, tiverem o mesmo problema) na mão - Segue os procedimentos resolveram meu problema:

1) consiga um live-cd de qualquer distro (ubuntu, kurumin, kalango, big linux, fedora...) e acesse seus arquivos

2) abra a pasta etc/default

3) edite o arquivo console-setup dessa forma:

# The following variables describe your keyboard and can have the same
# values as the XkbModel, XkbLayout, XkbVariant and XkbOptions options
# in /etc/X11/xorg.conf.
XKBMODEL="abnt2"
XKBLAYOUT="br" #no meu caso o XKBLAYOUT estava em "gr", altere para "br"
XKBVARIANT=""
XKBOPTIONS="grp:ctrl_alt_toggle"

acredito que já tenha resolvido o seu problema... no entanto aí está o me ajudou a solucionar.

Abraços