Que pacote faz o efeito visual 3d

Iniciado por doidopb, 19 de Julho de 2009, 16:14

tópico anterior - próximo tópico

doidopb

Ola a todos, sou novo no forum, espero poder ajudar... mas agora venho com uma questão.

Galera... estou com o ubuntu 8.10 e não instalei nenhum pacote adicional muito menos o compiz...

Estou rodando o gnome e simplesmente fui em Aparencia - Efeitos Visuais e coloquei a Extra...

Ai habilitou aqueles efeitos 3ds tipo, janela balancando... transição de janelas tipo muro e tal...

Sei que com o compiz gerenciador de janelas tenho muito mais coisa, portanto a minha dúvida é quem faz esses efeitos básicos que marquei??? Qual pacote??? Ou é o gerenciador de janelas GNOME??? Ou o servidor X que no meu caso é o Xorg???

Abços a todos

platao

Aqui no forum tem muito material do compiz ele vem instalado por padrao, so dar uma procurada, aqui tem algumas configurações basicas:

http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

doidopb

Blz... mas na verdade a minha dúvida não sei se tem a ver com o compiz...

só quero saber qual é o pacote que faz os efeitos visuais basicos funcionarem aqui no gnome, pois nao tenho o compiz instalado e tais efeitos pegam.

Quero saber por curiosidade.

abços

Lunik

Se você tem efeitos 3D, janelas-gelatina, etc... é porque você tem o compiz. Como o platao falou, ele já está presente no sistema por padrão, e ao selecionar os extras você habilitou ele.

Pedru

Não tem nada a ver com o Compiz balançar janelas. O Compiz vem pré-instalado, mas não configurado. Por padrão, o "gerenciador de Efeitos 3D" do GNOME é o Metacity.

Nossile

No momento que se habilita alguma opção Aparência - Efeitos Visuais o Compiz se torna ativo. E não existe essa de "gerenciador de Efeitos 3D", existem sim gerenciadores de janelas, sendo que a diferença entre o Compiz e o Metacity é que o primeiro é acelerado por hardware.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

doidopb

Perdão pela demora ao responder... galera... creio que seja o Metacity mesmo que o PEDRU falou... nao pude testar no momento, mas quem puder confirmar me dá uma resposta que encerro o tópico...

O compiz com certeza não é... pois não está instalado... ao contrário desse Metacity que está instalado por padrão, e ao tentar remover ele, o mesmo exige que remova o pacote ubuntu-desktop

Desde já agradeço... abços

Nossile

Repetindo: O Compiz é instalado por padrão no Ubuntu.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y