[Resolvido] Mudança eth1 p/ eth0

Iniciado por fernando.linux, 29 de Julho de 2009, 14:30

tópico anterior - próximo tópico

fernando.linux

olá,

Meu pc tinha 2 placas de rede , eth0 e eth1 , só que a placa de rede eth1 deu problema e tive q trocar , quando eu instalei a nova placa de rede reconheu como eth2 .
alguem sabe como faço para minha nova placa de rede que estar como eth2 se tornar eth1?

desde ja agradeço

Riccardo Petrillo

Se vc acessa a rede via banda larga tem que informar um código para a operadora da internet.

Se vc trocou a placa de rede, provavelmente o código também muda e tem que informar a operadora.

Para saber o código, acesse o terminal e digite: $ ifconfig (acho que são 12 dígitos no total, com letras e números)

Se vc não consegue acessar a net, talvez essa dica possa te ajudar...
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Felix

Não estou no Ubuntu agora, então não sei se a dica ainda serve, mas já passei por isso e até coloquei a solução no meu blog:

Etch e placas de rede
“O Debian (e outras distros que usam kernel 2.6) utiliza o udev como hotplug (ou sistema plug-and-play). Com isso, ao inserir uma placa de rede nova ou ao trocá-la de slot, você terá o nome eth0 mudado para eth1 etc. Exemplo: você instala uma placa de rede Intel. Ela é a eth0. Agora você a remove e coloca uma 3Com no lugar dela. Você terá a eth1 (ao invés de eth0)

Caso queira retornar ao nome eth0, bastará editar o arquivo /etc/udev/rules.d/z25_persistent-net.rules. O conteúdo deste arquivo é simples e fácil de entender. Procure a linha correta e renomeie o eth0 para eth1.”

eduardolara

O que o Felix falou está certinho.  :D
Vou só lhe passar um passo-a-passo.

1) Abra o seu terminal e digite:
sudo su   (vai pedir senha root)

2) Depois acesse a pasta:
cd /etc/udev/rules.d/

3) Liste os arquivos que possuam "net" no nome:
ls *net*

4) Para mim apareceu:
70-persistent-net.rules

5) Faça uma cópia de backup do arquivo:
cp 70-persistent-net.rules 70-persistent-net.backup

6) Reset o arquivo:
echo >70-persistent-net.rules

Reinicie o Ubuntu que as placas serão novamente eth0 e eth1;)

Caso de algum problema, você tem o backup do arquivo.

fernando.linux

Muito obrigado a todos , vou fazer isso e  colocar o resultado aki
obrigado mesmo a todos , vlw

fernando.linux

Fiz esse passo a passo e deu tudo certo , obrigado mais uma vez , e gostaria de agradecer também ao Felix e ao Riccardo pela a ajuda.
obrigado a todos

eduardolara

Citação de: fernando.linux online 30 de Julho de 2009, 18:02
Fiz esse passo a passo e deu tudo certo , obrigado mais uma vez , e gostaria de agradecer também ao Felix e ao Riccardo pela a ajuda. obrigado a todos

Mude o assunto em sua primeira postagem para:

[Resolvido] Mudança eth1 p/ eth0