subindo servidor Ubuntu 8.04

Iniciado por Junior Guidi, 25 de Agosto de 2008, 17:41

tópico anterior - próximo tópico

Junior Guidi

Olá pessoal.
este é meu primeiro post no forum, mas já pesquisei bastante antes de postar isso.
Meu problema é bem tipico, tenho prestado atenção, mas não consigo resolver nem seguindo a risca varios tutoriais (inclusive os daki).

Tenho 20 máquinas conectadas a um servidor Ubuntu 7.10 (que não fui eu quem configurou ele a 1ª vez).
Nele roda squid para proxy e cache.
Todos os outros PCs tem o IP fixo, configurado manualmente 192.168.0.2/25. Os demais PCs dessa rede recebem IP automatico via DHCP.
Tudo funcionava muito bem até eu instalar o Ubuntu 8.04 (Hardy Herron).
Já copiei o conteudo dos arquivos antigos, mas não funcionou o compartilhamento da conexão.
Os PCs da rede se pingam.
De tanto quebrar a cabeça eu acabei criando um arquivo de "log" do que eu estava fazendo. Sege abaixo.

configurei as placas de rede;

eth0 = externa
   DHCP

eth1 = interna
   IP    192.168.0.1
   Máscara   255.255.255.0
   Gateway   192.168.0.1

configurei o grupo para TELECENTRO

editei o arquivo rc.local com o código:

iptables -F
   iptables -F INPUT
   iptables -F OUTPUT
   iptables -F POSTROUTING -t nat
   iptables -F PREROUTING -t nat
   echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
   iptables -P FORWARD ACCEPT
   iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE

reiniciei.

eu queria fazer tudo funcionar novamente com essa nova versão do Ubuntu. ou seja:

- compartilhar a conexão de internet e arquivos com os outros PCs da rede.
- NÃO quero DE FORMA ALGUMA ter que configurar NADA nos outros PCs, seja FireFox ou qqer outro arquivo  (pq funcionava assim antes, apenas configurei manualmente os IPs)
- atribuir IPs automaticamente via DHCP depois da faixa 192.168.0.25

se possivel cerveja e uma loira bem bonita pra me dar assistencia também! 8)

DETALHE: eu ainda não configurei o SQUID pq acabei de formatar dnovo o server. e eu quero q o compatilhamento funcione tanto com squid quanto sem. (sendo ele apenas usado mais para criar as regras de acesso).

no aguardo.
um forte abraço,

Junior Guidi

paozinho

Existem chances de as configurações velhas não funcionarem mais com o Hardy. Por favor, preciso saber qual é este arquivo que você copiou. Da um PASTE aqui, prometo que vamos voltar esse servidor ae no ar  :)

Copie aqui os arquivo e então poderemos ver melhor.

Abraços.

Junior Guidi

Citação de: paozinho online 26 de Agosto de 2008, 10:37
Existem chances de as configurações velhas não funcionarem mais com o Hardy. Por favor, preciso saber qual é este arquivo que você copiou. Da um PASTE aqui, prometo que vamos voltar esse servidor ae no ar  :)

Copie aqui os arquivo e então poderemos ver melhor.

Abraços.

opa! :)

então... eu acabei quebrando a cabeça sozinho mesmo...
fiz varios testes de ping com os servidores DNS que eu usava e ta tudo ok...

mas agora ta me acontecendo outra coisa...
eu ainda uso o sistema antigo, pq ele está funcionando tudo certinho...
já o outro não está resolvendo endereços DNS agora...
o interessante é q eu estou usando os mesmos DNS do server que funciona beleza.

eu acho q está tudo configurado ok com os arquivos, mas se preciso for eu posto o conteudo deles tambem.

até mais.

danueli

Bom dia!

Vi este tópico e acho que o problema que tenho é muito semelhante.

tenho o servidor Ubuntu 8.04 Hardy Heron LTScom:
--> bind9
--> dhcp3
--> Samba
--> Quota
--> Webmin

placa para rede externa é eth0: 192.168.10.116 (estatico com respectivo gw subnet network bdcst)
placa para rede interna é eth1: 192.168.2.1 (sendo a gama de ip's a distribuir pelos clientes ubuntu e windows 192.168.2.0)

os clientes recebem ip's comunicam entre si...
O problema é que nenhum deles consegue ir a internet, como resolvo este problema?

PS: Já massacrei muito em pesquisa e não consegui encontrar nada que me resolve-se o problema :S