Placa de vídeo ATI Radeon 9550 e Monitor Wide

Iniciado por sanorj, 11 de Julho de 2009, 11:26

tópico anterior - próximo tópico

sanorj

bom dia galera!

estou começando no linux e gostaria de saber como sei se minha placa de video está ok.

como não achei tópico envolvendo a placa de vídeo com resolução, joguei a toalha e resolvi postar, desculpem-me se já existe esse tópico.

a proposito quando digito no terminal: glxinfo | grep rendering
ele retorna: direct rendering: Yes

mas tipo so to com a opção 1024x768 e inferior habilitadas... e meu monitor 19" eh widescreen, o certo seria  1360x768 e o botao detectar monitor nao funciona.

Abraços,
Leonardo

Zefonseca

Olá Leonardo, seja bem vindo.
Boas experiências com o linux em sua nova 'empreitada'.

Primeiro diz qual a versão do Ubuntu (se é que é Ubuntu que você usa) para nos situarmos melhor.

Como foi que você instalou o driver ATI? Automaticamente pelo sistema?
Você tentou modificar a resolução de tela do seu monitor para a correta "1360x768" em Sistemas/Preferências/Vídeo?

Sua renderização está ok, no entanto não sabemos qual driver você está usando. Comigo, geralmente quando instalo o driver ATI ele reconhece a resolução padrão do monitor automaticamente. Quando não reconhece, dependendo da versão do driver ou da forma como se instala o driver, o sistema pede para que você escolha o driver e o monitor, antes de abrir o desktop, juntamente com a resolução disponíveis que deseja usar, no caso de Ubuntu.

Passa essa informações aí ou tente mudar a resolução no caminho que coloquei acima.

Abraço.

sanorj

Obrigado pela resposta zé.

O meu é Ubuntu versão 9.04 Jaunty Jackalope. Eu deixei ele instalar tudo automaticamente sim. Eu já fui nesse caminho e ele só me dá as opções 1024 800 e 640. E quando clico em detectar monitor não acontece nada.

Não sei qual o driver de video está instalado é, pelo lshw:

-display:0 UNCLAIMED
                description: VGA compatible controller
                product: RV350 AS [Radeon 9550]
                vendor: ATI Technologies Inc
                physical id: 0
                bus info: pci@0000:01:00.0
                version: 00
                width: 32 bits
                clock: 66MHz
                capabilities: bus_master cap_list
                configuration: latency=32 mingnt=8
           *-display:1 UNCLAIMED
                description: Display controller
                product: RV350 AS [Radeon 9550] (Secondary)
                vendor: ATI Technologies Inc
                physical id: 0.1
                bus info: pci@0000:01:00.1
                version: 00
                width: 32 bits
                clock: 66MHz
                capabilities: cap_list
                configuration: latency=32 mingnt=8

Abraços,
Léo

Ioca100

Veja pelo synaptic, se server-xorg-video -ati está instalado,caso afirmativo marque para reinstalar, aqui tenho uma ati radeon 9600xt que funciona bem no meu wide(1440x900), se você puder usar o cabo dvi,  configura automaticamente, mas a placa e monitor tem que ser compatível com DVI.
Boa sorte.
Usuário Linux- 449417

sanorj

Reinstalei e nao deu em nada(já reiniciei).

Infelizmente nao tenho suporte ao DVI.

Ioca100

Aqui no meu synaptic tem a opção dos drivers proprietários, veja se você tem xorg-driver-fglrx e marque para instalar.
Usuário Linux- 449417

Zefonseca

Leonardo, se foi instalado automaticamente deve ter sido um bem antigo. Não sei te dizer qual é. Siga a última dica do "Ioca100". Se não der certo tente dessa outra forma, desinstalando esse driver e pondo um mais atual.

O comando "fglrxinfo" mostra alguma coisa. Eis o meu resultado. Uso uma ATI HD2400:

jubuntu@JR-Ubuntu-Laptop:~$ fglrxinfo
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: ATI Mobility Radeon HD 2400
OpenGL version string: 2.1.8673

A última linha dá uma noção da versão do driver. Desde o catalyst 9.4 que o string é 2.1.8673, não sei se um driver mais antigo mostraria o mesmo string.

Estive lendo na Wiki de instalação do Catalyst e confirmando no site da ATI, para a sua VGA 9550, você só poderá usar no Jaunty o driver 9.3, pois pra sua placa o driver mais atual é este último. Só VGAs mais novas o Catalyst 9.6 funcionam no Jaunty.
E na Wiki que uso pra instalar o driver não ensina como instalar o driver 9.3 manualmente, em especifico.

Mas podemos fazer o seguinte: se usa banda larga baixe o driver mais novo, para o seu modelo de VGA, o 9.3 http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Legacy/Pages/radeon_linux.aspx?type=2.4.1&product=2.4.1.3.25&lang=English
... são 80Mb o arquivo e tente seguir os passos de instalação manual da wiki do Catalyst 9.6 para Jaunty http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Jaunty_Installation_Guide

Crie uma pasta 'ati' (sem aspas) em sua /home/usuário e salve lá o arquivo de instalação baixado; siga os passos manuais, como estão na wiki, começando de "Before you start" com a instalação daqueles pacotes e depois siga para os passos seguintes. Você usa o terminal para instalar e pode copiar e colar os comandos da wiki no terminal.

Lembrete:
- na hora do comando "sh ati-driver-installer-9-6-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/jaunty" você irá substituir a versão de 9.6, na linha de comando, para 9.3. Execute esse comando dentro do diretório onde salvou o Catalyst 9.3 e veja se foi gerado, dentro da pasta 'ati', os pacotes necessários para os passos seguintes;
- Preste atenção que na wiki mostra comandos que devem ser executados com versão de 64bits, esses você pula, se seu Jaunty for 32bits;
- Está em inglês a wiki. Se tiver dúvidas você posta aqui que tento ajudar;
- Se depois que você fizer tudo, e antes de abrir o desktop, aparecer uma janela acinzentada tosca, não se assuste, encare ela pois ali você vai definir o driver ATI (fglrx) e o monitor com a resolução que vc usa. Nessa tela abaixo à esquerda tem uma opção para marcar. É para monitores widescreen.

Se outro usuário tiver uma solução mais simples, sinta-se à vontade a ajudar.

Leonardo, qualquer coisa volte aqui. Se não der certo e o ambiente gráfico não abrir mais, não se desespere, entre no grub e escolha modo recovery, lá você pode reconfigurar o xorg.conf para os parâmentros padrões. Então se reinicia tudo normalmente, mas como de início no Ubuntu, sem a aceleração 3D. Daí a gente tenta ver o que hove que não deu certo.

Boa sorte.

Editado:
Não instale o 9.3 por cima, remova o antigo com o comando,

sudo apt-get remove fglrx-kernel-source xorg-driver-fglrx

Ou pelo Envy, ou pelo próprio Synaptic.

sanorj

opa vou tentar isso ja ja... acabei ficando sem internet por um bom tempo mas to de volta! nao desistirei do linux!