Placa de vídeo ATI Radeon 9550 e Monitor Wide

Iniciado por sanorj, 11 de Julho de 2009, 11:26

tópico anterior - próximo tópico

sanorj

bom dia galera!

estou começando no linux e gostaria de saber como sei se minha placa de video está ok.

como não achei tópico envolvendo a placa de vídeo com resolução, joguei a toalha e resolvi postar, desculpem-me se já existe esse tópico.

a proposito quando digito no terminal: glxinfo | grep rendering
ele retorna: direct rendering: Yes

mas tipo so to com a opção 1024x768 e inferior habilitadas... e meu monitor 19" eh widescreen, o certo seria  1360x768 e o botao detectar monitor nao funciona.

Abraços,
Leonardo

Zefonseca

Olá Leonardo, seja bem vindo.
Boas experiências com o linux em sua nova 'empreitada'.

Primeiro diz qual a versão do Ubuntu (se é que é Ubuntu que você usa) para nos situarmos melhor.

Como foi que você instalou o driver ATI? Automaticamente pelo sistema?
Você tentou modificar a resolução de tela do seu monitor para a correta "1360x768" em Sistemas/Preferências/Vídeo?

Sua renderização está ok, no entanto não sabemos qual driver você está usando. Comigo, geralmente quando instalo o driver ATI ele reconhece a resolução padrão do monitor automaticamente. Quando não reconhece, dependendo da versão do driver ou da forma como se instala o driver, o sistema pede para que você escolha o driver e o monitor, antes de abrir o desktop, juntamente com a resolução disponíveis que deseja usar, no caso de Ubuntu.

Passa essa informações aí ou tente mudar a resolução no caminho que coloquei acima.

Abraço.

sanorj

Obrigado pela resposta zé.

O meu é Ubuntu versão 9.04 Jaunty Jackalope. Eu deixei ele instalar tudo automaticamente sim. Eu já fui nesse caminho e ele só me dá as opções 1024 800 e 640. E quando clico em detectar monitor não acontece nada.

Não sei qual o driver de video está instalado é, pelo lshw:

-display:0 UNCLAIMED
                description: VGA compatible controller