O Linux Ubuntu e os usuários básicos

Iniciado por rjbgbo, 23 de Julho de 2009, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

ubu4ever

Nossile,

Não sei se a sua crítica foi dirigida a mim, mas não me referi aos usuários do Windows (muito menos de forma pejorativa). Referia-me à "cultura" do Windows em geral.

Adriano R.N.

Camaradas, boa tarde!
Toda vez que vejo certos comentários afirmando dos vícios dos usuários comuns ou da suposta preguiça e comodismo deles, confesso que fico incomodado.
Sou educador social, tenho 400 educandos que vivem uma vida de carências terríveis, para alguns deles usar um computador é um verdadeiro parto, conseguir R$2,00 com os pais para passar um hora na lan house de papo no msn e orkut. Outros nem isso conseguem.
Eu adoro usar GNU/Linux, porém, sei quantas horas de estudo e leitura dedico. Existem pessoas que querem aprender algo, outras não.
Ando de moto e não sou mecânico, procurei aprender o básico para não ficar na mão, talvez seja isso que o autor do tópico queira, o mínimo de esforço do usuário, no entanto, tem tantas coisas que eu uso e nunca me perguntei como funcionam ou como foram feitas, elas simplesmente funcionam e pronto.
Acredito que o celular é um bom exemplo disso, tem mil e uma funções, você pode ler o manual e aprendê-las, se não quer então digite o número e aperte a tecla verde, pronto fez a ligação. Os sistemas operacionais deveriam ser assim (todos eles, afinal, windows não é simples, apenas tem mais gente que "conhece o básico" e se ajudam).
Esse fórum tem um hábito muito louvável que é acolher bem os novos usuários, esse é um caminho inteligente de socializar GNU/Linux e nosso Ubuntu. O resto terá que ser aprendizado para todos nós, uns para entender o sistema, outros para entender as limitações humanas.
Parabéns ao rjbgbo que inciou esta reflexão, só assim podemos trocar boas idéias e melhorarmos nossos procedimentos.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

docetrago

O meu primeiro contato com o assunto sistema operacional veio de curiosidade sobre segurança ( criptografia, redundância, descentralização, etc ), mas como eu não sou da área, inventei de fuçar num livro da O'Reilly, chamado Practical UNIX Security, escrito por Simson Garfinkel / Gene Spafford.

Mas como eu iria usar Unix hein ? Eu nem tinha noção direito do que era tal SO ! Li o capítulo impressionante sobre Criptografia, depois fui pesquisar sobre o PGP, famoso soft de cripto, etc etc etc... Já que estava com o livro em mãos, dei uma navegada e vi uns assuntos que me chamaram muito a atenção, que eram justamente sobre a arquitetura do UNIX, o super usuário, shadow passwords, MD5, chaves RSA, Firewall, ... enfim eu fiquei maravilhado ao ver tudo aquilo aberto e disponível para implementação.

Mas, nada de Unix rsrsrsrsr... continuei usando o Windows por um bom tempo, e me perguntando sobre isso. Fiz muito "I agree", "next", "next", "finish"... muito mesmo. Hoje eu estou muito feliz por poder usar um Sistema Operacional que é aberto e que posso estudar.

Isso é reaprendizado. E que deixa a gente realizado demais. Passei a conhecer melhor o meu computador, a me interessar por manutenção de hardware e tudo mais.

Mudança de cultura é isso. É questão de vontade aliada a curiosidade.

clebson

Citação de: Adriano R.N. online 25 de Julho de 2009, 15:14

Eu adoro usar GNU/Linux, porém, sei quantas horas de estudo e leitura dedico. Existem pessoas que querem aprender algo, outras não.
Ando de moto e não sou mecânico, procurei aprender o básico para não ficar na mão, talvez seja isso que o autor do tópico queira, o mínimo de esforço do usuário, no entanto, tem tantas coisas que eu uso e nunca me perguntei como funcionam ou como foram feitas, elas simplesmente funcionam e pronto.
Acredito que o celular é um bom exemplo disso, tem mil e uma funções, você pode ler o manual e aprendê-las, se não quer então digite o número e aperte a tecla verde, pronto fez a ligação. Os sistemas operacionais deveriam ser assim (todos eles, afinal, windows não é simples, apenas tem mais gente que "conhece o básico" e se ajudam).

Concordo!!!

Nossile

Citação de: gcclt online 25 de Julho de 2009, 12:05
Nossile,

Não sei se a sua crítica foi dirigida a mim, mas não me referi aos usuários do Windows (muito menos de forma pejorativa). Referia-me à "cultura" do Windows em geral.

Fica tranquilo, não tinha nada haver com o seu comentário (confesso que nem tinha lido ele  ;D ), foi só um desabafo mesmo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

bawlaw

Muitos dos usuarios do windows estão migrando pois nao estão satisfeitos com o seu sistema operacional ou ouviram falar tão bem do linux que estão experimentando ele.

Portanto quando eles migram. eles não querem mais problemas que ja tinham anteriormente, como "porque meu cd não está sendo lido??" e tendo que ficar pesquisando a toda a hora em forums e etc..
Eu não li todos os tutoriais por falta de tempo... e preguissa.. mas pelo que eu percebi eles ja partem do principio q a pessoa ja sabe sobre o DOS (o que muita gente nem sabe que existe)

Eu não sei como educa-los mas uma boa ideia seria na hora da instalação do SO ou do login, citar informações e curiosidades sobre. Por exemplo "No linux não é necessario anti-virus.. Pois (...)".

Raptor Tricolor

Citação de: docetrago online 25 de Julho de 2009, 15:58

Mudança de cultura é isso. É questão de vontade aliada a curiosidade.

Boa tarde amigos...

Este é o ponto, a cultura da facilidade de Agree, Next e Finish deixou a grande maioria viciada no conformismo do ruindows. Se diferem dessa maioria os que não se acomodam quando aparece alguma dificuldade, procuram de todas formas e maneiras de resolver.

Pelo menos eu,quando estou com dificuldade em alguma coisa é como um desafio( incentivo ) ainda maior em descobrir a solução e se poder compartilhar a descoberta melhor ainda. ;D

Abraços!!