O Linux Ubuntu e os usuários básicos

Iniciado por rjbgbo, 23 de Julho de 2009, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

ubu4ever

Nossile,

Não sei se a sua crítica foi dirigida a mim, mas não me referi aos usuários do Windows (muito menos de forma pejorativa). Referia-me à "cultura" do Windows em geral.

Adriano R.N.

Camaradas, boa tarde!
Toda vez que vejo certos comentários afirmando dos vícios dos usuários comuns ou da suposta preguiça e comodismo deles, confesso que fico incomodado.
Sou educador social, tenho 400 educandos que vivem uma vida de carências terríveis, para alguns deles usar um computador é um verdadeiro parto, conseguir R$2,00 com os pais para passar um hora na lan house de papo no msn e orkut. Outros nem isso conseguem.
Eu adoro usar GNU/Linux, porém, sei quantas horas de estudo e leitura dedico. Existem pessoas que querem aprender algo, outras não.
Ando de moto e não sou mecânico, procurei aprender o básico para não ficar na mão, talvez seja isso que o autor do tópico queira, o mínimo de esforço do usuário, no entanto, tem tantas coisas que eu uso e nunca me perguntei como funcionam ou como foram feitas, elas simplesmente funcionam e pronto.
Acredito que o celular é um bom exemplo disso, tem mil e uma funções, você pode ler o manual e aprendê-las, se não quer então digite o número e aperte a tecla verde, pronto fez a ligação. Os sistemas operacionais deveriam ser assim (todos eles, afinal, windows não é simples, apenas tem mais gente que "conhece o básico" e se ajudam).
Esse fórum tem um hábito muito louvável que é acolher bem os novos usuários, esse é um caminho inteligente de socializar GNU/Linux e nosso Ubuntu. O resto terá que ser aprendizado para todos nós, uns para entender o sistema, outros para entender as limitações humanas.
Parabéns ao rjbgbo que inciou esta reflexão, só assim podemos trocar boas idéias e melhorarmos nossos procedimentos.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

docetrago