não consigo compilar um arquivo .cpp

Iniciado por alexpedrasi, 21 de Julho de 2009, 00:49

tópico anterior - próximo tópico

alexpedrasi

Olá pessoal.  Sou iniciante no fórum mas tenho algum contato com o ubuntu há algum tempo, não muito, claro.
Gostaria de saber como faço para compilar e rodar um arquivo em c/c++ no anjuta. Instalei o anjuta e também o build-essential, mas quando eu mando o anjuta compilar um arquivo .cpp, o anjuta simplesmente fecha. Não sei qual o problema. Li alguns tópicos do fórum e vi que o pessoal diz pra "rodar" o arquivo no gcc. Bom, o gcc é o quê? É o terminal do Linux? (desculpa, a ignorância)
Se for, digam-me: usei o anjuta na usp (também usando o Ubuntu), lá bastava compilar no próprio anjuta e depois executar, também no anjuta que o programa rodava normalmente. O que tenho de fazer para que o meu anjuta funcione assim aqui no meu pc?

Bom, obrigado desde já pela ajuda. To gostando muito do Linux. (Ubuntu 9.0.4)

Lunik

O problema é que o anjuta na versão atual não compila arquivos únicos. É preciso criar um projeto antes (mais ou menos como o devc++).

Pra isso clica em File -> New -> Project (Arquivo -> Novo -> Projeto)
e depois adiciona os sources que quer compilar.

Se quiser compilar um único arquivo sem esse trabalho todo, uma alternativa é instalar o plugin do terminal no anjuta. Embaixo do editor vai aparecer uma janela do terminal, você digita seu código no anjuta, salva ele (exemplo 'teste.cpp') e no terminal você digita:
g++ teste.cpp -o teste

Pra executar, ainda no terminal, digita: ./teste

Outra alternativa é instalar o CodeBlocks.

Darcamo

gcc é o compilador. Você pode compilar seu programa pelo terminal usando o gcc do jeito que o Lunik indicou (g++ na verdade é o gcc - chamar g++ indica que ele deve compilar usando a sintaxe de C++ ao invés de C).