GeForce FX 5200LE

Iniciado por erkrijo, 06 de Janeiro de 2010, 11:21

tópico anterior - próximo tópico

erkrijo

Eu sou um novíssimo usuário do Ubuntu, estou aprendendo a lidar com ele e tenho conseguido progressos importantes. Estou adorando isso aqui!!!
Mas tenho alguns problemas que não consigo resolver. O primeiro e talvez mais simples segue aqui.

Estou usando o 9.10 karmic num AMD Sempron 2200+. Minha pláca de vídeo é essa aí: GeForce FX 5200LE.

Vamos ao problema.

Configuro minha área de trabalho com 1290x960... mas ao reiniciar o ubuntu sempre a inicializa em 1024x768. Altero as configurações e faço o clique em Save to X Configuration File, e então vem a mensagem: Failed to parse existing X config file '/etc/X11/xorg.conf'!. Já segui algumas dicas aqui do fórum, mas não resouveram, algumas acabaram atrapalhando o GNOME (e sofri um bocado para não formatar minha máquina) talvez por serem por versões mais antigas do ubuntu.

Valeu colegas!

Felix

Desculpe por não me lembrar exatamente o processo, mas isso não é muito difícil de arrumar não: ao fazer esta configuração com a resolução de tela desejada há uma opção onde você exibe o xorg.conf ao invés de salvá-lo, copie ele e execute o seguinte comando no terminal:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

substitua o conteudo deste arquivo pelo que você copiou do programa de configuração e salve.

Pronto, agora você terá suas configurações corretas quando reiniciar.

Há também a opção de executar o próprio programa com o comando gksudo, daí você não terá o problema de permissão de arquivos quando tentar salvar as configurações.

Qualquer dúvida é só perguntar.

erkrijo

Citação de: Felix online 06 de Janeiro de 2010, 11:34
Desculpe por não me lembrar exatamente o processo, mas isso não é muito difícil de arrumar não: ao fazer esta configuração com a resolução de tela desejada há uma opção onde você exibe o xorg.conf ao invés de salvá-lo, copie ele e execute o seguinte comando no terminal:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf