GeForce FX 5200LE

Iniciado por erkrijo, 06 de Janeiro de 2010, 11:21

tópico anterior - próximo tópico

erkrijo

Eu sou um novíssimo usuário do Ubuntu, estou aprendendo a lidar com ele e tenho conseguido progressos importantes. Estou adorando isso aqui!!!
Mas tenho alguns problemas que não consigo resolver. O primeiro e talvez mais simples segue aqui.

Estou usando o 9.10 karmic num AMD Sempron 2200+. Minha pláca de vídeo é essa aí: GeForce FX 5200LE.

Vamos ao problema.

Configuro minha área de trabalho com 1290x960... mas ao reiniciar o ubuntu sempre a inicializa em 1024x768. Altero as configurações e faço o clique em Save to X Configuration File, e então vem a mensagem: Failed to parse existing X config file '/etc/X11/xorg.conf'!. Já segui algumas dicas aqui do fórum, mas não resouveram, algumas acabaram atrapalhando o GNOME (e sofri um bocado para não formatar minha máquina) talvez por serem por versões mais antigas do ubuntu.

Valeu colegas!

Felix

Desculpe por não me lembrar exatamente o processo, mas isso não é muito difícil de arrumar não: ao fazer esta configuração com a resolução de tela desejada há uma opção onde você exibe o xorg.conf ao invés de salvá-lo, copie ele e execute o seguinte comando no terminal:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

substitua o conteudo deste arquivo pelo que você copiou do programa de configuração e salve.

Pronto, agora você terá suas configurações corretas quando reiniciar.

Há também a opção de executar o próprio programa com o comando gksudo, daí você não terá o problema de permissão de arquivos quando tentar salvar as configurações.

Qualquer dúvida é só perguntar.

erkrijo

Citação de: Felix online 06 de Janeiro de 2010, 11:34
Desculpe por não me lembrar exatamente o processo, mas isso não é muito difícil de arrumar não: ao fazer esta configuração com a resolução de tela desejada há uma opção onde você exibe o xorg.conf ao invés de salvá-lo, copie ele e execute o seguinte comando no terminal:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

substitua o conteudo deste arquivo pelo que você copiou do programa de configuração e salve.

Pronto, agora você terá suas configurações corretas quando reiniciar.

Há também a opção de executar o próprio programa com o comando gksudo, daí você não terá o problema de permissão de arquivos quando tentar salvar as configurações.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Valeu Felix... Mas não consegui entender. Eu tentei fazer o que você me sugeriu, mas tenho que me desculpar pela inexperiência, vou mostrar o que tem no gedit...

Section "Screen"
   Identifier   "Defaut"
   DefaultDepth   24
EndSection

Section "Module"
   Load   "glx"
   Disable   "dri2"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Defaut"
   Option   "NoLogo"   "True"
   Driver   "nvidia"
EndSection

O que devo fazer???

Obrigado pela paciência como o novato aqui!

Felix

Realmente, estou em um micro totalmente diferente do que possuia com placa nvidia, então vou tentar explicar de uma forma genérica, como não lembro o nome do programa onde você faz esta configuração, peço que siga os seguintes passos:

1º vamos criar um atalho para ele na barra superior, ao invés de ir no menu e acessar o programa normalmente, clique com o botão direito do mouse nele e escolha a opção: Adicionar este lançador ao painel

2º Com o lançador criado no painel, clique com o botão direito dele e vá em Propriedades

3º Na caixa de texto referente a Comando, acrescente no início um "gksudo" (sem as aspas e mantenha o comando, obviamente separado por um espaço)

3º Clique em "Fechar

Agora, execute o lançador que está no painel, ele irá pedir sua senha, digite-a normalmente, faça as configurações habituais e salve o arquivo assim como você tentava fazer antes. Desta vez não terá erros.

Espero que tenha sido claro, desculpe pela 'imprecisão do texto.

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

erkrijo

Acho que todos aqui instalaram o Linux mais de uma vez por problemas que não conseguiram resolver... Foi o que eu fiz. Não resolvi o problema que queria resolver e acabei conseguindo os antigos de novo.

Eu não consegui fazer o nvidia-settings gravar o tal 'X file' com as dicas dos colegas aqui. Só instalando um pacote '.deb' que consegui em algum Tópico aqui do Fórum, mas não consigo mais achar...

Por favor, onde está aqueles pacotes tão práticos e eficientes???

erkrijo

Esse processo de tentativa e erro é desgastante...

Uma imagem... tô cansado de ler e escrever...

Pra ver melhor:http://picasaweb.google.com/lh/photo/mkxlAvGurbKRZgRBsyn0Ew?authkey=Gv1sRgCJ2L7ZSrk_64jAE&feat=directlink