Observação sobre AVG Anti-Virus

Iniciado por GuidjeLeGamba, 12 de Julho de 2009, 21:33

tópico anterior - próximo tópico

GuidjeLeGamba

Boa noite,

Como todos sabem, a possibilidade de existência, funcionalidade e disseminação de virus dentro do ambiente Linux é um tanto remota, vide as políticas de execução de dados que o sistema propõe. Porém, não é incomum usarmos ou pegarmos um arquivo qualquer que tenha vindo de um ambiente Windows. Para evitar a propagação de uma praga desse e para esse sistema, muitos de nós, usuários de Ubuntu (ou qualquer outra distribuição Linux), optamos por instalar uma solução anti-vírus, afim de escanear aqueles arquivos que compartilhamos com os nossos "mais chegados".

Eu, por exemplo, havia instalado o AVG Anti-Virus versão 8 com esse intuito. Ele funcionou muito bem durante cerca de três meses. Acredito que irei instalá-lo novamente, justamente pelo motivo supracitado. Porém, gostaria de fazer uma ressalva sobre algo que não acredito ser um "bug", mas um comportamento infeliz do aplicativo...

Durante um "update" do banco de dados do programa, houve uma interrupção de luz ou internet. Quando tornei a ligar o computador, o AVG anti-virus criou diversos arquivos, com extensão ".core", os quais "cresciam" como pães com fermento... Claro, isso me causou um mau-funcionamento do sistema e, até eu descobrir acidentalmente a causa do problema, meu computador ficou praticamente inutilizável. O espaço em disco utilizado começou a aumentar até atingir os 100%.

Resolvi postar essa observação não como crítica, mas apenas como referência para o caso de alguém passar pelo mesmo mau bocado.

Abraço!!

chapafogu1nho

Uma vez eu também executei um virus no wine o meu sistema travou.
começou a abrir um "bocado" de janelas até travar o pc.
Computer is like to air-conditioning, not to provide with "Windows" open. hehe

Thiago.cmv

Não estou aqui para falar sobre o AVG, mas para lhe falar sobre o Clamav. Considero o AVG um antivirus bom (eu usava ele no windows) e nem sabia que ele tinha uma versão para linux. O antivirus que eu uso é o Clamav, ele está no repositório do Ubuntu, você pode usar ele no terminal ou instalar um GUI (interface amigável) que também contém no repositório!  :)
"O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender." (Alvin Toffler)

slkslk

Sugiro também o clamav. Existe uma "versão" do clamav para windows (pelo menos tem o motor do clamav) que é o moon defender. Nunca ouvi dizer que tivesse tal comportamento, embora existam sempre problemas quando a energia vai abaixo durante updates ou upgrades. Se for servidor, sugiro mesmo uma UPS. Se for desktop, porque não uma baratinha só para permitir fechar o pc em segurança?

Fica a dica
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

GuidjeLeGamba

Pessoal,

Valeu a dica: vou de Clamav!!

Citação de: slkslk online 14 de Julho de 2009, 07:36
Sugiro também o clamav. Existe uma "versão" do clamav para windows (pelo menos tem o motor do clamav) que é o moon defender. Nunca ouvi dizer que tivesse tal comportamento, embora existam sempre problemas quando a energia vai abaixo durante updates ou upgrades. Se for servidor, sugiro mesmo uma UPS. Se for desktop, porque não uma baratinha só para permitir fechar o pc em segurança?

Olha, não sei quanto tá uma UPS "baratinha"... Mas da última vez que andei olhando preço, não valia a pena (pelo menos não pra ter em casa, pra uso particular). Quer dizer, até vale, mas não com os meus vencimentos atuais, coloquemos nesses termo... HEHEHE

Abraço!