Não lê nem grava DVDs

Iniciado por profluizfilo, 07 de Julho de 2009, 18:56

tópico anterior - próximo tópico

profluizfilo

Citação de: slkslk online 09 de Julho de 2009, 11:59
Só uma pergunta idiota. Quando fez o upgrade não mudou peças ao pc? Por ex, um disco novo, sata em vez de ide, ou uma dvdrom nova? Poderá ser de estarem mal colocados os cabos (ou terem saltado) ou os jumpers estarem ambos como slave ou master? Se for o caso, e já que está disposto a formatar, talvez poupe tempo verificando isso...

Eu li algures que alguém com um problema idêntico tinha resolvido colocando o cdrom como 1st boot na bios. Não faço ideia o que pode ter a ver com nada, mas lembro-me que tinha essa pessoa tinha comentado que funcionou. E como tentar não custa, ponha 1st cdrom, 2nd floppy, 3rd hd e veja se resulta. Quem sabe...  ;)

Olá slkslk,
Primeira questão sua: não troquei nada no pc...é exatamente o mesmo.
Quanto a sua sugestão, fiz as alterações mas nada mudou...

Valeu pela ajuda. Acho que vou formatar mesmo
"O Mundo é um belo livro, mas é pouco útil a quem não o sabe ler" Carlo Goldoni

slkslk

Pois. sendo assim  :-\ perde menos tempo mesmo do que andar à procura do que for. O meu dvdrom é da mesma marca e modelo e funciona bem no 9.04 logo daí não é, já são dois com o mesmo hardware e sem prob...
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

profluizfilo

Reinstalei o sistema e continua tudo igual.
Aqui está o novo fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'vol_id --uuid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=fad41d2b-11ca-466b-a493-32294eb91b07 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=2b1f0142-3d29-41f7-85e3-523508c97571 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0

Acabei de ler aqui no forum um caso semelhante, ocorrendo com o 9.04, só que ao contrário...o dele não lê nem grava cd, apenas DVDs.
Segue o link:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,53050.0.html

slkslk

O fstab é idêntico ao meu, não me parece ser daí... Mas não tenho muito mais sugestões a dar do que já foi aqui dito... Estranho muito conseguir instalar e depois o leitor de cd não funcionar. E se entrar via versão de demonstração com o cd colocado? Consegue usar o leitor?
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

profluizfilo

Citação de: slkslk online 13 de Julho de 2009, 12:20
O fstab é idêntico ao meu, não me parece ser daí... Mas não tenho muito mais sugestões a dar do que já foi aqui dito... Estranho muito conseguir instalar e depois o leitor de cd não funcionar. E se entrar via versão de demonstração com o cd colocado? Consegue usar o leitor?

Pois é...
Levei o pc até um técnico e está tudo ok com o drive de cd/dvd. Ele deu boot na máquina com um dvd e tudo correu bem....
Mas, quando o boot é com o Ubuntu, ele deixa de reconhecer dvds...Como se fosse só um drive de cd.
Vou deixar quieto por enquanto.
Obrigado a todos que ajudaram!
Grande abraço!

platao

Companheiro profluizfilo , vou dizer uma coisa tosca tive muitos problemas com meu drive de dvd samsung como relato nesse topico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43832.0.html

A unica maneira que consegui resolver foi instalando o ubuntu 7.10, estou muito contente com ele.

Em ultima instancia amigo vc pode tentar, espero que consiga.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

profluizfilo

Citação de: platao online 15 de Julho de 2009, 16:19
Companheiro profluizfilo , vou dizer uma coisa tosca tive muitos problemas com meu drive de dvd samsung como relato nesse topico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43832.0.html

A unica maneira que consegui resolver foi instalando o ubuntu 7.10, estou muito contente com ele.

Em ultima instancia amigo vc pode tentar, espero que consiga.

Salve Platão!

Muito obrigado pela atenção.
Como disse acima, vou esperar um tempo e ver se alguma atualização não resolve o problema.
Abraço!