Ubuntu em Orgãos Governamentais

Iniciado por Bruno Hister, 29 de Junho de 2009, 16:49

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Hister

Olá Pessoal

Em primeiro Lugar gostaria de salientar a minha satisfação em participar pela primeira vez deste Fórum.

Pessoal trabalho no Núcleo de T.I. da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul sendo nosso objetivo cortar custos com Softwares pagos e também valorizar os softwares criados pelas comunidades.
Assim gostaria de saber se existe algum paramento legal para instalação do Sistema Ubuntu em nossa Secretaria se, por exemplo, precisaria de alguma "autorização" para a instalação.

Grato!

Bruno Hister

clcampos

Só da vontade da chefia superior ai.

No mais use, divulgue, e seja feliz.... hehehe...

Uso Ubuntu aqui na Câmara de Timóteo, e conheço vários órgãos/câmaras/prefeituras (e etc) que também usam, assim como Fedora e etc.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

J4P0N315

O problema maior, nesse caso, será acostumar os usuários com um SO totalmente diferente do Windows.

O que vai ter gente reclamando de lentidão (???), de "cadê o Excel" e etc não vai ser brincadeira...

De resto, só instalar e be happy, como o nosso amigo acima disse! :)
Por enquanto, um mero iniciante...

slkslk

Eu posso dizer que quando instalei linux na minha empresa, mais de 50 utilizadores, vários com mais de 50 anos, foi um pouco complicado... O office foi um problema, mas também o outlook e principalmente a internet. É triste mas ainda há alguns sites exclusivos do ie. Mas em pouco mais de nada todos trabalham com o open office, com o thunderbird e com o firefox. Para os casos mais pontuais uso o ie4linux que não sendo perfeito, dá para alguns sites mais aborrecidos. A impressão é muito aborrecida de configurar devido à falta de drivers (ppd's) e convém perder uns dias a garantir esse ponto. Excepção feita à HP que é virtualmente perfeita nos drivers. Os scanners são uma dor de cabeça, verifique compatibilidades no sane, o sistema de permissões em ficheiros é complicada, nomeadamente pela diferença. Na verdade o maior problema é para os administradores de rede e não para os utilizadores. Cuidado com programas exclusivos do windows. Eu uso terminal service, dois servidores server 2003 e 2008 para tratar do sql server e do ts. Resulta na perfeição. E a passagem não é fácil... A tentação de usar o wine e emuladores idênticos e o samba e afins é imensa. A minha opinião pessoal é que para isso mais vale trabalhar no windows. O linux é de base unix, nada tem a ver com windows, e apenas vai tirar funcionalidade, segurança, performance e acima de tudo estabilidade ao sistema . Terminal service e vmware resolvem o problema com mais limpeza e eficiência. O meu conselho é linux com linux sim, windows com windows sim, a mistura só dá confusão... De resto, só tenho uma ideia para lhe deixar: só de pensar em voltar a pôr windows dá-me arrepios! Foi um caminho difícil e com muitas contrariedades, mas a comunidade é extraordinária e muito me ajudou, e posso dizer que só falta conseguir retirar o sql server para erradicar o windows da empresa. No início foi acima de tudo redução de custos, mas agora é muito para além disso, é uma experiência fantástica e apesar dos bugs inevitáveis na informática, acabaram os dias (e noites) de terror na minha empresa a configurar windows sem razão aparente, com bugs e bugs sem fim.

Espero mesmo que se junte a nós, mas tenha os pés assentes no chão. Prepare-se para que não é substituir o nt pelo 2000 ou o xp pelo vista. O SO é radicalmente diferente e se a rede não funciona devidamente, então sim tem uma autêntica revolução a nascer nos seus colegas.
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Bruno Hister

Pessoal!

Fico sem palavras para agradecer vocês pelo apoio...

Como é bom saber que podemos contar com um Fórum assim como esse para nos ajudar.
Realmente sei que vai ser uma grande mudança, mas também sei o quanto temos a ganhar aqui em nossa secretaria usando um Sistema Linux não só no aspecto financeiro, mas também no aspecto técnico.

Muito Obrigado pessoal!

Bruno Hister

Rodrigo Henrique

Vejam como o Governo é primordial a divulgação de software livre.
Mesmo que seja um pouco compicado você sair de uma base Windows para ir pro Linux, onde boa parte das coisas são totalmente diferentes, mas que tem muitos PROS, como por exemplo, até o presente momento ( e que seja assim) não precisamos se preocupar com Vírus, no Windows você teria que formatar e fazer um backup urgente, o Windows  tem uma vunerabilidade incrível! Então, o primordial começa pelos "maiores" no caso o governo que está ajudando ao máximo em utilizar o S.O. Linux (Em geral, Kubuntu e Ubuntu) e deixando de lado o Windows, onde é caro, e dá um pouco de trabalho.

Hoje, as crianças que tem agora uns 4 ou 5 anos de idade, que no colégio vão para os laboratórios utilizam o Sistema Operacional Linux, onde começa a interagir com ele e que dificilmente trocará pelo Windows.

Dentro de alguns anos, essas crianças serão os que vão estar aqui nos fóruns dizendo "Resolva esse problema assim...". Os números de crianças no Brasil que estão na escola é alto! cerca de 30.000.000 de crianças hoje estudam, 90% utilizam laboratórios, então assim a comunidade linux vai aumentando.

E estaremos lá para auxiliar e dizer "Eu ajudei."

Grato pela atenção de todos.

carlosaluisio

Eu recomendo o Kubuntu ou o Big Linux, por ter um ambiente parecido com o Windows.

Mas... na empresa, é rede mista e nao temos problemas !!

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

clcampos

Citação de: carlosaluisio online 30 de Junho de 2009, 18:38
Eu recomendo o Kubuntu ou o Big Linux, por ter um ambiente parecido com o Windows.

Mas... na empresa, é rede mista e nao temos problemas !!

Carlos

Carlos eu acho que o gnome é melhor até nisto, até porque você consegue (com poucos cliques) deixá-lo bem parecido com o windows.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

slkslk

Não conheço o big linux, mas para utilizadores iniciantes o gnome parece mais acessível do que o kde. Se bem que hoje teria feito o esforço e colocado de raiz o kubuntu.
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

carlosaluisio

Citação de: slkslk online 01 de Julho de 2009, 05:38
Não conheço o big linux, mas para utilizadores iniciantes o gnome parece mais acessível do que o kde. Se bem que hoje teria feito o esforço e colocado de raiz o kubuntu.

Eu acho o gnome mais fácil do que o Windows, isso sim. Mas o KDE tem um visual bem mais atraente (KDE 4).

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

clcampos

Citação de: carlosaluisio online 01 de Julho de 2009, 11:54
Eu acho o gnome mais fácil do que o Windows, isso sim. Mas o KDE tem um visual bem mais atraente (KDE 4).

Carlos

Realmente ele é mais bonito, e o que eu quis falar é que no gnome é fácil deixar o visual imitando o Windows.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!