[Resolvido] Virtualbox, não instala modules

Iniciado por Ain Soph, 17 de Janeiro de 2009, 20:57

tópico anterior - próximo tópico

Ain Soph

Pessoal eu fui instalar o virtualbox seguindo esse tutorial http://www.guiadohardware.net/tutoriais/virtualbox/

Em seguida, use o comando "uname -r" para verificar qual é a versão do Kernel em uso e instale a versão correspondente do pacote "virtualbox-ose-modules", como em:
$ uname -r
2.6.24-16-generic

$ sudo apt-get install virtualbox-ose-modules-2.6.24-16-generic

Se, por acaso, você estiver usando um Kernel personalizado, ou não houver um módulo com a versão correta, você pode fazer a instalação do módulo usando o module-assistant, que se encarregará de compilar um módulo sob medida. Comece instalando o pacote, juntamente com o build-essential, que contém os compiladores básicos:
$ sudo apt-get install module-assistant build-essential

Em seguida, gere o módulo usando o comando "m-a a-i" (versão abreviada do comando "module-assistant auto-install"), como em:
$ sudo m-a a-i virtualbox-ose-source

Isso compilará e instalará o módulo automaticamente. Se houver algum erro nesse ponto, verifique se o pacote "build-essential" foi corretamente instalado e se você não deletou acidentalmente os headers do Kernel, que são armazenados na pasta "/usr/src".

como não encontrei  nenhum virtualbox-ose-modules-XXXX nos repositórios  fui compilar o modules ele deu esse erro:

fenix@queiroz:~$ sudo m-a a-i virtualbox-ose-source

Informações sobre 1 pacotes atualizadas
Getting source for kernel version: 2.6.27-9-generic
Cabeçalhos de kernel disponíveis em /usr/src/linux-headers-2.6.27-9-generic
Criando ligação simbólica ...
apt-get install build-essential
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
build-essential já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.

Feito !
unpack
The source tarball could not be found!
Package virtualbox-ose-source not installed?
Running "m-a -f get virtualbox-ose-source" may help.
"/usr/share/modass/packages/default.sh" build KVERS=2.6.27-9-generic KSRC=/usr/src/linux KDREV=2.6.27-9.19 kdist_image
find: «/usr/src/modules/virtualbox*»: Arquivo ou diretório inexistente
fenix@queiroz:~$

alguem sabe como resolvo??

eu uso o Ubuntu 8.10
e o log da instalação do vierualbox propriamente dito é esse:

fenix@queiroz:~$ sudo apt-get install virtualbox-ose
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  dkms fakeroot patch virtualbox-ose-source
Pacotes sugeridos:
  diff-doc bridge-utils
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  dkms fakeroot patch virtualbox-ose virtualbox-ose-source
0 pacotes atualizados, 5 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.
É preciso baixar 0B/6882kB de arquivos.
Depois desta operação, 24,4MB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? S
Selecionando pacote previamente não selecionado virtualbox-ose.
(Lendo banco de dados ... 110817 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando virtualbox-ose (de .../virtualbox-ose_2.0.4-dfsg-0ubuntu1_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado dkms.
Desempacotando dkms (de .../dkms_2.0.20.4-0ubuntu2_all.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado fakeroot.
Desempacotando fakeroot (de .../fakeroot_1.9.5ubuntu1_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado patch.
Desempacotando patch (de .../patch_2.5.9-5_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado virtualbox-ose-source.
Desempacotando virtualbox-ose-source (de .../virtualbox-ose-source_2.0.4-dfsg-0ubuntu1_all.deb) ...
Processando gatilhos para man-db ...
Configurando virtualbox-ose (2.0.4-dfsg-0ubuntu1) ...
Starting VirtualBox host networking * Starting VirtualBox kernel module vboxdrv                                             
* No suitable module for running kernel found.

Configurando dkms (2.0.20.4-0ubuntu2) ...
* Running DKMS auto installation service for kernel 2.6.27-9-generic                                                 [ OK ]

Configurando fakeroot (1.9.5ubuntu1) ...

Configurando patch (2.5.9-5) ...
Configurando virtualbox-ose-source (2.0.4-dfsg-0ubuntu1) ...
* Reloading kernel event manager...                                                                                  [ OK ]
Adding Module to DKMS build system
Doing initial module build
Installing initial module
Done.
* Stopping VirtualBox kernel module vboxdrv                                                                          [ OK ]
* Starting VirtualBox kernel module vboxdrv                                                                          [ OK ]

fenix@queiroz:~$

Instalando coisas para compilar o modulo do kernel para o vitualbox:

fpissarra

Também tive problemas com isso no pacote do Virtualbox que acompanha o Ubuntu. Só consegui resolver instalando o VirtualBox 2.1 direto do site deles... Lá eles te dão a entrada a ser colocada em /etc/apt/sources.list e a chave pública.... depois disso é só instalar normalmente:

sudo apt-get install virtualbox-2.1

A instalação pergunta se você quer compilar o módulo... Ainda: usando dkms os módulos podem ser atualizados automaticamente quando atualizar o kernel.

Por aqui tudo ocorreu bem...

Ain Soph

vlw fiz isso e ele compilo normal o mudules!

daniel.netti

Olá, alguem pode me dar uma força, preciso montar o SUB no vilrtualBox, instalei e rodei o programa normalmente, mas os drives USB's aparecem desabilitados quando tento acessar dentro do virtualBox eles não aparecem, alguem sabe o que pode ser?
Ja coloquei meu user com acesso ao grupo do VirtualBox tbm, mas mesmo assim nada.....Valeu......
Be free.... 
...be Linux!!!

chapinha

Ai camarada tenta nesse tutorial... comigo deu certo...
Turorial instalar VirtualBox 2.1

1 º Tem duas maneiras de instalar o virtualbox, que eu gosto, pelo apt-get install ou busca o pacote .deb. Mas vamos fazer primeiro pelo apt-get, nos teriamos que ir no site http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads
Aqui vamos ter um repositorio : nano /etc/apt/source.list

deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian intrepid non-free

2º Vamos combinar o repositorio com registro de segurança

wget-q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc-O-| sudo apt-key add --
3º apt-get update &&  apt-get install virtualbox-2.1

4º Pelo pacote .deb, teriamos que ir no mesmo site http://download.virtualbox.org/virtualbox/2.1.4/virtualbox-2.1_2.1.4-42893_Ubuntu_intrepid_i386.debe abaixa esse pacote e localiza ele, geralmente vai esta no Desktop.

5º agora é so fazer dpkg -i  virtualbox-2.1_2.1.4-42893_Ubuntu_intrepid_i386.deb.
Se acaso acontece isso: dpkg -i virtualbox-2.1_2.1.4-42893_Ubuntu_intrepid_i386.deb

Selecionando pacote previamente não selecionado virtualbox-2.1.

(Lendo banco de dados ... 142195 arquivos e diretórios atualmente instalados).

Desempacotando virtualbox-2.1 (de virtualbox-2.1_2.1.4-42893_Ubuntu_intrepid_i386.deb) ...

Configurando virtualbox-2.1 (2.1.4-42893_Ubuntu_intrepid) ...

addgroup: O grupo `vboxusers' já existe como um grupo do sistema. Saindo.

Unable to find a precompiled module for the current kernel

though module compilation denied by debconf setting.

* Starting VirtualBox kernel module                                                                                                                                             
* No suitable module for running kernel found

é devido a modulo do kernel que não tem para o virtual, o ubunru quando vc instala geralmente ele esta com um kernel desatualizado quando eu instalei o meu primeiro ubuntu 8.10 ele estava com  2.6.27-11-generic e eu não consegui de jeito nenhun recompliar com kernel, geralmente é muito dificil acha um modulo na net com kernel mas nada é impossivel.

6º Eu atualizei o meu kernel para  2.6.27-13-generic e fix:  /etc/init.d/vboxdrv setup
ai eu consegui recomplicar.

daniel.netti

Be free.... 
...be Linux!!!

Kamei Hyoga

Se for possível, compartilhe como resolveu, pois quem não conseguir com as dicas acima, pode conseguir com a sua

daniel.netti

Opa, me desculpe....que falta de educação!!!!  :-[  :-[
Segue abaixo a solução e o link de onde a retirei para mais detalhes:

- instalem a versão da SUN xVM Virtualbox

- alterem o FSTAB, para adicionar os devices USB, via terminal:

gksudo gedit /etc/fstab

- adicionem estas linhas no fim do arquivo:

#usbfs
none /proc/bus/usb usbfs devgid=46,devmode=664 0 0

Salvem e reiniciem (boot) o sistema.

Nas propriedades do VirtualBox adicionem as portas USB e USB 2.0, e pronto!

Link para maiores informações:
http://ubuntudicas.blogspot.com/2008/06/fazendo-o-virtualbox-entender-o-usb.html]

Abraço
Be free.... 
...be Linux!!!

Wilson Azevedo

Amig*s

Estou aqui com este problema de compilacao de modulos e kernel compativel. Meu hardware e' um Dell Mini 9, que veio com um Ubuntu 8.04 recompilado pela Dell para reconhecer o hardware especifico dele. Como esta maquina usa o chip Intel Atom, a arquitetura dele e' um pouco diferente, nao e' a i386, e' a lpia (de Low Power Intel Architecture). E e' nisso que o processo esta' ensroscado...

Consegui reconstruir o pacote i386 para lpia atraves de um script de um italiano que automatizou o processo. Com isto a instalacao do Virtualbox (versao da Sun) correu sem problemas. Mas quando chega na etapa de compilacao de modulos cai naquela mensagem de erro de que o instalador nao concorda com a estrutura do kernel e diz para usar os headers compativeis com o kernel.

No Ubuntu do Dell Mini 9 eu conferi via uname -r que e' um determinado kernel que tem nos repositorios da Dell. Baixei o dkms e estes headers mas o problema persiste.

Sou usuario novato de linux e esta e' minha primeira vez usando Ubuntu (usava o Xandros que vem no Eee PC). Queria saber se mais alguem passou por situacao similar com este equipamento e este sistema e teria encontrado a solucao pois parei num beco sem saida e nao sei o que fazer para sair dele.

Desde ja', obrigado.

Wilson

Shigueo

Citação de: Wilson Azevedo online 15 de Março de 2009, 10:40
Amig*s

Estou aqui com este problema de compilacao de modulos e kernel compativel. Meu hardware e' um Dell Mini 9, que veio com um Ubuntu 8.04 recompilado pela Dell para reconhecer o hardware especifico dele. Como esta maquina usa o chip Intel Atom, a arquitetura dele e' um pouco diferente, nao e' a i386, e' a lpia (de Low Power Intel Architecture). E e' nisso que o processo esta' ensroscado...

Consegui reconstruir o pacote i386 para lpia atraves de um script de um italiano que automatizou o processo. Com isto a instalacao do Virtualbox (versao da Sun) correu sem problemas. Mas quando chega na etapa de compilacao de modulos cai naquela mensagem de erro de que o instalador nao concorda com a estrutura do kernel e diz para usar os headers compativeis com o kernel.

No Ubuntu do Dell Mini 9 eu conferi via uname -r que e' um determinado kernel que tem nos repositorios da Dell. Baixei o dkms e estes headers mas o problema persiste.

Sou usuario novato de linux e esta e' minha primeira vez usando Ubuntu (usava o Xandros que vem no Eee PC). Queria saber se mais alguem passou por situacao similar com este equipamento e este sistema e teria encontrado a solucao pois parei num beco sem saida e nao sei o que fazer para sair dele.

Desde ja', obrigado.

Wilson

Tenta instalar a versão nova do Ubuntu a 9.04 .

realmagnum

Citação de: chapinha online 10 de Março de 2009, 18:47
6º Eu atualizei o meu kernel para  2.6.27-13-generic e fix:  /etc/init.d/vboxdrv setup
ai eu consegui recomplicar.

Eu tentava rodar o comando "/etc/init.d/vboxdrv setup" mas não conseguia recompilar. Tentava "sudo modprobe vboxdrv" e aparecia uma mensagem, em inglês, falando que não foi possível alocar memória.

Resolvi o problema simplesmente reiniciando o computador. Não sei porquê, mas deu certo.