Alterar placa de rede para 10baseT Full Duplex [RESOLVIDO]

Iniciado por mandaji, 08 de Setembro de 2009, 08:43

tópico anterior - próximo tópico

mandaji

bom, onde moro eu compartilho a internet com a casa da frente sendo obrigado a usar um cabo com maior distancia.

para fazer a conexão funcionar eu sou obrigado a setar a placa de rede a 10baseT Full Duplex.
inicialmente eu ja consegui axar uma solução "provisoria", que foi a criação de um shell com o seguinte comando:

sudo ethtool -s eth0 speed 10 duplex full autoneg off

coloquei o script no desktop e sou obrigado a executar o mesmo sempre q inicializo o meu micro.

eu gostaria de setar a placa para esta configuração forever, para desta forma não ter mais q ficar executando o script a cada inicialização.

no aguardo...

mach1

Até hj só vi o ethtool para configurar tal coisa, estou na dúvida também então vou ficar de olho.
Não daria para colocar uma entrada como inicialização?

mandaji

tipo, eu ainda sou novo no LINUX!!!

mas creio que se tiver um meio de inicializar scripts no login/inicialização, creio q deva funcionar...

a questão é como fazer isso!!!

outra coisa q ja tentei foi editar aquele arquivo de redes... não estou lembrando agora (estou no trampo usando o ruindows...)... algo como /etc/interfaces... sei la... algo do tipo, depois eu edito com o arquivo correto...

esse arquivo configura a rede "manualmente", porém mesmo assim eu não consegui setar para 10baseT full duplex...

a respeito de ser apenas o ethtool, tem outro comando q seta (mii-tool), porem do mesmo jeito, ao vc reiniciar o micro, as conf voltam para o default (100 baset T full duplex ou será auto...   ::) ::))...

bom enquanto não obtemos respostas ainda continuarei a pesquisar no google e foruns gringos por awe...

mandaji

consegui resolver!!!!!

bom, como sei q não fui o unico a passar por essa dificuldade, vou compartilhar a solução xD

criar um arquivo no diretorio /etc/init.d/

sudo gedit /etc/init.d/setaNET

colar o seguinte codigo:

#!/bin/sh
ETHTOOL="/usr/sbin/ethtool"
case "$1" in
start)
echo -n "Configurando placa de rede para 10baseT Full Duplex...";
$ETHTOOL -s eth0 speed 10 duplex full autoneg off;
echo "Configurado!!!";;
stop)
;;
esac
exit 0

tornar o script executavel...
sudo chmod +x /etc/init.d/setaNET

agora tornar o script executavel junto com a inicialização do ubuntu
sudo update-rc.d setaNET defaults

reinicie o computador e seja feliz!!!  8) 8) 8) 8) 8) 8)

ou simplesmente:
sudo /etc/init.d/setaNET start