Impressora de Cupom Não Fiscal no Ubuntu 8.10

Iniciado por alexpeca, 12 de Fevereiro de 2009, 20:18

tópico anterior - próximo tópico

alexpeca

Olá amigos,

estou a praticamente 1 semana tomando uma surra de 2 impressoras matriciais de cupom não fiscal. Pra se ter ideia da dor de cabeça, nem o suporte dos fabricantes sabem explicar o que pode estar acontecendo... mas aqui eu tenho certeza que vai dar certo!

Vamos ao caso:

Possuo 2 impressoras, uma Bematech q não sei o modelo e uma Daruma Ds-348. Ambas funcionavam perfeitamente no windows atraves do driver generico. Utilizo o SIC 5.0, sistema integrado comercial, não sei se conhecem, mas nao vem ao caso no momento.

Mudamos o sistema operacional do windows para o linux... tudo funcionou perfeitamente, quer dizer, quase tudo... as impressoras não!

Quando eu as instalo através de SISTEMA >>> ADMINISTRACAO >>> IMPRESSAO >>> NOVO >>> LPT#1 >>> GENERIC >>> TEXT-ONLY PRINTER  ela não se comunica... dá erro no CUPS... e quando coloco como RAW QUEUE ela simplesmente imprime 2 metros de pagina começando assim:
%!PS-Adobe-3.0
%%BoundingBox: (atend)
e por ai vai...

fiz o seguinte teste segundo o suporte da Daruma... abri o terminal e digitei como root: ECHO "TESTEEE" > /DEV/LP0
Prontinho... na mesma hora ela imprimiu...

Agora se eu mandar apartir do Openoffice por exemplo, começa o %!PS-Adobe-3.0 e mais 2 metros de pagina...

Não sei mais o q fazer... alguem tem alguma sugestão?

A ideia que tiver eh tentar instalar ela sem ser pelo CUPS, mas nao faço a menor ideia de como proceder...

Uso o 8.10 e o SIC rodando atraves do Wine...

Aguardo!
Alex Peça.

alexpeca

Alex Peça.

Josue Carrecon

chute, mas a sua engrenca tah eh na configuração do wine. dah uma "googleada" que resolve.

alexpeca

Devo ter esquecido de falar...

qndo imprimo direto echo "testeeeee" > /dev/lp0 ele vai na boa...

agora qndo imprimo de qlquer editor de texto ou pagina de teste... o q for... la vai o script e 2 metros de pagina...

inclusive ja testei no kurumin 7 e agora acabei de testar o debian etch 4.0 ... nada... acontece sempre a mesma coisa... to muito chateado com isso!!!
Alex Peça.

alexpeca

O grande problema parece ser o seguinte... essas impressoras sao somente texto... e me parece que os programas do kde, wine, enfim, tudo, vai como postscript e como a impressora nao tem esse suporte, ela imprime essa cacetada de caracteres.....

Bom, a missao eh: como imprimir em somente texto, se nem o driver somente texto trata isso da forma como deveria?

É incrivel... nao tem como sair do windows sem ter dor de cabeça... sempre tem alguma coisa pra pertubar!
Alex Peça.

aantonov

Alex .... tambem tenho um problema desse tipo com impressoras matriciais LX-300.

Realmente, os aplicativos graficos nao vao imprimir corretamente nessas impressoras somente texto.

O ideal é que o tratamento de impressao seja feito pelo aplicativo que emite o relatorio, gerando um arquivo texto e imprimindo por linha de comando diretamente na porta de comunicacao (serial/paralela)

Eu consegui configurar a LX-300 via Cups como Impressora RAW com o driver queue, porem so imprime corretamente em programas que nao usao interface grafica, por isso temos que ajustar o software empresarial para gerarm relatorios em formato de texto e depois dar o comando de impressao via console.