Problemas na instalação driver nvidia - Ubuntu 9.04

Iniciado por rafa_boladao, 23 de Junho de 2009, 02:58

tópico anterior - próximo tópico

rafa_boladao

Olá.
Gostaria de, antes de mais nada, me apresentar, me chamo Rafael e atualmente faço faculdade de Eng. de Produção-Software na UEM. Também queria dizer que utilizei a muito a busca antes de criar esse tópico.

O problema é o seguinte, não consigo instalar os drivers da nvidia para a minha Geforce 7300gt, que garanto que esta em perfeitas condições. Acontece o seguinte, instalando por qualquer método, reinicio o sistema após a instalação do driver, e na inicialização o Ubuntu acusa um erro, avisando que ele irá utilizar o modo Low-graphic, me dando opções para voltar o xorg para sua configuração original.

Aqui listo os métodos que usei, respectivamente:
-Instalando pelos drivers restritos do próprio Ubuntu. (Tentei a instalação dos 3 drivers que mostravam ser compatíveis).
-Baixando o driver mais recente do site da nvidia, e instalando via terminal. (Segui a risca um tutorial encontrado no vivaolinux).
-Instalando pelo utilitário EnvyNG.
-Instalando pelo apt-get.

Lembrando que a cada instalação mal sucedida eu desinstalava tudo o que conseguia (nvidia-*).
Havia utilizado a algum tempo atrás o Ubuntu 8.10, e não tive dificuldades em instalar essa mesma placa de video utilizando o Envy. De lá para cá a única mudança foi a adição de mais 1gb de ram.
Peço humildemente que me ajudem a descobrir qual o problema, pois confesso que minhas teorias estão esgotadas, e já estou perdendo as esperanças...  :'(

obs: Minha máquina é a seguinte:

Pentium D 2.8
MB Asus p5vd2-x
GF 7300gt 256mb
2gb RAM
HD Maxtor 160gb (Dual boot com Windows)

burns

n existe nenhum source no site da nvidia n?
de preferencia sempre instalar drivers e aplicativos via source mesmo.

aqui eu to com problema no x.org tento adicionar linhas pra mudar o refresh ao iniiciar o sistema e da erro no xorg.
instalei o driver 173 proprietario do ubuntu pra minha nvidia 5500 via apt-get mesmo e funcionou de boa + tenho esse problema com a refresh do monitor.
talvez eu volte pra versão 96 pra ve se resolve isso.

edit: gostaria de saber o driver q melhor funcionou com vcs na 5500, estou usando o 173. + ta meio instavel com o compiz.

velox256

Tente assim:

1- Entre em modo de recuperação ("recovery mode" e depois "drop to root shell") e digite ali:
Citardpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
pra vc ter acesso ao vídeo como se tivesse acabado de instalar o Ubuntu;

2- Desinstale o driver nvidia (mesmo que não o tenha no sistema, "desinstale" assim mesmo), entrando em modo de recuperação do Ubuntu (drop to root shell) e, na linha de comando, digite " envy -t " e "desinstale" o driver;

3- Entre no Ubuntu normalmente e desinstale o Envy também;

4- Ainda no Ubuntu, baixe os pacotes linux-source e linux-headers para a versão do kernel que vc está usando; instale também o build-essential e as demais dependências;

5- Vá no site da nVidia e baixe a versão do driver para a versão do Linux que vc está usando (32 ou 64 bits, no caso);

6- Depois de baixado e instalado o que foi dito mais acima, reinicie a máquina de novo em modo de recuperação ("recovery mode" e depois "drop to root shell") e no prompt digite:
Citarsudo chmod a+x NVIDIA-Linux-x86-180.51-pkg1.run
(isso se o nome do arquivo que vc baixou for NVIDIA-Linux-x86-180.51-pkg1.run) para dar status de executável ao arquivo e depois:
Citarsudo sh NVIDIA-Linux-x86-180.51-pkg1.run --uninstall
para "desinstalar de novo" o driver. Depois dê o comando:
Citarsudo sh NVIDIA-Linux-x86-180.51-pkg1.run
para começar a instalação do driver;

7- Preste atenção às perguntas que serão feitas; a primeira é sobre run-level (basta dar ok), mas há duas perguntas que vão ser feitas sobre cancelar (ou abortar) a instalação, diga que quer continuar com a instalação (uma delas é sobre o compilador utilizado no driver), o resto é só dar accept ou OK; se vc escolheu o driver de 64 bits, não instale as libraries de 32 bits que o driver vai lhe oferecer.

8- Pronto, vai começar a compilação do driver e a instalação do mesmo, depois o programa vai perguntar se vc quer que o programa de instalação faça as mudanças no xorg.conf, diga que sim e pronto, driver instalado. Basta reiniciar a máquina (digite " reboot " no prompt) e pronto.

Dá uma olhada aqui para configurar as saídas de vídeo para tv:

Citarhttp://sidserra.phpnet.us/video.htm
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

rafa_boladao

Obrigado pela atenção, tentarei fazer isso agora mesmo.

rafa_boladao

Infelizmente, assim como nas outras tentativas ocorreu o mesmo erro de sempre...
Alguém tem mais ideias?

Se conseguir resolver isso, instalar a suite da adobe, e jogar dota pelo garena. Migro meu sistema todo para Ubuntu e adeus dual boot.

obs: Tentei pela terceira vez (Pra terem noção, na /etc/x11/ têm 33 arquivos xorg.conf.xxxxxx), e novamente nao obtive êxito. O erro exatamente é o seguinte.

"Ubuntu is running in low-graphics

The following error was encountered.You may need to update your configuration to solve this.

Failed to initialize the NVIDIA graphic device PCI:2:0:0.
Please check your system's kernel log for additional
error messages and refer to Chapter 8:
Common Problems in the readme for additional information.
Failed to initialize NVIDIA graphic device!
Screen's found, but none have a usable configuration."

obs: Peço desculpas, pois percebi agora que postei na área errada, a correta seria Hardware e Periféricos, se algum moderador tiver a bondade de mover eu agradeceria.

velox256

Vc por acaso tem alguma placa de vídeo on board? As únicas vezes que eu vi esse tipo de problema foi em máquinas com placa de vídeo on board, entre na BIOS e tire o Shared Memory Size (bote para 0 ou disable) e mude a opção de boot pra primeiro entrar pela sua placa de vídeo da nVidia (AGP ou PCI-E), tenta aí e volta.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

rafa_boladao

Obrigado pela atenção, porém minha placa mãe não possui video onboard, somente som e rede. Não sei se é relevante, mais a placa utiliza o slot PCIe x16.
Não vou desistir em galera, se eu não conseguir resolver isso logo, vou acabar com o dual boot e instalar o Ubuntu em tudo, para ver se consigo na marra!

obs: Lembrei de um detalhe agora, também não sei se é relevante, quando fui instalar o Ubuntu, dei boot pelo cd, escolhi a língua e pedi para instalar, aparecia NOW LOADING, e ficava eternamente nessa tela, descobri posteriormente que para funcionar teria que colocar acpi off apertando F6 (alguma coisa assim).

Bruno Carvalho

rafa_boladao

Vou tentar descrever a forma que eu tenho instalado o driver da minha NVIDIA 6200 TC, depoiis que instalaei dessa forma não tive mais problema

Primeira pergunta antes de tentar instalar voce fez backup do xorg.conf?

para fazer o backup é so fazer isso

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_bkp

Pra qualquer erro que der e precisar usar o backup, faça isso

sudo cp /etc/X11/xorg.conf_bkp /etc/X11/xorg.conf

Vamos la, primeiro remova qualquer pacote da nvidia para evitar conflitos

sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-settings nvidia-kernel-common

Instale os pacotes necessarios para instalação do driver

sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) build-essential xserver-xorg-dev

Edite um arquivo-chave

sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common

Aí é só adicionar nv entre as aspas do DISABLED_MODULES="" ficando assim DISABLED_MODULES="nv", salve e feche o gedit

Baixe o ultimo driver da nvidia, estive olhando o site o ultimo driver para a serie 7 da nvidia é o 185.18.14

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/185.18.14/NVIDIA-Linux-x86-185.18.14-pkg1.run

Vou continuar usando como base esse driver

Depois disso vem a parte complicada, marque em um papel os proximos codigos por que a partir de agora tudo sera feito em modo texto, outra dica, salve o driver no diretorio principal do seu usuario para uma melhor organização

Aperte ctrl+alt+F1

O ubuntu vai entrar em modo texto, coloque teu login e senha e finalize totalmente o modo grafico

sudo /etc/init.d/gdm stop

Se vc não salvou o driver no diretorio principal entre ate o diretorio aonde foi salvo o driver se vc deixou no principal apenas digite isso para dar permissão eo executavel

sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-185.18.14-pkg1.run

Depois comece instalar o driver

sudo sh ./NVIDIA-Linux-x86-185.18.14-pkg1.run

Aceite os termos do serviço (Accept), e responda não quando ele perguntar para recompilar o kernel que não lembro exatamente qual é, então atenção, e nas outras responda toda sim principalmente na ultima que ele pede para configurar o xorg.conf, quando terminar a instalação reinicie o sistema com.

sudo shutdown -r now

Se ele ligar normalmente va ao terminal e digite

glxinfo | grep direct

a resposta deverá ser

sudo direct rendering: yes

Seu driver foi instalado, para acessa-lo digite

sudo nvidia-settings

as auterações so podem ser salva como privilegios administrativos

rafa_boladao

rafa_boladao

Obtive o mesmo erro. Só que desta vez ele não queria inicializar nem em low-graphic, tentou umas 3 vezes até conseguir inicializar.
com o comando glxinfo | grep direct recebo a seguinte resposta

Xlib:  extension "GLX" missing on display ":1.0".
Error: couldn't find RGB GLX visual or fbconfig

meu xorg.conf está assim, lembrando que estou em low graphic:

nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig:  version 1.0  (buildmeister@builder63)  Wed May 27 03:15:36 PDT 2009

Section "ServerLayout"
   Identifier     "Layout0"
   Screen      0  "Screen0"
   InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
   InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
EndSection

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"
   # generated from default
   Identifier     "Mouse0"
   Driver         "mouse"
   Option         "Protocol" "auto"
   Option         "Device" "/dev/psaux"
   Option         "Emulate3Buttons" "no"
   Option         "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"
   # generated from default
   Identifier     "Keyboard0"
   Driver         "kbd"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier     "Monitor0"
   VendorName     "Unknown"
   ModelName      "Unknown"
   HorizSync       28.0 - 33.0
   VertRefresh     43.0 - 72.0
   Option         "DPMS"
EndSection

Section "Device"
   Identifier     "Device0"
   Driver         "nvidia"
   VendorName     "NVIDIA Corporation"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier     "Screen0"
   Device         "Device0"
   Monitor        "Monitor0"
   DefaultDepth    24
   SubSection     "Display"
       Depth       24
   EndSubSection
EndSection

??? :'( ???
Alguem tem mais alguma idéia?

rafa_boladao

Bom, agora ferro mesmo, li um post que o cara dizia que estava tendo problemas com esse driver, ele disse que atualizo o kernel e milagrosamente tudo funcionou bem. Fui eu lá baixei tudo, seguindo as instruçoes que encontrei aqui mesmo, instalei tudo, reiniciei o sistema e voilá, agora nao entra nem em low graphics. O kernel que eu atualizei é 2.6.29-02xxx, alguma coisa assim.

A pergunta é a seguinte, existe como eu reverter isso? E voltar a tentar instalar o driver, ou agora compensa instalar tudo denovo?

velox256

As duas outras opções que eu ia lhe falar seria essa de ou usar um driver mais antigo ou atualizar o kernel para uma outra versão mais nova, como essa que vc falou ou mesmo a 2.6.30; se tudo estiver funcionando bem, não vejo pq voltar ao kernel anterior mas, como eu falei, se vc quiser insistir em voltar ao kernel anterior, use uma versão mais antiga do kernel também.

rafa_boladao

Surgiu outro problema após a atualização do kernel para a 2.6.29, na instalação do driver ele acusa um problema com a versão do gcc. Parece-me que ele não pode ser compilado com a versão do meu gcc (4.3), apenas com a 4.2. Queria saber como resolver isso, acho um driver que possa ser compilado por essa versão do gcc? Faço um downgrade no meu gcc?

Agradeço desde já.

obs: Tentei instalar compilando com o gcc na versão 4.3, ignorando o que driver disse (que eu precisaria da 4.2), e não funcionou. O erro mudou, agora diz que o kernel não recebeu nenhuma informação do driver nvidia (alguma coisa assim)

rafa_boladao

Já que atualizando para a 2.6.29 não adiantou, tentei atualizar para a 2.6.30, porém continua na mesma, ao instalar o driver, ele acusa que o meu gcc está na versão 4.3, enquanto que a 4.2 é a compatível com ele. Forçando a instalação assim mesmo, o driver instala, e na reinicialização obtenho o mesmo erro anterior, alguma coisa do tipo, nvidia kernel module could not be loaded. Alguém tem alguma teoria? Será que é o caso de eu mudar de distro? Será que o tux não gosta de mim?

velox256

Calma, isso pode parecer difícil mas não é, hehehe... Eu testei todos os kernels RC da série 30 e da série 29 e fazendo a instalação dos drivers como eu lhe falei, em 5 máquinas diferentes e em nenhuma delas deu problema de instalação, inclusive no Debian Lenny. O driver consegue ser instalado mesmo? Veja se aparece essas msgs na instalação:

1- Fala não sei o que sobre run-level (aqui é só dar ok);
2- Pergunta se vc aceita e tal bábábá... (aqui é accept);
3- Pergunta pra procurar no site da nvidia um módulo qq (dizendo que sim ou que não, não vai achar mesmo...;
4- Pergunta sobre a versão do gcc (continue com a instalação assim mesmo);
5- Pergunta se quer que o programa mude o xorg automaticamente (diga que sim);
6- Ao final, basta digitar 'reboot' no prompt.

Vc está baixando a versão correta do driver? Tipo vc usa o 9.04 64 bits e baixou o driver para 32 bits (ou vice-versa)? Se vc baixou o kernel mais novo, o 2.6.30, vc tem que baixar 4 arquivos, que é o source, o image e os dois headers, vc fez isso? Vc está instalando os drivers em Recovery Mode, certo?