Tamanho da SWAP /home etc

Iniciado por guaraci, 22 de Junho de 2009, 17:00

tópico anterior - próximo tópico

guaraci

Olá,
Sou totalmente alienígena no mundo Linux, porém comprei um PC para trabalhar com computação gráfica (blender e gimp) e vou ter que
usar Linux. Fiz o download da ISO do Ubuntu 9.04 amd64 (o PC é 64 bits) também o Dream 3.5 e além deles pretendo ter uma partição para experimentar outras distros.
Tá, é apartir daí que moram minhas dúvidas:

É mais seguro eu ter a /home em partição a parte do SO? Essa /home pode ser compartilhada pelas várias distros (ou cada uma tem que
ter a sua)?

Em caso de /home a parte do SO, como faço para definir o tamanho da partição que abrigará o SO. Ah, e outra, quando eu instalar novas
ferramentas, pacotes e qualquer coisa que seja, eles ocuparão espaço na partição da /home ou na do SO?

Como vou trabalhar com Computação Gráfica, qual seria o tamanho indicado para a SWAP? ( já vi cara com PC com 8GB de memória
dizendo que ocupou mais 9Gb da SWAP durante trabalhos pesados) No meu caso tenho 4Gb de memória no meu PC.

Com relação a hora de particionar o HD, é necessario fazer primeiro o redimencionamento da primeira e depois criar a estendida? É que
uma vez eu não redimensionei a primeira e fui logo criando as outras quando vi que a primeira tinha ido parar lá no meio do HD, atrás das outras partições, então refiz os comandos para redimensionar a primeira e depois criar as outras, só que este processo levou quase uma
tarde inteira para um HD de 80, e agora estou com um de 500 (to achando que vai levar uns dois dias, hehe).

Enfim, por enquato é isso pessoal, mas, acredito que vou ter bem mais dúvidas com Linux pela frente. Fico aguardando uma ajuda e
grato desde agora.

Até breve,
Guaraci.

AndreUbuntuGV

Boa noite guaraci,
Eu instalei o Ubuntu 9.04 em menos de 10 minutos com um pc Itautec InfoWay 1,5 GB de RAM HD de 160 GB processador Intel pentium 4 Inside formatando o disco em ext3 pois o ext4 é muito novo e ainda não tenho total confiança nele particionei manualmente coloquei 30 GB pro SO e 130 para documentos e afins as atualizações ocupam o SO e a SWAP só é necessária se você tiver outro SO na máquina como Windows o ideal é você colocar ela no mesmo tamanho da RAM.
Por exemplo eu tenho 1,5 GB de RAM e a minha SWAP é 1,5 comigo sempre funcionou, se vc não fizer grandes alterações no SO não é necessário trocar a partição de documentos a não que ela não seja tão grande;
Se vc ainda tiver dúvidas post aqui mas leia este tuto http://www.baixaki.com.br/info/1634-instale-windows-e-linux-no-mesmo-pc-sem-dificuldades.htm do www.baixaki.com.br e no mais bem vindo ao Ubuntu Linux.
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

rjbgbo

Bem vindo ao Ubuntu Gauraci.
Aproveitando as considerações do Andre, também, aproveito:

Estou sempre recomendando p/ os iniciantes a leitura das apostilas - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294450.html#msg294450

Sobre a partição /home é bom e mais prático usar ela em separado, pois armazena configurações do programas, etc.
Mas ñ deve ser usada a mesma /home p/ várias distros Linux.

Qto a partição deixada p/ o SO, apesar de 30GB ser bem exagerada p/ Linux, também uso no meu notebook, vai lá que o usuário goste de jogos.... P/ quem ñ gosta, 15GB tá ótimo.

Sobre o SWAP, se tu tiver acima de 1GB RAM pode deixa tranquila/ 1GB.
E sobre o uso do SWAP p/ produção gráfica no Ubuntu, eu também uso.
Estou usando a última versão e cada vez fico mais abismado, uso 4 áreas de trabalho e qdo vou editar, abro simultanea/ GIMP, Scribus, Inkscape, Epiphany (mais leve e rápido que o Firefox), OpenOffice, Specimen (visualizador de letras), janela do Nautilus aberta p/ buscar imagens no HD. Como disse essa versão me surpreendeu mais ainda a mem. RAM nem passava dos 40%.  ;D Fora que uso vários perdulicários no meu desktop.
O SWAP absoluta/ ZERADO - LIMPO.

Qto como particionar o HD, vai depender do que vc quer usar, dual-boot (Linux e Windows) ou somente o Linux.
Em ambos casos o live-CD do Ubuntu resolve.
Mas se for optar pelo dual boot, por exemplo c/ o Windows Vista, esse faz particionamento, no Win-XP, existem programas open-source ou freeware p/ isso.
Já no Ubuntu, nos manuais vc verá como proceder, sendo que também sigo o Andre, p/ a partição raíz do SO, vá de ext3. Na /home é uma escolha pessoal, veja alguns links:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/reiserfs-ext3/257455/
http://pt.wikipedia.org/wiki/ReiserFS
Muitos Mestres aqui usam o reiserfs, mas eu preferi deixar tudo no padrão do Ubuntu ext3.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

0tacon

CitarÉ mais seguro eu ter a /home em partição a parte do SO? Essa /home pode ser compartilhada pelas várias distros (ou cada uma tem que
ter a sua)?

É mais cômodo, isso sim, principalmente para quem tem mais de uma distro. E sim, você pode usar a mesma partição para todas as distros. Nessa partição, vai acabar acontecendo de existir apenas uma pasta /home. Por isso, para não dar zica, use um nome de usuário para cada distro, evitando ter usuários com o mesmo nome em distro distintas. Pelo menos é o que eu acho. Se não, confunde-se as bolas.

CitarEm caso de /home a parte do SO, como faço para definir o tamanho da partição que abrigará o SO. Ah, e outra, quando eu instalar novas
ferramentas, pacotes e qualquer coisa que seja, eles ocuparão espaço na partição da /home ou na do SO?

Para definir o tamanho, procure pelo fórum ou no oráculo (google) tutoriais sobre instalação do Ubuntu com particionamento manual. Não é nada difícil, tá cheio desses tutoriais por aí.
Quando você instala um pacote, ele espalha seus componentes por várias pastas por aí. Nenhuma delas ficam em /home, portanto, esse espaço das instalações será ocupado na sua partição /. Porém, grande parte dos programas guardam arquivos de histórico, cache, etc. numa pasta oculta em /home - exemplo: o Opera guarda toda a tralha resultante da navegação em /home/~/.opera.

CitarComo vou trabalhar com Computação Gráfica, qual seria o tamanho indicado para a SWAP? ( já vi cara com PC com 8GB de memória
dizendo que ocupou mais 9Gb da SWAP durante trabalhos pesados) No meu caso tenho 4Gb de memória no meu PC.
Caraco, 9GB? O normal é a gente fazer partição SWAP de 1GB, 2GB no máximo. Mas se o cara tá dizendo que o Blender, ou seja lá o que você vai usar, ocupou mesmo isso aí, faça o que for necessário. Mas só se você tiver certeza de que vai precisar. Se não, bota 1Gb de SWAP mesmo.