CD Ubuntu 9.04 não lê na instalação [resolvido]

Iniciado por tgklohn, 22 de Junho de 2009, 21:16

tópico anterior - próximo tópico

tgklohn

Sou usuário do Kubuntu 7.10 e gostaria de instalar o Ubuntu 9.04, mas não consigo fazer com que minha máquina leia o CD de instalação durante o booting. Já queimei 3 cd de duas fontes diferentes só para garantir que não era problema com o espelho. Tentei usar os dois leitores de CD que possuo e ainda mudar o modo de inicialização para os drives de CD, ainda assim, não consegui sequer iniciar a instalação. Preciso instalar algo amais?

clcampos

Caro tgklohn como você gravou o CD?

E porque o 9.10?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

yeticannotski

Só para excluir problemas mais comuns, você reconfigurou a BIOS para mudar a ordem de boot do sistema e colocar o CD antes do disco rígido? Isso se faz apertando "F2" (ou alguma outra tecla dependendo do sistema) logo no ínico da sequência de boot.

O que acontece quando você liga o sistema, ele carrega diretamente o Kubuntu 7.10 sem ler o CD? Ele lê o CD e dá mensagem de erro?

tgklohn

Desculpem-me, na realidade é a 9.04 que quero instalar.

Gravei os CDs usando o K3b.

Já mudei o BIOS para fazer o boot do sistema iniciando pelos drives de CD (como li num tutoria não exatamente igual, pois lá o usuário teve o problema a partir do window$). Enfim, sempre que dou o boot, mesmo após ter selecionado para que inicie pelos drives de CD, a máquina começa normalmente o Kubuntu 7.10, pedindo minha senha de usuário - como sempre fez.

clcampos

Citação de: tgklohn online 23 de Junho de 2009, 11:48
Gravei os CDs usando o K3b.

A pergunta ainda esta de pé: Como você gravou o CD? Que opções usou?

Você foi em "Ferramentas > Queimar imagem em CD"?

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

yeticannotski

Pelo jeito, é a máquina não está fazendo o boot pelo CD. Nesse caso seria um problema de BIOS mesmo e não do CD de Ubuntu.

Para eliminar a dúvida, você poderia fazer o boot com um CD de window$ (blargh!) ou de qualquer outro sistema operacional. Se não rodar a partir do CD e ir direto para o Kubuntu, não é culpa do CD mesmo, mas sim do computador.

Além disso, ao usar o K3B você tem certeza que queimou o CD como imagem? Acho que você já deve saber disso, mas não adiante simplesmente gravar o arquivo no CD, é necessário queimá-lo como imagem. Para tirar essa outra dúvida o ideal seria roda um dos cds gravados em um outro computador.

Boa sorte e desculpa não ajudar muito.

tgklohn

Sim, eu gravei os CDs em "imagem", o mesmo que "espelho", (em inglês o "mirror") do Ubuntu 9.04.

Também tentei re-instalar o Kubuntu 7.10 (o original que usei para instalar esse sistema pela primeira vez há 1 ano e meio) e também experimentei o espelho (imagem) do Ichthux 6.09 (que também é Debian), mas nenhum deles iniciou a instalação. Os CDs chegam até a girar durante o booting, mas o computador sempre inicia normalmente. É como se depois da primeira instalação do Kubuntu 7.10, algo estivesse impedindo que se fizesse qualquer instalação.

Para mudar a configuração BIOS possuo apenas as opções: (1) BOOTABLE ADD-IN CARDS, e (2) CH0   M   :  WCD WD400BB-00 JHC0. A primeira seria para inicialização pelos drives CD/DVD - suponho -, a segunda é a normal do computador. Mas ambas estão ineficientes!

clcampos

É mais fácil mesmo ser algum problema na BIOS, ou no drive leitor.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

tgklohn

Deve serm um problema BIOS, pois é menos provável que os três cds que gravei, mais os outros dois que já usei, estejam com problema. Mas que problema de BIOS exatamente?

tgklohn

Não era problema algum senão eu não estar selecionando de forma correta o boot para o drive CD. Mas finalmente acertei e tudo transcorreu como deveria.

yeticannotski

Ótimo! Boa sorte e avise se tiver algum outro problema.