Teclado abnt2 sem acento

Iniciado por paulohbmetal, 09 de Julho de 2008, 09:24

tópico anterior - próximo tópico

paulohbmetal

Fala aí pessoal, blz? Olha, já pesquisei, vi as soluções apresentadas aqui no fórum, testei mas, nenhuma funcionou. :( Seguinte, tem um PC aqui no trampo que tem um teclado ABNT2 que não quer aceitar acento nem a pau! Ele até reconhece a cedilha e tals mas, os acentos não. O engraçado é que na tela de login tudo funciona normalmente mas, ao entrar no gnome o bicho pega. Só nos falta reinstalar o ubuntu-desktop mas, não quero fazer isso. Virou uma questão de honra!   >:(

Só pra constar, já tentei reconfigurar o xorg, já reconfigurei (e reinstalei) commons-data e o commons-setup e nada...

Tá aí o xorg.conf dele:

CitarSection "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
   Screen      "Default Screen"
EndSection

Valeu!
Paulo Melo

paulohbmetal

Paulo Melo

kasullo

Bom,

Pode soar muito simples mas tu já tentou clicar em:

sistema->preferências->teclado

E configurar na aba "disposições"?

Abraços
Vagner Cassola
Q9600 / ASUS P5(alguma coisa) / Ubuntu 9.10 64b
Acer-Aspire 5920 / Core 2 Duo T5550 / Ubuntu 9.10 32b

paulohbmetal

Sim, e foi a primeira coisa que fiz. Muito estranho! É esse mesmo problema: http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg34260.html mas a solução postada lá não funcionou.

A Paz!
Paulo Melo

Rafael Odon

Eu sei que a thread é velha, mas eu tive o mesmo problema e consegui resolver.

O teclado está configurado corretamente, ABNT-2, Brasil, possui Ç (c com cedilha), mas nao consegue colocar os acentos em cima das letras.

Quando você está na tela de login do Gnome, ele deixa vc usar acentos, após logar é que tudo se modifica.

Solução: Na tela de login do Gnome, existe em algum local (depende de qual tela vc usa), a escolha do Idioma. Escolha o Idioma Português (Brasileiro) (ou algum semelhane). Logue. Provavelmente, ele vai perguntar se vc quer tornar esse idioma padrão, vc confirma. Voila! Está resolvido.

Se sua tela de login nao possui escolha de idioma, vá em SISTEMA > ADMINISTRAÇÃO > JANELA DE INÍCIO DE SESSÂO e escolha a janela default do Gnome (no meu caso foi uma azul).

Importante, que para funcionar seu teclado esteja configurado corretamente, no meu caso foi ABNT2, Brasil. Prq se ele estive configurado Brasil sem acentuação, vai cotinuar o erro.

Até+