montar HD IDE via USB [Resolvido]

Iniciado por linux-admin, 13 de Junho de 2009, 12:18

tópico anterior - próximo tópico

linux-admin

Ola pessoal,

Saudações!

Meu primeiro topico aqui. Sou usuario ubuntu ja vai fazer quase um ano, mas agora que consegui ter minha propria maquina e ja posso brincar no sistema e saindo do windows ja fazem ideia que estou acostumado no padrao "next, next, next, finish". Mas com o tempo a gente consegue ir pegando gosto pelo terminal e ja ir fazendo amizade com o pinguim. :)

Bom, o motivo do topico é resolver um probleminha que estou tendo ao plugar um HD externo via USB e simplesmente o HD nao monta. Bom, sei que o HD tem bad blocks, mas quando eu utilizei ele pra fazer um backup formatei com o software do fabricante e mandei copiar. Ate ai tudo bem, porem nao monta e no Gparted ele aparece como "nao alocado". Ja tentei diversas vezes montar no fstab e ao listar as partições ele fala que "O disco /dev/sdb não contém uma tabela de partições válida" porem, como assim se consegui copiar os arquivos nele? Bem, como nao sou expert creio que realmente devo ter esquecido de ter feito alguma coisa, mas acho que meus arquivos estao lá, certo? Se alguem puder ajudar um leigo ou semi-analfabeto digital, por gentileza. ???

no comando dmesg | tail aparece o seguinte:

[  554.437265] sd 11:0:0:0: [sdb] Add. Sense: No additional sense information
[  554.445504] sd 11:0:0:0: [sdb] Sense Key : No Sense [current]
[  554.445517] sd 11:0:0:0: [sdb] Add. Sense: No additional sense information
[  554.454253] sd 11:0:0:0: [sdb] Sense Key : No Sense [current]
[  554.454265] sd 11:0:0:0: [sdb] Add. Sense: No additional sense information
[  554.813147] sd 11:0:0:0: [sdb] Sense Key : No Sense [current]
[  554.813161] sd 11:0:0:0: [sdb] Add. Sense: No additional sense information
[  554.825004]  unknown partition table
[  554.825693] sd 11:0:0:0: [sdb] Attached SCSI disk
[  554.825914] sd 11:0:0:0: Attached scsi generic sg3 type 0

e no fdisk /dev/sdb

O dispositivo não contém nem uma tabela de partições DOS válida nem um rótulo de disco Sun, OSF ou SGI
Building a new DOS disklabel with disk identifier 0x90f3af4c.
Changes will remain in memory only, until you decide to write them.
After that, of course, the previous content won't be recoverable.

O númeor de cilindros para este disco está configurado para 9730.
Não existe nada de errado, mas isto é maior que 1024,
e pode em certas configurações causar problemas com:
1) programas que executam em tempo de inicialização (versões velhas do LILO)
2) inicialização e programas de particionamento de outros OSs
  (p.ex., DOS FDISK, OS/2 FDISK)
Aviso: a opção inválida 0x0000 da tabela de partições 4 será corrigida por gravação (w)

Comando (m para ajuda):

ai no m me perdi, nao continuei por nao saber o que fazer com medo de perder os dados.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

linux-admin

Caros!

Problema resolvido...e sem nenhum comando  :)

O problema era o osmar, isso "osmar contato"  ::)

Como não obtive resposta por aqui, resolvi seguir o conselho de quem me deu a gaveta. Fiz uma limpeza na gaveta IDE e montou no Ubuntu sem maiores problemas...ah esses IDE, quanta dor de cabeça já causaram até nos melhores técnicos e por conta de nada. As vezes só tirando o flat do HD e/ou da placa-mãe e resolve ligar o micro do nada. :o Pois é, foi o que eu fiz com a gaveta. Como estou sem spray limpa-contato e pincel pra limpar, só despluguei o cabo da placa e do HD e montei novamente e resolvi testar. ;) Agora to aqui esperando copiar as minhas trankeiras pro micro.  8)

à todos obrigado.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

VB5

Então por favor acrescente um "[Resolvido]" ao título do tópico para ajudar em futuras buscas, certo?....  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB