Problema com rede ubuntu x windows (nao pinga)

Iniciado por andremviana, 12 de Junho de 2009, 19:28

tópico anterior - próximo tópico

andremviana

bem! eu  configurei o ubuntu como servidor e o windows como cliente ( na intenção de fazer uma rede e compartilhar a conexao )

eu comfigurei as placas de rede assim:
placa 1 Ubuntu (eth1)                                                     placa 2 Ubuntu(eth0)                                                        placa 3 Windows
placa que se conecta na internet (velox)                       placa da rede ubuntu x windows                                      placa de rede windows x linux
deixei o ip automatico                                                    ip:10.0.0.1                                                                         ip:10.0.0.2
                                                                                        mascara de rede: 255.255.255.0                                      mascara de rede: 255.255.255.0
                                                                                                                                                                                  gateway: 10.0.0.1
                                                                                                                                                                                  dns do velox

agora quando eu vou pelo windos e dou um ping 10.0.0.1, funciona perfeitamente, porem quando vou no linux e dou um ping 10.0.0.2 fica travado nisso "PING 10.0.0.2 (10.0.0.2) 56(84) bytes of data" e simplesmente não funciona. e dessa forma eu não consigo compartilhar minha conexao. alguém poderia me ajudar ou dar alguma sugestão? preciso muito consertar isso, pois o pc windows é da minha mãe e ela fica me enchendo o saco por nao ter conexao e eu sou obrigado a usar o windows que tenho em dual boot pois nele a rede funciona e consigo compartilhar a conexao (por isso também tenho certeza que as placas e os cabos estão bons). mas eu gosto do linux e quero até excluir o windows, mas preciso estar com a rede funcionando e compartilhando a conexao com o windows, obrigado!

VB5

andremviana,

Sugiro que pesquise um pouco mais por aqui mesmo, já que o assunto é bem batido. De todo modo, aí vai:

Não deu para entender bem sua rede, mas ela devia ser algo como:

Computador ligado ao modem ("servidor"):
- placa eth0 ligada ao modem, configurada para DHCP;
- Placa eth1:
    - IP: 10.0.0.1
    -  máscara de sub-rede: 255.255.255.0
    - Gateway: o IP da placa eth0
    - Servidores de DNS: os do seu provedor de acesso.

Computador Windows:
- placa eth0:
    - IP: 10.0.0.2
    - máscara de sub-rede: 255.255.255.0
    - gateway: 10.0.0.1
    - Servidores de DNS: os do seu provedor de acesso.

Entretanto, a maneira mais fácil ( e hoje já bem mais acessível) de fazer isso é colocar um router ligado ao modem e ligar ambas as máquinas nele. Se o modem for ADSL roteado, nem isso é preciso... no máximo um HUB ou SWITCH para dividir o sinal.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

andremviana

obrigado amigo! eu já procurei no forum  mas nao conseguir resolver o problema . é que eu sempre usei o ubuntu assim e nunca tive problemas, ai instalei a versao 9.4 e funcionou numa boa, até que de repente parou de funcionar, como nao consigui resolver achei que poderia ter sido alguma coisa que instalei e resolvi instalar o ubuntu todo novamente.a unica coisa que eu fiz foi instalar o script ubumtu perfeito, mas quando tentei conf a rede nao deu certo. me tire uma duvida... se eu der o comando no linux ifconfig eth0(que é a minha placa para a rede) 10.0.0.1 netmask 255.255.255.0  e configurar o windows com o ip 10.0.0.2 mascara de sub-rede 255.255.255.0 e gateway padrao 10.0.0.1. só com isso não era pra eles enxergarem um ao outro?  pq quando eu vou no windows e dou ping 10.0.0.1 funciona... ai quando eu chego no linux e dou ping 10.0.0.2 nao funciona?   eu desconfio que é ai que está o problema

Gunfree

Ficou meio embaralhada esta mensagem... Não sei se sou eu com sono ou realmente err... confuso.

Enfim, pelo que entendi você não pinga a máquina Windows, mas o Windows pinga o Linux. Isso caracteriza que a rede está funcionando.

Já viu se tem algum firewall filtrando ICMP? Eu sei que tem alguns suítes de anti-vírus que vem com alguns embutidos (Norton, Avast e etc) e o Windows XP tem um nativo também (provavelmente as versões mais novas, Vista e 7, também).

Checa isso, meu primeiro palpite é este.

[]'s
Linux Registered User: #491793

andremviana

não entendo muito bem de ICMP, mas eu deixei o firewall do windows e do linux desabilitados e continuou na mesma. consigo dar o ping do windows, mas nao consigo fazer o mesmo no linux

VB5

Como o colega Gunfree notou, sua rede está funcionando; deve haver algo na configuração do Ubuntu. Poderia postar a saída do comando 'ifconfig'?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB