Compartilhar internet

Iniciado por Phd, 01 de Junho de 2009, 13:47

tópico anterior - próximo tópico

Phd

Olá, estou iniciando com o Ubuntu 9.04 a conhecer o software livre, e pretendo migrar para este sistema.
Gostaria e agradeço desde já ajuda para compartilhar internet entre dois computarores.

PC1:
Duas placas de rede, uma ligada no modem e a outra ligada com fio no outro PC que usa o Windows.

No Ubuntu 9.04 como devo fazer para ter o compartilhamento de internet?

Obrigado.

VB5

Phd, seja bem-vindo! Quanto à sua dúvida, está há muito resolvida: basta fazer uma pequena pesquisa aqui no fórum mesmo e encontrará muitos tópicos a respeito, inclusive específicos para a configuração que deseja.  Se ainda tiver alguma dúvida, por favor torne a postar!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Phd

Pois é, antes de postar li muitos tópicos sobre, tentei segui-los mas eu não tenho nenhum conhecimento, nem mesmo sei onde escrever os códigos...

Mais fácil para mim seria contratar um técnico, mas meu objetivo é de aprender.

VB5

Citação de: Phd online 02 de Junho de 2009, 11:23
Pois é, antes de postar li muitos tópicos sobre, tentei segui-los mas eu não tenho nenhum conhecimento, nem mesmo sei onde escrever os códigos...

Mais fácil para mim seria contratar um técnico, mas meu objetivo é de aprender.

Parabéns por querer aprender, e então vamos lá: qual(is) o(s) problema(s) que encontra ( um de cada vez, certo?...  :D) ?

A propósito, os comandos são digitados no Terminal ( ou Consola) que você acessa no menu Acessórios.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Phd

Obrigado.

Primeiro abro a caixa VPN e configuro a ADSL. Tudo perfeito.
Fica Assim abrindo a caixa VPN:

Redes com fio Asus 1 (placa de rede ligada no modem e no provedor de internet)

-Conexão DSL (marcada)
-Auto eth0 (desmarcada)

Redes com fio Fast Ethernet 10/100 (ligada conectada no PC com windows Vista) (desmarcada)
-Auto eth1 (desmarcada)
-Conexão DSL1 (desmarcada)

Abro o terminal e tento colocar os comandos que vi aqui no forum, que são estes:
modprobe iptables
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

Phd

Este que vale:

Obrigado.

Primeiro abro a caixa VPN e configuro a ADSL. Tudo perfeito.
Fica Assim abrindo a caixa VPN:

Redes com fio Asus 1 (placa de rede ligada no modem e no provedor de internet)

-Conexão DSL (marcada)
-Auto eth0 (desmarcada)

Redes com fio Fast Ethernet 10/100 (ligada conectada no PC com windows Vista) (desmarcada)
-Auto eth1 (desmarcada)
-Conexão DSL1 (desmarcada)

Abro o terminal e tento colocar os comandos que vi aqui no forum, que são estes:
sudo modprobe iptables
sudo modprobe iptable_nat
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
sudo echo 1 > /prc/sys/net/ipv4/ip_forward
sudo iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT

Ao digitar a primeira linha aparece esta mensagem:

root@ubuntu:~# sudo modprobe iptables
FATAL: Module iptables not found.
root@ubuntu:~#

=
Agradeço a atenção

VB5

Infelizmente acho que não vou poder ajudá-lo muito, pois minha conexão é a cabo, totalmente diferente... aqui, basta que eu defina a "conexão com fios" como DHCP ( isto é, obter IP automaticamente") e está tudo feito.

Acredito que o melhor seria entrar em contato com seu provedor de acesso e obter informações específicas, pois não vejo porque seja necessário uma VPN (Virtual Private Connection) apenas para acessar a Internet. Espere um pouco para ver se alguém mais tem alguma informação apropriada.  Boa sorte!...

VB5

Phd

Olá, eu que escrevi VPN, mas nada a ver, clico no ícone na barra de cima e abre uma caixa onde tem "conexões VPN, e ali que configuro a ADSL.  E na opção Com Fio deixo a eth0 e a eth1 DCHP Automático. A conexão com a internet é tranquila, o problema é compartilhar com o outro PC.

Phd

A eth0 está com a placa conectada ao modem e a internet, Perfeito.
A eth1 que está conectada a placa de rede que se conecta ao outro PC, esta dá a mensagem de Desconectada.
As conexões, cabo e etc estão corretos.

Phd

Descofio que ou não estão nem aí para ajudar ou não sabem mesmo nada. Pelo número de vistas neste tópico se vê que este problema de compartihar rede Ubuntu-Windows é muito comum e sem solução.

Diogo.Nery

Aew companheiro, seu problema é parecido com o que eu tive, para vc conectar a internet no seu ubuntu, Seu modem tem que estar como Modo Bridi e configurado a internet(caso não saiba configurar internet ADSL, use o comando sudo pppoeconf no console e siga as informações), ai você ja deve estar conseguindo acessar da sua maquina ubuntu que esta conectado no modem.

Manual de como configurar acesso a internet : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html

Para você compartilhar a conexão vc precisa criar um arquivo no /etc/init.d/  com o nome conexao.sh. Dentro dele você copia :

iniciar(){
modprobe iptable_nat
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
iptables -A FORWARD -p tcp --tcp-flags SYN,RST SYN -m tcpmss --mss \
1400:1536 -j TCPMSS --clamp-mss-to-pmtu
echo "Conexão Nat Ativada"
}

parar(){
iptables -F -t nat
echo "Conexão Nat Desativada"
}

case "$1" in
"start") iniciar ;;
"stop") parar ;;
"restart") parar; iniciar ;;
*) echo "Use os parâmetros start ou stop"
esac

Depois de criado você vai no console e escreve : sudo /etc/init.d/conexao.sh start

caso queria que ele inicie sempre que você conectar a maquina você pode digitar no console : sudo update-rc.d -f conexao.sh defaults

ai sempre que você iniciar a sua maquina servidor , ela vai estar compartilhando a internet para todos na rede.

espero ter podido ajudar :P

Phd

Após ter feito todos os passos, digitei no terminal o comando:
sudo /etc/init.d/conexao.sh start

Apareceu esta mensagem:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo /etc/init.d/conexao.sh start
/etc/init.d/conexao.sh: 18: cannot create /proc/sys/net/ipv4ip_forward: Directory nonexistent
Conexao Nat Ativada

E no pc com o vista não tem internet.

VB5

Citação de: Phd online 05 de Junho de 2009, 08:31
Descofio que ou não estão nem aí para ajudar ou não sabem mesmo nada. Pelo número de vistas neste tópico se vê que este problema de compartihar rede Ubuntu-Windows é muito comum e sem solução.

Não creio que seja o caso, nem que essa seja a melhor forma de conseguir ajuda aqui...   ::) como já disse, há inúmeros posts a respeito, tanto aqui como no Google, e bastaria seguir qualquer um deles. Mesmo assim vou tentar mais uma vez...

- A placa de rede que recebe o sinal do modem ( eth0) deve estar em DHCP;
- A placa de rede que distribui o sinal para a rede interna ( eth1) deve ser configurada assim:
           - IP: 192.168.0.1
           - Subnet Mask: 255.255.255.0
           - Gateway: o IP da eth0
           - DNS: os IPs dos servidores de DNS de seu provedor
- As demais  máquinas  da rede devem ter IPs da forma '192.168.0.xxx" e seus 'gateways' devem ser 192.168.0.1.

Outra maneira bem mais fáil é instalar um router após o modem e colocar tudo em DHCP - pronto...  ;D É o que tenho aqui em casa.

VB5

Phd

Peço desculpas pela forma arrogante, ofensiva e inamistosa que me dirigi a comunidade, me faltou srenidade e reconhecimento da atenção prestada aqui as pessoas.

ADSL é Brasiltelecom (OI), meu provedor é Uol.

Endereço IP da placa conectada ao modem (eth0) sempre muda.

raidicar

Phd, não conheço brasiltelecom, mas parece pelas informaçãos que passou que ele utiliza pppoe, ou seja, você é obrigado a criar uma conexão ppp para efetuar a conexão, não é uma conexão direta, ou seja, conexão do tipo que basta plugar o cabo no computador que o mesmo navega automaticamente.
no terminal, ao digitar o comando ifconfig você tem uma conexão ppp, correto?

Bom, você não informou os dados da sua placa de rede eth1 e nem os dados do micro com o XP, mas tudo bem, vou lhe dar um link para um post onde mostrei como compartilhar uma conexão speed, que também utiliza pppoe, ou seja, exatamente igual a sua conexão.
Não se esqueça que no micro com o windows xp, as dns tem de ser as dns da Brasiltelecom, para saber quais são, basta dar o comando cat /etc/resolv.conf no terminal do linux quando o mesmo estiver conectado a internet.
veja o link abaixo.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=35576.0
Para nelhor ajuda-lo, informe:
Informe o IP, Mascara, DNS da placa de rede eth1.
Informe o IP, GATEWAY, Mascara e DNS do micro com windows.
resultado do comando ifconfig, Não é necessário informar o IP da ppp0 e/ou eth0.
Com esses dados, podemos verificar se a configuração que escolheu está ou não correta e, a partir dai, será efetuado o compartilhamento.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.