Redimensionamento de tamanho de fontes, menu, ícones, etc...

Iniciado por FVM, 31 de Julho de 2009, 15:36

tópico anterior - próximo tópico

FVM

Olá pessoal,

Para ser bem direto, qual a melhor maneira para redimensionar tamanho de fontes, menu, ícones, etc, de modo que fiquem com a proporção ao menos similar ao do Windows XP com a mesma resolução de vídeo?

Comecei a configurar pelo menu "aparência" mas sempre algo fica desproporcional, principalmente fontes de sites no Firefox.

Tentei também o Gnome-color-chooser, consegui bons resultados principalmente para configurar o tamanho dos menus do Gnome e ícones, mas o problema com as fontes em sites ainda persiste. Em alguns sites fontes muito pequenas, em outros muito grandes, e ainda , outros com fontes pequenas ou "normais" misturados com títulos com tamanho de fonte muito grande.

achteutis

Oláa FVM

então, a aparência das fontes, pelo menos no firefox (é o que você usa?), tem como dar certa formatada em Editar > preferências > aba conteúdo > fontes e cores. Tem mais a ver com o firefox e menos com gnome, no caso de sites.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

FVM

Então, já havia configurado no Firefox também, mas mesmo assim em muitos sites as fontes ficam desproporcionais...
O estranho é que utilizo a mesma versão do Firefox no Windows XP e não tenho esse problema com tamanho de fontes...

Ioca100

Se teu monitor for LCD, vá em sistema>preferências >aparência > fontes , marque suavização de subpixel(lcd), no Ffox pode dar um Crtl + para aumentar.
Usuário Linux- 449417

Lunik

No gnome, eu uso Sans 8 pra tudo (menos pro terminal, que é Monospace 9) com a opção de subpixel pra lcd e hiting no maximo e fica perfeito.
No firefox eu nunca percebi nenhuma diferença não. Tenho só aquele pacote MSfonts.

FVM

Pois é... mexi e mexi em um monte de configurações aqui, mas o resultado continua o mesmo. Uma coisa que notei foi que em outro Notebook que uso o Ubuntu (DELL Vostro 1500 - 15.4 polegadas widescreen) não tenho este problema de "proporção" como tenho neste do trampo (Toshiba Satellite A10-S167 - 14 polegadas). E no Dell apenas ajustei o tamnho das fontes em "Aparência".

Para ilustrar melhor o que acontece: acabei de acessar meu email do Yahoo. Na caixa de entrada onde são listados os e-mails o tamanho da fonte e dos menus do yahoo estão pequenos. Ao abrir um e-mail, o tamanho da fonte do conteúdo da mensagem está pelo menos 2x maior que do restante.

vinicius_aleao

Acho bom você verificar se o pacote de fontes true type da MS está instalado. Se estiver, confira as configurações padrão de fontes do IE e configure tal qual no Firefox. O que acontece é que muitos sites se baseiam na configuração de fontes do IE, o que acaba desconfigurando esses sites no Firefox.

mussuline

as fontes são menores e mais bonitas .. eh um tema preto muito bem acabado as Icones também são muito bonitas .. eu recomendo... vc pode também usar o emerald no lugar do metacity e escolher a moldura que quiser no www.gnomelook.org ... para instalar o tema faz assim...

sudo apt-get install ubuntustudio-desktop

e depois ... NÃO se esqueça de remover o usplash

sudo apt-get remove usplash-theme-ubuntustudio

depois eh selecionar o tema a opçoes de temas (se nao me engando ele ja ativa de cara se ativer eh só reiniciar a sessão pra aplicar corretamente... quando a parte de remover o usplash eh a imagem que aparece no boot .. do ubuntu studio eh a unica coisa feia eu nao gostei se vc qusier ver eh só reiniciar se nao gostar use o segundo comando pra tirar... valeu...
Marcello Carpinelli PC: Athlon 64 x2 2.2GHz 4GB RAM Placa de Video Geforce 7950 HD 250 . Windows 7 Seven 64 e UBUNTU MAVERICK MEERKAT  x86-64

FVM

Já havia instalado as fontes true type do Windows. Já tentei deixas as configurações iguais ao IE mas continua tudo na mesma.

Estou começando a desconfiar que seja algo relacionado à resolução de tela mesmo, mas não sei como resolver... :'(

Como havia dito anteriormente, em outro notebook, com as mesmíssimas configurações (só tamanho de fonte configurado no menu aperência) as fontes estão dispostas de forma mais proporcional... Estranho...

Mussoline

Valeu pela dica, mas no meu caso prefiro tentar acertar essas configurações sem ter que apelar muito para temas diferentes. Particularmente gosto de visual mais limpo, normalmente os temas padrões mesmo. O que tá irritando é entrar em alguns sites onde as fontes estão pelo menos o dobro que o normal, sem contar a desproporção em um mesmo site.