Instalar linux sobre o winxp (Resolvido)

Iniciado por Carlos Ivan, 04 de Junho de 2009, 10:00

tópico anterior - próximo tópico

Carlos Ivan

Pessoal,

Tenho o WinXp junto com o Ubuntu 8.10, com dual boot.

Preciso instalar outra distrô, talvez o Mandriva (kde), na partição onde se encontra o WinXp e manter o Ubuntu.

Minha dúvida é se ao formatar a partição onde se encontra o WinXp e instalar nova distrô, o Grub será refeito ou precisarei reparar o Grub manualmente.

Grato.

No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

jomafras

Algumas Distros falham em incluir o Ubuntu no GRUB quando instalado na MBR.
Vc corre o risco de não conseguir inicializar o Ubuntu, tendo que modificar o menu.lst mas, isso nem sempre funciona.
É mais fácil vc instalar o Mandriva com o GRUB na raiz da partição (a que vc escolher para instalar) e depois modificar o menu.lst do Ubuntu incluindo o Mandriva.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Carlos Ivan

Pintinho,

Entendi superficialmente sem entender como realizar.

Instalando o mandriva na partição do Winxp, ele vai criar o Grub. Se não estiver incluído o Ubuntu como vou acessá-lo para modificar o menu.lst.

Agradeço se for mais explicado pois sou iniciante e não tenho familiarização com determinadas situações.

Grato.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

rsmb

Oi, eu tenho o Vista, o Kubuntu e o Mandriva (instalados nessa ordem) no mesmo laptop.
Como o Mandriva foi o último a ser instalado, ele é o padrão do boot, mas os outros sistemas estão lá fazendo parte de um "trial boot".
Não interferiu em nada no Kubuntu, o qual pode ser iniciado sem problemas. Você obviamente não precisará criar outra partição swap, pois ele vai utilizar a mesma que havia sido criada na instalação do seu Ubuntu.
Sorte.

Carlos Ivan

Estou começando a entender. Quando eu formatar a partição do winxp e instalar o mandriva não preciso de swap, somente da / (raiz)? Crio o / (raiz), instalo e o swap criado pelo Ubuntu servirá para o Mandriva. Isso?

Grato.

rsmb

Exatamente. Você só precisa criar a partição raiz /.
Você pode usar toda a partição onde está o Windows ou optar por dividí-la, usando uma parte como raiz '/' e outra como '/home', para proteger arquivos pessoais dos usuários no caso de uma futura reinstalação.
Abraço