Espaço livre e espaço disponível em disco

Iniciado por diego_maciel, 16 de Maio de 2009, 00:37

tópico anterior - próximo tópico

diego_maciel

Pessoal, tirem minha dúvida!

Meu disco é de 80 gb. Quando abro o monitor de sistema, na guia sistema de arquivos, aparece: ... total, livre, disponível e usada.
O problema é: tenho 5 gb livre mas apenas 2,2 gb disponível. Onde foram parar o outros 2,8 gb?

Adriano R.N.

Diego, boa noite!
Como você particionou seu HD?
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

spasio

Bom Diego eu  posso estar falando besteira mas eu acho que essa diferença de 2,8GB é o seu sistema de swap que você deixou na hora em que particionou o seu HD, pois eu verifiquei aqui no meu Monitor de sistema e percebi que também há uma diferença entre livre (5,8 GB) e disponível (5,4 GB) que dá uma diferença de 400 MB que corresponde ao que eu deixei como swap da hora da partição. Eu acho que é isso...

diego_maciel

no monitor de sistema:

total   livre    disponivel
/ =         18.3   2.5      1.6
/home =  54.1   5.0       2.2

Pelo gparted vejo o seguinte:

tamanho   ñ utilizado
swap   956.97
/          18.63       2.49
/home   54.96       4.98

diego_maciel

E aí gente... nada de respostas?
Kd os feras em Ubuntu? Me ajudem!

Adriano R.N.

Diego, boa noite!
Desculpe-me ter demorado tanto, são as correrias do dia-a-dia.
Não sei como resolver e essa diferença que aparece, porém, lembro de ter lido, em algum totorial/dica, que esse problema ainda não tinha solução, no entanto, o espaço disponível é exatamente o que você deixou no particionamento.
Ao que parece você pode armazenar dados sem problema.
Boa sorte!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

diego_maciel

é... só queria entender pq tem um tanto disponível e só posso usar um pouco desse tanto...
agora mesmo tenho na minha home 3.1 livre e disponível apenas 400 megas.

Adriano R.N.

Você já tentou baixar algo maior do que o espaço "disponível"?
Por exemplo: se a máquina informa que tem 400Mb de espaço, tenta baixar 1GB para saber se os dados serão alocados.
Acredito que com isso você verá se é só uma falha nos gráficos/dados ou se realmente você está sem espaço em disco.
Boa sorte!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!