gedit nao abre por linha de codigo

Iniciado por dedo, 13 de Dezembro de 2005, 02:28

tópico anterior - próximo tópico

dedo

ola pessoas...

tenho um grande problema, toda vez que escrevo 'sudo gedit /algum arquivo' o gedit nao abre, nao acontece nada...

ele soh abre se eu for no arquivo e abri-lo, mas assim nao dah pra editar o arquivo...

o que pode estar ocorrendo?

grato

feliperg

tbm tive esse problema e ainda nao consegui solucionar
tenho usado o nano dentro do terminal pra poder editar os arquivos texto

LedStyle

Vcs estão logados como seus usuários? Se vc estiver como root e usar o sudo não vai funcionar mesmo.
Eu acho que a resposta deve estar no arquivo ~/.bash_profile

O meu ta assim>

# ~/.bash_profile: executed by bash(1) for login shells.
# see /usr/share/doc/bash/examples/startup-files for examples.
# the files are located in the bash-doc package.

# the default umask is set in /etc/login.defs
#umask 022

# include .bashrc if it exists
if [ -f ~/.bashrc ]; then
   . ~/.bashrc
fi

# set PATH so it includes user's private bin if it exists
if [ -d ~/bin ] ; then
   PATH=~/bin:"${PATH}"
fi

feliperg

Meu arquivo ta igual ao seu LedStyle.
Mas eu fui tentar novamente abrir o gedit pelo terminal e so de palhaçada ele abriu.
Imagino que o problema não se solucionou sozinho e tbm nao faço idéia do pq dele ter ocorrido.

dedo

eu tentei abrir o gedit como usuario root (#) e apareceu esse erro:

(gedit:8887): GnomeUI-WARNING **: While connecting to session manager:
Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified are supported and host-based authentication failed.

Magneto

Dedo, esta mensagem sempre aparece para mim,mesmo assim, consigo abrir o que quero sem problemas.

LedStyle

Mas ai que ta pessoal. Se vcs estiverem como root não vai abrir MESMO.

Acontece que é um lance das variáveis de ambiente. QUando vcs viram root, esta sessão nova não vai ler as variáveis do X (o ambiente gráfico) do usuário e por isso ele não acha uma sessão gráfica pra poder abrir.

Algumas distribuições (como o Conectiva 10) conseguiram resolver este probleminha colocando alguns macetes no profile do root, assim ele importa as variáveis do usuário, mas eu não sei como fazer. Se derem uma pesquisada talvez achem.

[]s

murtog

A sintaxe também está errada:

'sudo gedit /algum arquivo'

o correto seria:

'sudo gedit algum_arquivo' ou 'sudo gedit /nomepasta/nomearquivo'

Na primeira sintaxe, a errada, você está tentando abrir o arquivo na pasta raíz '/' do Linux, onde, obviamente não há esse arquivo.
Espero que ajude. Abraços! =]

Nick

Citação de: "LedStyle"Mas ai que ta pessoal. Se vcs estiverem como root não vai abrir MESMO.

Acontece que é um lance das variáveis de ambiente. QUando vcs viram root, esta sessão nova não vai ler as variáveis do X (o ambiente gráfico) do usuário e por isso ele não acha uma sessão gráfica pra poder abrir.

Algumas distribuições (como o Conectiva 10) conseguiram resolver este probleminha colocando alguns macetes no profile do root, assim ele importa as variáveis do usuário, mas eu não sei como fazer. Se derem uma pesquisada talvez achem.

[]s

Negativo chefe...

Aki ele sempre abriu como root (su)
Nao tem nada a ver esse barato de variaveis de ambiente, e o que tem a ver o bash_profile com esse problema ai? Tu postou ali em cima e nao explicou o que tem a ver uma coisa coma  outra.
Por favor...