vlc, totem e mplayer pararam de funcionar [resolvido]

Iniciado por Marcus VBP, 07 de Abril de 2006, 21:39

tópico anterior - próximo tópico

Marcus VBP

meus programas de video pararam de funcionar misteriosamente, sem motivo aparente. tanto o mplayer qto o vlc dão o mesmo erro:

Citarerror while loading shared libraries: libogg.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory

o totem simplesmente trava, mas provavelmente eh a falta dessa biblioteca. como devo fazer?

edit: pelo jeito alguns jogos também estão dando erro, tentei abrir o lbreakout2 e deu o mesmo erro no terminal.

tentei reinstalar a libogg pelo synaptic e obtive o seguinte erro:

Pré-configurando pacotes ...
(Lendo banco de dados ... 100259 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir libogg0 1.1.2-1 (usando .../libogg0_1.1.2-1_i386.deb) ...
Descompactando substituto libogg0 ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/libogg0_1.1.2-1_i386.deb (--unpack):
não foi possível efetuar stat de `./usr/lib/libogg.so.0.5.2' (que eu estava prestes a instalar): Permissão negada
Erros foram encontrados durante processamento de:
/var/cache/apt/archives/libogg0_1.1.2-1_i386.deb

Marcus VBP

caras, descompactei o arquivo .deb e resolvi mover a biblioteca que está faltando no sistema para a pastas /usr/lib/

olha o que apareceu:

marcusvbp@home:~/Desktop$ sudo mv libogg.so.0 /usr/lib/
mv: impossível fazer stat em `/usr/lib/libogg.so.0': Permissão negada
marcusvbp@home:~/Desktop$ sudo mv libogg.so.0.5.2 /usr/lib/
mv: impossível fazer stat em `/usr/lib/libogg.so.0.5.2': Permissão negada
marcusvbp@home:~/Desktop$

agora me digam, como isso é possivel?? COMO??? eu estou dando o comando com sudo!!!

='(

Marcus VBP

resolvido. o problema era q o disco estava danificado. bootei pelo kurumin e resolvi com fsck