XSane+Scanner 2400

Iniciado por desv.paulo, 04 de Novembro de 2008, 09:31

tópico anterior - próximo tópico

Scanner 2400

Scanner 2400
0 (0%)
XSane
2 (100%)

Total de membros que votaram: 2

desv.paulo

Bom dia galera, já estive olhando sobre o assunto e já comecei a fazer a instalação da Scanner 2400 no Ubuntu... Só que eu não entendi aonde deve descompactar os arquivos... Quando vou Iniciar o XSane ele diz que o dispositivo não foi encontrado... Alguem pode me ajudar?

desv.paulo

galera quero só saber onde tenho que descompactar estes arquivos... acho que isso vai facilitar meu trabalho

Josely

Caro amigo desv.paulo vamos resolver seu problema (se ainda não o fez):

1- Passo:

vá neste site http://www.elcot.in/linuxdrivers_download.php#Scan2400 e baixe o drive HP Scanjet 2400 e o deixe guardado em uma pasta facil;

2 - Passo:

vá no site http://alioth.debian.org/frs/download.php/2318/sane-backends-1.0.19.tar.gz e baixe a ultima versão do Sane que é o que você vai precisar para colocar seu scanner para funcionar, ok!?

3 - Passo:

Com o sane ja no ponto extraia o conteúdo com tar -zxvf sane-backends-1.0.19.tar.gz, agora entre na pasta e de la vamos fazer uma pequena alteração. Digite gedit backend/Makefile.in e altere a linha:

EXTRA = sane_strstatus.lo ../sanei/sanei_init_debug.lo ../sanei/sanei_config.lo ../sanei/sanei_usb.lo (essa linha vai estar + ou - no meio do arquivo ela começa justamente com EXTRA) salve e feche (não precisa estar como root para fazer a alteração do arquivo).

Feito isso, vamos a instalação do sane, digite:

$./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc
$make
como root: #make install

4 - Passo:

Apos a instalação do Sane é hora de usarmos os Drivers do scanner, faça o seguinte:
descompacte o arquivo, dentro de hp2400drv você encontra-rá mais 2 arquivos compactados, descompacte-os tambem, sera gerado mais duas pastas uma: hp2400 e outra usr.
acesse a pasta hp2400 e copie o conteudo dela para /usr > cp -R usr /
volte para hp2400drv e digite > cp -R usr /

Feito isso reinicie a maquina e teste o scanner, abra o Xsane e o scanner ja sera detectado normalmente.
Fiz o mesmo procedimento no Ubuntu 7.10 - 8.04 - 8.10 e Fedora Core 9 (todos funcionaram perfeitamente bem).

Parece muita coisa a se fazer, mais é relativamente simples, aqui esta um pouco maior porque esta detalhado.
Qualquer duvida poste o ocorrido.

tgklohn

Obrigado, Josely! Graças à sua ajuda e paciência conseguimos fazer o meu scanner hp2400 rodar também!!! =)

luar

rélpi!!

Estou com muita dificuldade para instalar esse scanner no ubuntu 8.10...

até a parte de mudar a linha EXTRA, parece que tá tudo bem,
mas depois o terminal nao reconhece esse comando:

$./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc

diz: Arquivo ou diretório inexistente

alguém sabe uma saída?

=)

richardsonaugusto

Desculpe a ignorancia mas no passo 4 embaralhei todo daria para explicar mais detalhado obs para todo este procedimento terei que estar com o xsane ja instalado