CD/DVD não desmonta automaticamente no Ubuntu 9.10

Iniciado por lightboy, 05 de Dezembro de 2009, 12:00

tópico anterior - próximo tópico

lightboy

No Karmic Koala, estou tendo o seguinte problema com mídias de CD e DVD:

1- coloco um DVD, ele monta e abre o nautilus automaticamente
2- ejeto pelo botão do drive, mas o nautilus continua indicando como se o DVD estivesse montado
3- coloco um segundo DVD, ele mostra o nome da mídia no nautilus, mas fica inacessível
4- preciso desmontar pelo nautilus o primeiro DVD (que já foi removido) e só aí dá para acessar o novo DVD

Alguém sabe uma solução? Eu consigo me virar como escrevi acima, contudo outras pessoas usam o computador e não sabem lidar com o problema. Agradeço a quem puder dar uma dica.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Darcamo

Pode ser que eu esteja dando um chute no escuro, mas certa vez testei o programa powertop para ver que programas gastam mais energia no meu notebook e o powertop sugeriu (dentre outras coisas) desabilitar o polling do cdrom. Fiz isso e só depois de um tempo (usou pouco o CD/DVD) percebi que mesmo após tirar um DVD do drive o nautilus ainda dizia que ele estava montado e era difícil colocar um outro DVD diferente depois e fazer funcionar. Se você desabilitou o polling do seu drive então reabilitar pode resolver o seu problema. Se não mexeu nisso então esquece o que postei aqui.

lightboy

Damarco, obrigado pela dica mas na realidade eu nem sei como se desabilita o polling do cdrom. Agora há pouco instalei o sistema zerado, testei e o problema ocorreu do mesmo modo. Testei em dois micros diferentes no trabalho e mais o meu de casa. Usei o cd padrão do Ubuntu e também o Linux Mint, que é derivado do Ubuntu. Em todos estes casos o problema se mantém. Não entendo como outros usuários não reclamam disso.

Ninguém está tendo o mesmo problema?

Alguma outra idéia?
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Darcamo

É complicado, mas ejetar pelo botão nem sempre funciona bem.
O que faço é acrescentar o applet "Montagem de Volumes" no painel do gnome e sempre mando ejetar por ele ao invés apetar o botão do drive.