Formas de uso e autenticação em rede

Iniciado por JeffersonX, 09 de Dezembro de 2006, 07:51

tópico anterior - próximo tópico

JeffersonX

Bom pessoal, agora que estou formado da universidade, vou estudar mais redes Linux. Já comecei a pegar algumas coisas como servidores web, arquivos e tals. Mas uma coisa que estou meio confuso ainda é no seu uso em uma rede corporativa. Então vamos lá às duvidas!

1º - Como faço para autenticação em rede? Por exemplo, eu conheço o LDAP, mas vi algo sobre NIS. Qual é mais recomendável? Qual é mais simples de configurar e melhor de gerenciar? Com isso eu preciso criar usuários localmente também ou já posso ir só criando no servidor de domínio?

2º - Há algo com Group Police para rede Linux?

3º - No caso do LDAP e SAMBA para PDC, o procedimento é o mesmo para configurar os outros controladores de domínio?

4º - Alguém aí tem sites para referência de redes corporativas Linux?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

valdineysr

Tenho procurado informações como esta aqui o forum, até agora não achei nada realmente consistente. Essa parte de rede(cliente e srevidor) o pessoal do forum não gosta muito de esclarecer pelo jeito, acredito que isso aconteça pelo fato de que é necessário pagar um curso na área de redes com linux pra se obter esse tipo de informação de forma correta. O resto das informações na maioria é gambiarra de pessoas que tentaram fazer isso com esforço próprio, sem fazer nenhum curso.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas