Instalação CoGROO no BROffice / Ubuntu 8.10

Iniciado por InfoMan, 18 de Janeiro de 2009, 00:14

tópico anterior - próximo tópico

InfoMan

Boa Noite, Pessoal!

Estou usando Ubuntu 8.10 (Interface Gnome) e BROffice 3.0. Estou tentando instalar o COGROO 3.0.1 (verificador gramatical) mas não funciona de jeito nenhum, não consigo instalar. Dá um erro de RunTime e um monte de mensagens e a instalação simplesmente não funciona. Tentei tanto como OpenOffice como o BROffice (instalados via Synaptic).

Estou com o Java da SUN instalado e não funciona.

Tem jeito de instalar isso ou não? O que devo fazer?

Obrigado a todos que responderem.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

dom diniz

Usando o próprio broffice não resolve não??

Indo em "Ferramentas" > "Gerenciador de extenções"

qualquer coisa:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,44747.0.html

Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

InfoMan

Infelizmente pelo próprio BROffice não funciona de jeito nenhum. Mesmo seguindo os passos que me passou no link ainda não funciona.

Vou postar a imagem do erro para ver se podem me ajudar, obrigado pela atenção.

Agradeço qualquer ajuda. Obrigado.

almartz

Pessoal, me permitam deixar um relato aqui neste tópico excelente..

Realmente estou desistindo de tentar atualizar meu BrOffice 2.4 para a versão 3.0.1 disponivel no site do projeto..  Infelizmente este procedimento ainda está a anos-luz de distância da facilidade deste processo com o MSOffice da Microsoft. E é por isso que eles ainda levam vantagem com a grande massa de consumidores e ainda vamos ter que remar muito para concientizar as pessoas a migrarem para o Software Livre.

Sou um entusiasta do SO, adoro meu Ubuntu, mas tem coisas que devemos botar a mão na consciência e admitir. A interface de instalação ou atualização de programas para Windows é muito mais amigável e prática para os leigos do que o monte de "receitas de bolo" para usar terminal e toda aquela sopa de letrinhas malucas e confusas que existem nos inúmeors blogs que existem por aeh.

Se isto não evoluir, não vai ter jeito não. O Linux e qualquer outro programa, aberto ou não, que rode nele vão continuar "ad eternum" no ostracismo para o grande público e assim permitindo a Microsoft se espalhar cada vez mais, por mais porcaria que eles façam. O problema é que os caras fazem uma porcaria, tipo bugiganga da China comprada em camelô.. que funciona e é fácil de usar.! Quando quebra, e logo quebra, joga fora e compra outra.. e assim vai.. As pessoas comuns NÃO querem perder tempo com comandinhos "legais" em terminais. As pessoas comuns querem praticidade e simplicidade! Isso é o que "vende"! Tecnoligia boa é aquela que você não precisa ficar dando manivela para ela funcionar, só porque assim você vê como funciona. Isso é coisa para uma minoria de tecnocratas como nós que gostamos de fuçar em softwares.. A realidade não é assim!

O que adianta tanto esforço da comunidade de desenvolvedores para se preocuparem com toda a miríade de detalhes, as vezes até desnecessários em um primeiro momento, para chegar na hora do simples usuário atualizar ou baixar um instalador, ter que enfrentar todo um compêndio hermético de conhecimento que ele vai ter que dispender preciosas horas a fio para aprender e então aplicar e por fim fazer a coisa funcionar.. se funcionar.

Gente.. vamos ser mais objetivos e fazer as coisas serem mais simples.. pelo bem da humanidade! Se não a Microsoft vai continuar iludindo as pessoas com as únicas coisas que elas pensam que funciona.

Obrigado pela atenção
André Martínez - Ubuntu User: #25882

"Liberdade é pouco, o que desejo ainda não tem nome." Clarice Lispector

carapixo

InfoMan

Boa Noite para Todos!

Tive este problema no início do ano, em Janeiro para ser mais exato. Depois disso fiz outra tentativa com o RWindows, mas não deu certo, tentei outras distribuições Linux e finalmente há um mês atrás (17/02/2009) reinstalei o Ubuntu no meu computador decidido a abandonar de vez o RWindows. Hoje (17/03/2009) faz um mês exato que migrei para Linux e estou muito feliz, não pretendo voltar o outro sistema por nada.

Com relação as mensagens postadas recentemente concordo que as coisas tem que ser mais fáceis sim, mas já melhoraram bastante em relação ao que era 10 anos atrás quando tive meu primeiro contato com o Linux. Já referente a mensagem de erro que está tendo e que me levou a pedir ajuda neste tópico no início deste ano, recentemente descobri o que estava acontecendo. Na época, estava com o BROffice 3.0 (equivalente ao OpenOffice 3.0) e tentando instalar nele o COGROO 3.0.1. Posteriormente, descobri no site do BROffice e no site de extensões do OpenOffice que o BROffice/OpenOffice 3.0 são incompatíveis com o COGROO 3.0.1 Por isso que não conseguia instalar de jeito nenhum. Agora estou com o BROffice 3.0.1 instalado no meu Ubuntu 8.10 com o COGROO 3.0.3 instalado sem nenhum problema. O mínimo para usar o COGROO 3.0.1 é o OpenOffice/BROffice 3.0.1. Por isso que não conseguia. Consegui instalar sem problemas no Ubuntu 8.10 e também no Fedora 10 que testei por alguns dias. Fica dada a dica para aqueles que lerem meu tópico.

Finalmente, para atualizar o BROffice para o 3.0.1 a maneira mais fácil que encontrei foi fazer download da versão atualizada do site oficial do programa, em formato debian logicamente. Uma vez baixado, descompactar o pacote, entrar no terminal, acessar a pasta onde foi descompactado o programa e digitar o comando dpkg -i *, isto instalará todos os pacotes necessários, repetindo este mesmo procedimento para a pasta shell integration existente no pacote baixado. Logicamente, primeiro remova a versão 2.4.1 pelo Synaptic antes de instalar a versão nova. A atualização através do Synaptic com repositórios PPA também funciona, mas acho esta maneira mais fácil, pois pode-se usar o arquivo baixado em vários computadores.

Mas com toda a certeza, a praticidade do Linux precisa melhorar...

kowalski

Citação de: almartz online 17 de Março de 2009, 11:39
Pessoal, me permitam deixar um relato aqui neste tópico excelente..

Realmente estou desistindo de tentar atualizar meu BrOffice 2.4 para a versão 3.0.1 disponivel no site do projeto..  Infelizmente este procedimento ainda está a anos-luz de distância da facilidade deste processo com o MSOffice da Microsoft. E é por isso que eles ainda levam vantagem com a grande massa de consumidores e ainda vamos ter que remar muito para concientizar as pessoas a migrarem para o Software Livre.

Sou um entusiasta do SO, adoro meu Ubuntu, mas tem coisas que devemos botar a mão na consciência e admitir. A interface de instalação ou atualização de programas para Windows é muito mais amigável e prática para os leigos do que o monte de "receitas de bolo" para usar terminal e toda aquela sopa de letrinhas malucas e confusas que existem nos inúmeors blogs que existem por aeh.

Se isto não evoluir, não vai ter jeito não. O Linux e qualquer outro programa, aberto ou não, que rode nele vão continuar "ad eternum" no ostracismo para o grande público e assim permitindo a Microsoft se espalhar cada vez mais, por mais porcaria que eles façam. O problema é que os caras fazem uma porcaria, tipo bugiganga da China comprada em camelô.. que funciona e é fácil de usar.! Quando quebra, e logo quebra, joga fora e compra outra.. e assim vai.. As pessoas comuns NÃO querem perder tempo com comandinhos "legais" em terminais. As pessoas comuns querem praticidade e simplicidade! Isso é o que "vende"! Tecnoligia boa é aquela que você não precisa ficar dando manivela para ela funcionar, só porque assim você vê como funciona. Isso é coisa para uma minoria de tecnocratas como nós que gostamos de fuçar em softwares.. A realidade não é assim!

O que adianta tanto esforço da comunidade de desenvolvedores para se preocuparem com toda a miríade de detalhes, as vezes até desnecessários em um primeiro momento, para chegar na hora do simples usuário atualizar ou baixar um instalador, ter que enfrentar todo um compêndio hermético de conhecimento que ele vai ter que dispender preciosas horas a fio para aprender e então aplicar e por fim fazer a coisa funcionar.. se funcionar.

Gente.. vamos ser mais objetivos e fazer as coisas serem mais simples.. pelo bem da humanidade! Se não a Microsoft vai continuar iludindo as pessoas com as únicas coisas que elas pensam que funciona.

Obrigado pela atenção

Ao atualizar ou instalar qualquer software, sugiro que utilize o gerenciador de pacotes (ex: Synaptic) em vez de tentar "meter a mão na massa". É muito mais simples, o gerenciador de pacotes se encarrega de colocar tudo no lugar certo, mas é importante observar que o gerenciador de pacotes não é adivinho e trabalha baseado em uma relação de repositórios. Tal relação deve ser mantida íntegra e só com repositórios sabidamente confiáveis; portanto recomendo que leia "um pouquinho" a respeito.
Por exemplo: A citada atualização do BrOffice pode ser feita inserindo uma simples linha na lista de repositórios. Não pretendo aqui dar tal explicação pois existem tópicos a respeito neste Fórum e na Internet. Faça uma pesquisa por "atualizar BrOffice 2.4 3.0.1" que tópicos aparecerão.
Espero ter ajudado!  8)
Dica: Quando a resposta não te serve, verifique se fez a pergunta certa.
O curioso é o seguinte:

• Quando o "ruindows" dá problema, e como dá problema, o usuário se culpa, mas na maioria dos casos o problema é do sistema.
  • Quando alguém não consegue algo no Linux, sai reclamando antes mesmo de verificar se fez a coisa certa.

macaco_louco

A instalação é fácil-fácil igual a comer mamão com açúcar  , instale alguns arquivos ( copie e cole no terminal ):
------------------------------------------------------
sudo apt-get install sun-java6-jre openoffice.org-java-common
------------------------------------------------------
Não se esqueçam que o requisito mínimo para instala-lo é (BR)open-office 3.0.1 .
No comando acima do terminal irá instalar :
sun-java6-jre                 (caso não tenha esse tente sun-java5-jre)
openoffice.org-java-common