Microfone não funciona no Vaio VGN-FW520F

Iniciado por EltonMozart, 12 de Abril de 2010, 16:34

tópico anterior - próximo tópico

EltonMozart

Olá, Pessoal...

Tenho um sony vaio VGN-FW520F. Estou rodando Ubuntu 9.10 e estou com problemas com o microfone. Não consigo gravar som nenhum com o gravador de som nem com outros programas de audio, nem skype. Tudo mais está funcionando beleza.
Sou músico amador e preciso muito arrumar esse problema. Desde já agradeço...

alarcon

clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de som no canto superior direito, próximo ao relógio, e na janela que abrir vá em  de Preferencias som, na janela que abrir clique na Aba(ou guia) Entrada, veja lá se em volume de entrada o botão Mudo está marcado, se estiver desmarque e teste o som do microfone, fale e veja sem em nível de entrada é mostrado alguma atividade quando você fala por aí. Se não funcionar, ainda neste local vá logo mais abaixo onde tem Conector e troque de Microphone 1 para Microphone 2 e teste o som novamente. Outro local para testar o microfone seria no menu Aplicativos > Multimídia > Gravador de som, isso sem o mic está no mudo ou com volume muito baixo no local onde falei ok.

Caso ainda não funcione, veja mais isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,64961.msg364282.html#msg364282

EltonMozart

Fiz um update para a versão 10.04 do ubuntu e o microfone agora funciona.
Mesmo assim, muito obrigado pela dica.

Obs.: Muito boa essa Versão 10.04. Boot bem mais rápido. Estou tendo alguns problemas com o Virtualbox mas isso é outra história.

delki8

Pessoal, possuo um Sony Vaio modelo VGN-NW270F e estou tendo problemas com meu microfone. Estava usando a versão 10.04 e agora que atualizei para 10.10 meu microfone nao funciona mais, nas configurações de som na aba "Entrada" não aparece nenhum dispositivo, como se eu não tivesse microfone.

Já aproveitando a deixa gostaria de pedir um auxilio também para minha webcam(que nunca funcionou no meu Ubuntu), o modelo é Built-in MOTION EYE. Encontrei alguns tópicos falando sobre o driver da câmera para o linux, mas estou com uma certa dificuldade entender o que devo fazer. Alguém poderia me ajudar? Sou novo no linux.

jpzm56

digite este comando no terminal: lsusb
depois cole o resultado aqui.
Descreva qual a dificuldade que você esta encontrando, com mais detalhes.

delki8

jpzm56 Muito obrigado por responder e tentar ajudar:
o resultado do comando é o seguinte:
Bus 008 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 007 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 006 Device 002: ID 15d9:0a4c Trust International B.V.
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 002: ID 04f2:b14e Chicony Electronics Co., Ltd
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
(em minhas pesquisas vi esse comando sendo usado várias vezes, gostaria de saber do que se tratam essas informações)

Minha dificuldade é bem simples, meu computador se comporta como se não tivesse microfone, tentei usar em vários programas diferentes e nenhum deles gravou. Tentei também encontrar qualquer dispositivo nas configurações de entrada de Som do computador mas a lista está vazia e os controles de volume de entrada de sim estão desabilitados. Sobre a webcam eu não sei muito bem descrever o problema, acho que é falta de um driver específico para ela, tentando gravar vídeos no site facebook eu não consigo(foi o único que testei). Fui claro? Tem alguma outra informação que eu possa passar?

jpzm56

Ok.
Esse comando lista todos os dispositivos usb que você tem no seu computador.
Pelo visto ele não esta listando sua webcam, lista um modem usb e um recetptor de TV se nâo estou enganado.
Você tem imagem da camera em algum programa?
Instale o cheese que ele permite ver se você tem imagem da webcam.
digite no terminal:
sudo apt-get install cheese
depois de instalado digite no terminal: cheese
e veja se tem imagem.

Para o som do microfone vai um tutorial que instalei no meu sony vaio VPCCW e funcionou para o skype.
http://ubuntu-ky.ubuntuforums.org/showthread.php?p=9125289
está em ingles, mas fica fácil de seguir.

delki8

No tutorial que voce menciona é solicitado que baixe o pacote linux-backports-modules-karmic, só que esse pacote não está disponível no gerenciador de pacotes e eu não encontrei nenhum repositório que pudesse ser adicionado para encontrar esse pacote. A webcam funcionou joia com o cheese, so que ainda nao consegui testar com outros softwares, em todo caso muito obrigado.

jpzm56

delki8
Os outros modulos foram instalados?
Realmente este não tem.
Mas, veja que esta dica esta direcionada para o 9.10 (karmic) e você esta com 10.10 (maverick) instalado, na hora de procurar no synaptic procure por:linux-backports-modules-alsa-maverick-generic, esse tem nos repositórios.

O arquivo linux-backports-modules-maverick, não consta para o 10.10.

Um abraço

delki8

Excelente, resolvido aqui valeu jpzm56. Forum 10, quando eu tiver sacando quero ajudar a galera novata também.

jpzm56

Valeu pelo seu esforço.
Agora, edite o seu post e coloque "resolvido", para ficar a dica para outros usuários.
Um forte abraço