[Resolvido] Como montar HD sempre com o mesmo nome?

Iniciado por spasio, 16 de Maio de 2009, 01:01

tópico anterior - próximo tópico

spasio

Bom pessoal, eu sou usuário do Ubuntu há algum tempo (desde a versão 7.10) e sempre que tive alguma dúvida ou problema para resolver eu encontrei respostas aqui no fórum ou mesmo em outros fóruns do assunto. Pois bem, atualmente eu estou usando o Ubuntu 8.10 e estava com um problema: o de que ele não montava as minhas partições NTFS automaticamente com o boot, mas resolvi isto com um tópico aqui do fórum:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35884.0.html

Agora, depois de um tempo eu perceci que nem sempre as partições são montadas com o mesmo nome. Por exemplo, eu tenho uma partição onde está instalado o windows e outra onde eu guardo meus arquivos, que podem ser montadas como "disk" e "disk-1" respectivamente, outras vezes são montadas com "disk-1" e "disk", respectivamente. Com isso às vezes tenho problemas para encontrar arquivos, por exemplo, quando estou baixando um arquivo torrent e escolho salvar na partição de arquivos que foi montada como "disk-1", ai se eu reiniciar o computador a partição de arquivos pode ser montada como "disk" e dessa forma o torrent não consegue encontrar o caminho onde estava sendo salvo o download porque as partições estão com os nomes trocados.

Por isso eu gostaria de saber se existe uma maneira para que as partições sejam montadas sempre com o mesmo nome, por exemplo, a partição onde está o windows sempre como "disk", e a partição de arquivos sempre como "disk-1".

Bom, desde já agradeço a atenção.

jomafras

1- Tente primeiro pelo ntfs-config :
sudo apt-get install ntfs-config
Inicie o Ubuntu sem montar nenhuma partição e abra o ntfs-config :
sudo ntfs-config
Aparecerão suas partições : marque as NTFS, dê um nome, ative o suporte e pronto.

2- Vc pode renomear pelo Windows primeiro (aparecerão com o nome que vc deu).

3- Use as dicas desse tópico : Renomeando partições ext2/ext3/ReiserFS/Fat32/NTFS.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

spasio

Citação de: pintinho online 16 de Maio de 2009, 07:29
1- Tente primeiro pelo ntfs-config :
sudo apt-get install ntfs-config
Inicie o Ubuntu sem montar nenhuma partição e abra o ntfs-config :
sudo ntfs-config
Aparecerão suas partições : marque as NTFS, dê um nome, ative o suporte e pronto.

Valeu pintinho!

Segui sua dica e deu tudo certo, agora as partições sempre montam com o mesmo nome.