Ajuda com falha no particionamento!

Iniciado por thiagorabelo, 09 de Maio de 2009, 13:58

tópico anterior - próximo tópico

thiagorabelo

Bom dia pessoas,
Estou com um problema muito chato aqui...
Estou querendo instalar windows + linux num hd com 250gb.

Pensei em particionar da seguinte forma:
50gb - windows
25gb - linux
02gb - swap
160gb- dados

Atenção: Quero que a partição de dados possa ser acessada por ambos sistemas!
Já fiz a instalação do windows, mas na hora de instalar minha distr. do linux (debian) estou tendo o seguinte poroblema. O linux não está deixando eu formatar a part de 160 em fat32.

Ele da a seguinte mensagem:
The attempt to mount a file system with type vfat in scsi1 partition #6 (sda) at /data falied.
Pelo que eu pesquisei aqui, não sei se tem jeito de criar particoes fat32 com mais de 32gb. 
Algúém já teve esse problema? Alguém tem alguma sugestão?
Desde de ja agradeço pela paciência de todos.

niitsu

Olá Thiago, tudo jóia?
Cara, pelo que eu pesquisei aqui, realmente não é possível formatar partições acima de 32gb em fat32. Parece que através do Partition Magic isto é possível, porém não sei se teria algum problema de incompatibilidade por sair do padrão da formatação.
Agora a sugestão que eu tenho, é que você formate a partição de dados em NTFS. É a forma que eu utilizo em casa, e tanto o Windows XP quando o Ubuntu conseguem enxergar e escrever dados perfeitamente. Faça um teste!

Abraços!

Rsrocha

Sugestão ao amigo:

50GB Windows
25GB Linux (/)
02GB Linux (Swap)
80GB Linux (/home)
80GB Windows

Faça as partições Windows em NTFS, as partições Linux Ext3 (Com excessão da Swap é claro), naturalmente o Linux vai reconhecer e acessar todas as partições (Linux e Windows), e quanto ao Windows ele não vai acessar as suas partições Linux (É por mania de grandeza mesmo). Existe um programa que instalado no Windows  promete acessar as partições Linux mas até hoje eu não quis e não vou nem chegar perto (Ext2 IFS for Windows).

velox256

Esse limite não é de 32GB, tenho um hd formatado em FAT32 de 40GB e, se não me engano, o limite é de 80GB, mas ainda não testei esse limite. Basta formatar a partição de 160GB em ntfs, assim vc acha no Windows e no Ubuntu também, já que agora (com o ntfs-3g) ele acessa e escreve em partições do tipo.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

VB5

Citação de: velox256 online 10 de Maio de 2009, 09:13
Esse limite não é de 32GB, tenho um hd formatado em FAT32 de 40GB e, se não me engano, o limite é de 80GB, mas ainda não testei esse limite. Basta formatar a partição de 160GB em ntfs, assim vc acha no Windows e no Ubuntu também, já que agora (com o ntfs-3g) ele acessa e escreve em partições do tipo.

Só complementando... esse limite existia quando usado o 'FDISK' do W'98, presente nos disquetes de boot do mesmo. Posteriormente foi lançada outra versão do FDISK que particionava até 80GB, mas atualmente nada disso é mais usado. Tanto é que no trabalho tenho três máquinas com HD de 160 GB com o XP instalado em FAT32, e Ubuntu 8.10 em dual-boot...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

clcampos

Tópico trancado. Título irregular.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!