Via Chrome 9 - Problemas na atualização para 9.04

Iniciado por schefer, 29 de Abril de 2009, 15:08

tópico anterior - próximo tópico

schefer

Bom, venho de novo com a briga constante de UBUNTU vs VIA CHROME 9.

Depois de muita briga e varios tutoriais e topicos consegui configurar meu ubuntu(8.04 na epoca), ao atualizar pro 8.10 pum! problemas novamente, porem fui pesquisar e achei a solução aqui no forum. Após a troca do xorg tudo funcionou novamente.

Neste fim de semana dei uma lida e vi que a nova versão final estava disponivel do 9.04, fiquei com um certo receio de atualizar e ferrar minha maquina de novo. Mas ja que vi por ai que o driver open da Via estava otimo no 9.04 e que não aconteceria problemas la fui eu atualizar.

Ao terminar a atualização reiniciei o pc, e para minha surpresa... PUM! tela preta apos o carregamento.

Vasculhei todo forum para ver se achava algo parecido com o meu problema, mas não achei.

Conto com a ajuda de vocês.

Gostaria de evitar ter que formatar e instalar do zero novamente :/, ja que demorei varias semanas para deixar como esta hoje.

agradeço a ajuda de todos. :'(

niquelnausea

schefer

O chipset da placa é o VIA Chrome 9 HC IGP.

Meu pc é um SIM+ da Positivo.

niquelnausea

O meu é esse também, mas até hoje não encontrei solução  :(, onde você achou um tutorial pra resolver o problema no 8.04?

Outros modelos da VIA já vi até rodando o cubo, agora esse nunca vi sair do 2D.

glaucocf

Pessoal, por enquanto eu tive uma solução paliativa, se eu descobrir a solução correta eu aviso vocês.

Podem procurar no Google por qual 'xorg.conf' funcionará idela no Via Chrome 9 (eu mesmo já procurei vários), salve-o na pasta /etc/X11 (precisará estar como root) e depois reiniciar (pode ser o GDM ou o coputador, o que for mais fácil) pois ele iniciará como Low Graphics Mode, escolha a opção para iniciar uma nova configuração e clica no botão OK (que fica escondido à direita do botão cancelar) .

Alguns casos eu aguardei e outros precisei dar um "dedoff" (forçar o desligamento), se tentar entrar em modo console (CTRL + ALT + F1/F2/F.../F6) vocês não conseguirão ver nada.

Quem tem o Via Chrome 9 em um monitor de 1280 x 768 se dará bem, mas quem tem o monitor de 1024 x 600 verá que a resolução está maior do que a suportada pelo seu monitor e verá parte da tela faltando. Já é alguma coisa...

Aguardem novidades, também estou nessa busca constante.

Vocês podem copiar meu 'xorg.conf' se quiserem ir direto ao ponto também, na versão 9.04 funciona de boa.
Arquivo: /etc/X11/xorg.conf
Usuário requerido: root
-----------------------------------------------------------------------
# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

-----------------------------------------------------------------------
Depois é só reiniciar o computador ou o GDM (o que for mais fácil).

estev3s

eu ia mesmo criar um topico com o mesmo assunto
tenho um sim + via chrome 9 e quando atualizei da 8.04 pra 8.10 foi um parto reparar o xorg pra fazer o sistema funcionar
agora estou querendo rodar a versao 9.04 mas estou com receio devido aos conflitos entre a placa e o sistema
irei aguardar alguem que tenha sucesso com o sistema neste micro pra que me passe umas dicas..
nao posso ficar com o pc encostado pois trabalho com ele..

irei verificar o topico constantamente no aguardo pela solução.. abraços
Linux user #480130