Não consigo compilar nada em java com Anjuta

Iniciado por lfernandosg, 09 de Março de 2006, 12:08

tópico anterior - próximo tópico

lfernandosg

meu etc/profile tá assim:
#/etc/profile: system-wide .profile file for the Bourne shell (sh(1))
# and Bourne compatible shells (bash(1), ksh(1), ash(1), ...).

if [ "$PS1" ]; then
 if [ "$BASH" ]; then
   PS1='\u@\h:\w\$ '
   if [ -f /etc/bash.bashrc ]; then
   . /etc/bash.bashrc
   fi
 else
   if [ "`id -u`" -eq 0 ]; then
     PS1='# '
   else
     PS1='$ '
   fi
 fi
fi

umask 022
JAVA_HOME=/usr/local/jdk1.5.0_06
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
CLASSPATH=.:$JAVA_HOME/lib/tools.jar
MANPATH=$MANPATH:$JAVA_HOME/man
export JAVA_HOME PATH CLASSPATH MANPATH

e o comando foi executado sim.
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

denisbr

Você consegue compilar fora do diretorio onde está a classe e não consegue executar isso?
Olhou esse link: http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.104.2.guj

lfernandosg

não só compilo de dentro do diretório, e no anjuta ele compila dentro do diretório tipo:
javac arquivo.java   e executa fora
java /home/fernando/Programação/arquivo por isso dá erro e tem que ser assim:
/home/fernando/Programação/ java arquivo entende?

obs.: instalei o netbeans que vc usa e não sei usar, pois as opções new file, run(F6 ou shift+F6) não estão acessíveis, tenho que fazer alguma configuração?inicio um novo projeto?acho que não pois no anjuta,edit plus coloco o novo arquivo e já sai arquivo.java, como faço?

denisbr

Isso, você usa novo projeto.

Dá uma olhada no site www.guj.com.br tem um forum especifico de java lá, numa dessa podem lhe ajudar mais.

lfernandosg

Muito obrigado já consegui configurar o Anjuta, era só tirar o FULL do comando executar, agora quero remover o netbeans copmo faço pois instalei o .bin dele e criou-se o diretório /home/fernando/opt então dei o comando rm -f /home/fernando/opt, com usuário normal ele diz que nào exste mais mas como root ele ainda está lá e o netbeans ainda está fucionando, sei que tem um comando uninstall para removê-lo mas nài sei qual é, vc sabe?já tentei rm /opt/netbeans-5.0 mas diz que é um diretório então rmdir /opt/netbeans-5.0 diz que é inpossível remover, pois o diretório é nào vazio, como faço para removê-lo?

andregps

Estou com o mesmo problema do amigo: Não consigo compilar .java a partir do Anjuta. Segui todas as instruções, mas continua não dando certo.
Quando seto o path no .bashrc, consigo compilar apenas no terminal.
Já quando seto apenas no /etc/profile, nem no terminal compila. É como se esse arquivo não tivesse efeito nenhum, pois, para efeitos de teste, alterei esse arquivo  com outros comandos e nada aconteceu.
Outro detalhe é que quando digito 'java --version', ele mostra a versão 1.4.0, que é diferente da que setei no path. Isso está relacionado aos links, não? como alterar? não conheço esse comando.

Grato desde já,

André Gustavo

lfernandosg

O problema do  Anjuta é fácil de resover, vc tem que configurar os comandos a ser dado, então entre em definições->comandos->linguagem->java e na guia onde tem java "$(current.full.filename)" vc altera para java "$(current.file.name)" e pronto !

andregps

Obrigado  pela dica, mas meu problema não era exatamente esse. O problema era o anjuta 'reconhecer' o compilador instalado. Quando mandava compilar, ele não 'localizava' o javac.
Acabei desistindo de seguir as dicas de alterar o .bashrc, profile, ou qualquer outro arquivo semelhante. Simplesmente não funcionou.
Resolvi o problema seguindo outra dica do grupo, que é gerar o pacote deb a partir do bin baixado do site da sun. deu certo. após o anjura reconhecer o javac, sua dica foi realmente necessária. obrigado.
O procedimento que seguí foi o descrito abaixo, conforme dica de outro usuário do grupo:

1. Os arquivos do java são baixados agrupados no format .bin. Para instalar, é necessário criar o pacote deb. Caso já tenha o arquivo nesse formato, pule para o item 2.

1.1 Antes de gerar o pacote do java, é necessário instalar esses outros pacotes:
sudo apt-get install java-package java-common
sudo apt-get install build-essential
sudo apt-get install fakeroot

1.2. Agora, vamos gerar o pacote.
fakeroot make-jpkg jre-1_5_0_06-linux-i586.bin

2. Instalar o pacote deb
sudo dpkg -i sun-j2re1.5_1.5.0+update06_i386.deb

(aceite o termo de compromisso e espere concluir)

3. Sete a nova versão instalada como a principal
sudo update-alternatives --config java

Surgirá um menu e então selecione no teclado numérico a opção:
sun - j2re 1.5 (ou algo parecido)

é isso.

Caio Gomes

Eu também estou enfrentando problemas com o java, não consigo instalar o plugin do firefox, como devo fazer?
Desde já agradeço a atenção dispensada